A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento numérico e espacial; Simbologia; Fórmulas; Cálculos; Ferramenta simbólica;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento numérico e espacial; Simbologia; Fórmulas; Cálculos; Ferramenta simbólica;"— Transcrição da apresentação:

1 Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento numérico e espacial; Simbologia; Fórmulas; Cálculos; Ferramenta simbólica; Modelos matemáticos; Tradução do problema em estrutura matemática. Objetivos: Realizar cálculos fazendo uso de fórmulas e/ou algoritmos; Resolver problemas no campo geométrico tendo como suporte as medidas e as grandezas.

2 1) Faça o uso do processo de contagem e calcule a área aproximada da figura 1, utilizando o quadradinho como unidade de área. A área obtida corresponde aproximadamente a área de qual dos quadrados concêntricos (quadrado pequeno, médio ou grande) ? unidade de área Figura 1 Quadrados Concêntricos

3 1) Faça o uso do processo de contagem e calcule a área aproximada da figura 1, utilizando o quadradinho como unidade de área. A área obtida corresponde aproximadamente a área de qual dos quadrados concêntricos (quadrado pequeno, médio ou grande) ? unidade de área Quadrados Concêntricos Figura 1 18 u.a.

4 2) Calcule, utilizando fórmulas e/ou algoritmos a área da figura 1, sendo o quadradinho a unidade de área. unidade de área Figura 1

5 2) Calcule, utilizando fórmulas e/ou algoritmos a área da figura 1, sendo o quadradinho a unidade de área. unidade de área Figura 1 A quadrado = l. l A quadrado = 6. 6 = 36 u.a. A triângulo = ( b. h ) : 2 A triângulo = (6. 1,5) : 2 = 4,5 u.a. A figura = 36 – 4. 4,5 = A figura = 36 – 18 = 18 u.a.

6 3) Indique com as letras A, B, C e D os vértices do losango 1 e, a seguir, trace as suas diagonais. Meça as diagonais e registre esses valores. Calcule a área do losango. losango 1

7 3) Indique com as letras A, B, C e D os vértices do losango 1 e, a seguir, trace as suas diagonais. Meça as diagonais e registre esses valores. Calcule a área do losango. losango 1 A B C D A losango = (b. h) : 2 A losango = (2,83. 8,49) : 2 A losango = 12 u.a.

8 4) Trace na malha quadriculada o losango ABCD pelos pontos circulares e o retângulo EFGH pelos pontos quadrangulares, indicando os vértices desses dois polígonos. Logo a seguir, calcule a área das duas figuras. Como sugestão, utilize a fórmula geral da área do losango e do retângulo para realizar estes cálculos. ponto circular ponto quadrangular

9 A B D C E G F H A retângulo = b. h A retângulo = 2. 6 A retângulo = 24 u.a. A losango = (b. h) : 2 A losango = (2. 6 ) : 2 A losango = 12 u.a.

10 A) Descreva a relação geométrica e numérica entre estas duas áreas. Explicite qual é a relação existente entre as duas diagonais do losango e os dois lados distintos do retângulo, como também a razão entre essas áreas. A área do retângulo circunscrito ao losango é o dobro da área desse losango. As medidas das diagonais (menor e maior) do losango são iguais as medidas do lados (largura e comprimento) do retângulo que o circunscreve respectivamente. Razão = comprimento do retângulo/ largura do retângulo


Carregar ppt "Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento numérico e espacial; Simbologia; Fórmulas; Cálculos; Ferramenta simbólica;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google