A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE INFORMÁTICA. Localização Este projeto será desenvolvido no segundo semestre de 2005 na Escola em Regime de Convênio APAE-Castanhal Assoc. de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE INFORMÁTICA. Localização Este projeto será desenvolvido no segundo semestre de 2005 na Escola em Regime de Convênio APAE-Castanhal Assoc. de."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE INFORMÁTICA

2 Localização Este projeto será desenvolvido no segundo semestre de 2005 na Escola em Regime de Convênio APAE-Castanhal Assoc. de Pais e Amigos dos Excepcionais Alameda Capanema, nº 86 Bairro: Estrela – Castanhal-Pará Fone: Cep:

3 Tema: A informática educativa como instrumento mediador na relação... Educando, realidade,conhecimento... Tema: A informática educativa como instrumento mediador na relação... Educando, realidade,conhecimento...

4 Objetivos Facilitar e colaborar no processo ensino-aprendizagem dos educandos com necessidades educativas especiais através da tecnologia dos programas educativos adaptados e acessíveis a eles visando o seu desenvolvimento e a sua inclusão digital. Facilitar e colaborar no processo ensino-aprendizagem dos educandos com necessidades educativas especiais através da tecnologia dos programas educativos adaptados e acessíveis a eles visando o seu desenvolvimento e a sua inclusão digital.

5 Justificativa: As novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) vêm causando um impacto significativo no processo de ensino aprendizagem dos educandos com necessidades especiais, abrindo-lhes perspectivas de acesso ao conhecimento universal e possibilitando uma interessante maneira de produzir conhecimentos na rede digital de comunicação. E essa tendência se expandiu do espaço da sala de aula para muito além de suas paredes. Portanto com a finalidade de ampliar o conhecimento dos alunos no mundo informatizado, propomos para os mesmos se familiarizarem com esses novos recursos adaptados e que possam desenvolver sua criatividade no processo ensino- aprendizagem. As novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) vêm causando um impacto significativo no processo de ensino aprendizagem dos educandos com necessidades especiais, abrindo-lhes perspectivas de acesso ao conhecimento universal e possibilitando uma interessante maneira de produzir conhecimentos na rede digital de comunicação. E essa tendência se expandiu do espaço da sala de aula para muito além de suas paredes. Portanto com a finalidade de ampliar o conhecimento dos alunos no mundo informatizado, propomos para os mesmos se familiarizarem com esses novos recursos adaptados e que possam desenvolver sua criatividade no processo ensino- aprendizagem.

6 Metodologia Conversa informal com os alunos estimulando-os a falarem sobre os seus desejos e sonhos na informática; Criação dos seus endereços eletrônicos na Internet; Construção de texto e histórias em quadrinhos usando software Hagáquê e Turma da Mônica; Desenho e arte usando LOGO micromundos, paint e outros; Acesso a Internet – fazendo uso de recursos que a mesma oferece para seus usuários; Que haja interdisciplinaridade na exploração dos recursos e adaptações.

7 Recursos Infra-estrutura de informática O laboratório de informática da escola está equipado com: microcomputaores (completos) 2- 1 scanner 3- 1 impressora (jato de tinta) 4- 1 impressora (laser) web cam mesas cadeiras 8- 1 armário 9- Softwares educativos (variados) Necessidades futuras 1- Mouse adaptado 2- Colméia para teclado 3- pulseira de pesos 4-Estabilizador de punho e abdutor de polegar com ponteira para digitação 5- Software infantis

8 Ferramentas computacionais Precisamos de recursos que possam ser adaptados como: Precisamos de recursos que possam ser adaptados como: Adaptações Físicas, órteses e de hardware para alunos com necessidades especiais que são pulseiras de peso, que ajuda a reduzir a amplitude do movimento causado pela flutuação do tônus que se torna mais eficiente a digitação, estabilizador de punho que é principalmente para alunos com paralisia cerebral, mouse adaptados, teclados especiais (colméia e simulador de teclado), impressora Braille e outros, os mesmos serão utilizados nas atividades contidas no plano de ação que serão desenvolvidas na melhoria de sua auto- estima e conseqüentemente do seu aprendizado. Adaptações Físicas, órteses e de hardware para alunos com necessidades especiais que são pulseiras de peso, que ajuda a reduzir a amplitude do movimento causado pela flutuação do tônus que se torna mais eficiente a digitação, estabilizador de punho que é principalmente para alunos com paralisia cerebral, mouse adaptados, teclados especiais (colméia e simulador de teclado), impressora Braille e outros, os mesmos serão utilizados nas atividades contidas no plano de ação que serão desenvolvidas na melhoria de sua auto- estima e conseqüentemente do seu aprendizado.

9 Cronograma AtividadesJunhoAgostoSetembroOutubroNovembroDezembro Planejamento do projeto. * Reunião com equipe pedagógica e direção da escola. * Reunião com a família* Apresentação do projeto para os alunos. * Desenvolvendo atividades com softwares educativos Turma da Mônica, Hagáquê e outros. ** Desenvolvimento das atividades propostas contemplando as áreas de conhecimento. ** Conhecendo programas paint, Word e LOGO micropmundos etc. *** Criação de s, pesquisa na Internet e jogos educativos. * *

10 Resultados Esperados Esperamos ao longo deste projeto que os alunos com necessidades especiais desenvolvam maior autonomia com as novas tecnologias educacionais na informática educativa, melhorando a interação e o desenvolvimento de suas habilidades no mundo competitivo e globalizado em que vivemos. Esperamos ao longo deste projeto que os alunos com necessidades especiais desenvolvam maior autonomia com as novas tecnologias educacionais na informática educativa, melhorando a interação e o desenvolvimento de suas habilidades no mundo competitivo e globalizado em que vivemos.

11 Bibliografia Pesquisas Pesquisas Projeto Político Pedagógico da Escola em Regime de Convênio Apae- Castanhal. Páginas 04, 05, 07 e 21. Projeto Político Pedagógico da Escola em Regime de Convênio Apae- Castanhal. Páginas 04, 05, 07 e 21. Outros projetos realizados na escola. Outros projetos realizados na escola.


Carregar ppt "PROJETO DE INFORMÁTICA. Localização Este projeto será desenvolvido no segundo semestre de 2005 na Escola em Regime de Convênio APAE-Castanhal Assoc. de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google