A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento espacial; Expressão escrita matemática; Linguagem matemática e suas representações;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento espacial; Expressão escrita matemática; Linguagem matemática e suas representações;"— Transcrição da apresentação:

1 Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento espacial; Expressão escrita matemática; Linguagem matemática e suas representações; Simbologia; Cálculo. Objetivos: Compreender a relação entre a tridimensionalidade e a bidimensionalidade; Localizar objetos tridimensionais sobre o plano; Reconhecer a relação entre a geometria plana e os eixos cartesianos.

2 1)O desenho representa uma figura tridimensional que foi planificada linha de dobra Figura l

3 A) Sem realizar a montagem deste sólido, mas utilizando os seus conhecimentos de geometria, uma régua e um transferidor, responda: qual é o nome deste sólido geométrico? B) Utilizando como referencial a figura I, escreva os números que devem ser preenchidos nos quadrados que representam as faces do sólido, de modo que, após montado, a soma dos números das faces opostas do sólido seja sempre sete. C) A face 5 do sólido é adjacente a qual face? Para responder esta pergunta, utilize o preenchimento numérico da atividade B. D) Como é chamada a linha tracejada na figura II, parte integrante da planificação do cubo? E) Como é chamada a linha tracejada no sólido? Figura ll

4 A) Sem realizar a montagem deste sólido, mas utilizando os seus conhecimentos de geometria, uma régua e um transferidor, responda: qual é o nome deste sólido geométrico? B) Utilizando como referencial a figura I, escreva os números que devem ser preenchidos nos quadrados que representam as faces do sólido, de modo que, após montado, a soma dos números das faces opostas do sólido seja sempre sete. hexaedro ou cubo 4 2 1

5 C) A face 5 do sólido é adjacente a qual face? Para responder esta pergunta, utilize o preenchimento numérico da atividade B. D) Como é chamada a linha tracejada na figura II, parte integrante da planificação do cubo? E) Como é chamada a linha tracejada no sólido? figura ll face 4 lado aresta

6 2) As faces pintadas então unidas duas a duas pelos pontos A e B. Una esses dois pontos por meio de um segmento de reta e, a seguir, calcule, por meio de fórmulas, algoritmos e do sistema de medidas, o valor deste segmento de reta. A B Figura III

7 2) As faces pintadas então unidas duas a duas pelos pontos A e B. Una esses dois pontos por meio de um segmento de reta e, a seguir, calcule, por meio de fórmulas, algoritmos e do sistema de medidas, o valor deste segmento de reta. A B Figura III d 2 = a 2 + b 2 d 2 = d 2 = d = rq 8 d = 2 rq 2

8 3) Dado o triângulo CDE, calcule, por meio da semelhança de figuras, o valor algébrico do segmento FG. A figura IV é composta por seis quadrados congruentes e foi construída sobre os eixos cartesianos. r Figura IV A B C Ds E F G

9 3) Dado o triângulo CDE, calcule, por meio da semelhança de figuras, o valor algébrico do segmento FG. A figura IV é composta por seis quadrados congruentes e foi construída sobre os eixos cartesianos. r Figura IV A B C Ds E F G CE = CD FE FG L = L rq2 2/3L x

10 4) Com base na figura V, responda e/ou resolva as atividades A, B, C, e D. Figura V 1 r A B s 0 32 C D 1 2 3

11 A) Indique as coordenadas cartesianas dos pontos A, B, C e D. A (, ) B (, ) C (, ) D (, ) B) Localize o ponto simétrico do ponto A, em relação ao eixo r, e indique-o pelo ponto A 1. Quais são as coordenadas cartesianas destes dois pontos? C) Calcule o perímetro da figura poligonal ABCA 1. D) Indique, a partir, dos pontos A, B, C, D e A 1 todos os pares e trios de pontos colineares.

12 A) Indique as coordenadas cartesianas dos pontos A, B, C e D. A (, ) B (, ) C (, ) D (, ) B) Localize o ponto simétrico do ponto A, em relação ao eixo r, e indique-o pelo ponto A 1. Quais são as coordenadas cartesianas destes dois pontos? C) Calcule o perímetro da figura poligonal ABCA 1. D) Indique, a partir, dos pontos A, B, C, D e A 1 todos os pares e trios de pontos colineares

13 Figura V 1 r A B s 0 32 C D A1A1 B) Localize o ponto simétrico do ponto A, em relação ao eixo r, e indique-o pelo ponto A 1. Quais são as coordenadas cartesianas destes dois pontos? A 1 = (-1, 2)

14 C) Calcule o perímetro da figura poligonal ABCA 1. r A B s 0 32 C D A1A1 rq 2 2rq 2 2 rq 2 Perímetro = 2 + 4rq2

15 D) Indique, a partir, dos pontos A, B, C, D e A 1 todos os pares e trios de pontos colineares. A e B A e A1 A e D A e C B e A1 B e D B e C C e D C e A1 D e A1 A1, D e C

16 5) Construa a figura simétrica da figura VI, em relação ao eixo r. Utilize os instrumentos de desenho que considerar necessário. r 0 Figura VI s eixo de simetria

17 5) Construa a figura simétrica da figura VI, em relação ao eixo r. Utilize os instrumentos de desenho que considerar necessário. r 0 Figura VI s eixo de simetria


Carregar ppt "Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento espacial; Expressão escrita matemática; Linguagem matemática e suas representações;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google