A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)"— Transcrição da apresentação:

1 DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
HISTÓRIA (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO) DOCUMENTO ESTRUTURADO EM: DIMENSÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO CONTEÚDOS ESTRUTURANTES AVALIAÇÃO

2 FUNDAMENTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS
Objeto de estudo: os processos históricos relativos às ações e relações humanas praticadas no tempo. Método: baseia-se na explicação e interpretação dos fatos do passado, sendo a problematização constituída a partir de documentos históricos e da experiência do historiador com vistas à produção de uma narrativa histórica. Finalidade: interpretação dos sentidos do pensar histórico dos sujeitos por meio da compreensão da provisoriedade deste conhecimento (consciência histórica).

3 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
Relações de Trabalho Este conteúdo estruturante permite aprofundar a compreensão DE como o mundo do trabalho se constitui em diferentes períodos históricos, considerando os conflitos de classe e intra-classes.

4 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
Relações de Poder Este conteúdo estruturante permite ao aluno aprofundar a compreensão sobre como as relações de poder encontram-se em todos os espaços sociais e, também permite identificar, localizar as arenas decisórias e os mecanismos que a constituíram.

5 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
Relações Culturais Este conteúdo estruturante permite ao aluno reconhecer a si e aos outros como construtores de uma cultura comum, compreendendo a especificidade de cada sociedade e as relações entre elas. E, ainda, entender como se constituíram as experiências culturais dos sujeitos ao longo do tempo, detectando as permanências e mudanças nas diversas tradições e costumes sociais.

6 HISTÓRIA TEMÁTICA A problematização desses CONTEÚDOS ESTRUTURANTES deve se dar a partir de temas, com ênfase nas relações entre diferentes temporalidades.

7 O ensino de História não visa ao conhecimento de toda a História, em todos os tempos, pretensão abstrata e ilusória do ensino tradicional.

8 O estudo da História temática permite que se transite das partes para o todo e vice-versa, em constante vai e vem no tempo e no espaço, permitindo a compreensão da totalidade do social em sua contradições, mudanças e permanências.

9 CONTEÚDOS - ENSINO FUNDAMENTAL
ênfase na História do Brasil, tem como referenciais para 5ª série, o recorte/tema: OS DIFRENTES SUJEITOS SUAS CULTURAS SUAS HISTÓRIAS para 6ª série, o recorte/tema: A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO MUNDO RURAL E URBANO E A FORMAÇÃO DA PROPRIEDADE EM DIFERENTES TEMPOS E ESPAÇOS

10 CONTEÚDOS - ENSINO FUNDAMENTAL
ênfase na História do Brasil, tem como referenciais para 7ª série, o recorte/tema: O MUNDO DO TRABALHO E OS MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA para 8ª série, o recorte/tema: RELAÇÕES DE DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA: A FORMAÇÃO DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS

11 AVALIAÇÃO A AVALIAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA NESTA DIRETRIZ CONSIDERA TRÊS ASPECTOS IMPORTANTES: A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS HISTÓRICOS ; O APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES E; O APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS.

12 O PROFESSOR DEVE SE UTILIZAR DE DIFERENTES ATIVIDADES COMO: LEITURA, INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DE TEXTOS HISTORIOGRÁFICOS, MAPAS E DOCUMENTOS HISTÓRICOS; PRODUÇÃO DE NARRATIVAS HISTÓRICAS, PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, SISTEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS HISTÓRICOS, APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS, ENTRE OUTRAS. TENDO COMO REFERÊNCIA OS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA QUE EFETIVAMENTE FORAM TRATADOS EM SALA DE AULA E QUE SÃO ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA.

13 HISTÓRIA ENSINO FUNDAMENTAL: 5ª SÉRIE/ 6ºANO –
Os Diferentes Sujeitos Suas Culturas Suas Histórias CONTEÚDOS ESTRUTURANTES Relações de Trabalho Poder Relações culturais . CONTEÚDOS BÁSICOS A experiência humana no tempo. Os sujeitos e suas relações com o outro no tempo. As culturas locais e a cultura comum.

14 Ensinar História hoje significa
1. Ensinar uma História para alunos brasileiros 2. Considerar o que os alunos já sabem 3. Ensinar por meio de fontes 4. Ensinar a ler (objetos históricos) Textos Imagens Gráficos Músicas Filmes 5. Ensinar a escrever (textos históricos) 6. Diversificar o planejamento 7. Utilizar o livro didático como uma das fontes de consulta

15 Criador do modelo “lição e perguntas”, próprio aos objetivos educacionais do século XIX: Joaquim Manuel de Macedo. Lições de História do Brasil. Rio de Janeiro: Garnier, 1861.

16 Lição

17 Perguntas

18


Carregar ppt "DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google