A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DIRETRIZES CURRICULARES HISTÓRIA (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO) DOCUMENTO ESTRUTURADO EM: DIMENSÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DIRETRIZES CURRICULARES HISTÓRIA (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO) DOCUMENTO ESTRUTURADO EM: DIMENSÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DIRETRIZES CURRICULARES HISTÓRIA (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO) DOCUMENTO ESTRUTURADO EM: DIMENSÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

2 FUNDAMENTOS TEÓRICOS- METODOLÓGICOS Objeto de estudo: Objeto de estudo: os processos históricos relativos às ações e relações humanas praticadas no tempo. Método: Método: baseia-se na explicação e interpretação dos fatos do passado, sendo a problematização constituída a partir de documentos históricos e da experiência do historiador com vistas à produção de uma narrativa histórica. Finalidade: Finalidade: interpretação dos sentidos do pensar histórico dos sujeitos por meio da compreensão da provisoriedade deste conhecimento (consciência histórica).

3 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES Relações de Trabalho Este conteúdo estruturante permite aprofundar a compreensão DE como o mundo do trabalho se constitui em diferentes períodos históricos, considerando os conflitos de classe e intra- classes.

4 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES Relações de Poder Este conteúdo estruturante permite ao aluno aprofundar a compreensão sobre como as relações de poder encontram-se em todos os espaços sociais e, também permite identificar, localizar as arenas decisórias e os mecanismos que a constituíram.

5 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES Relações Culturais Este conteúdo estruturante permite ao aluno reconhecer a si e aos outros como construtores de uma cultura comum, compreendendo a especificidade de cada sociedade e as relações entre elas. E, ainda, entender como se constituíram as experiências culturais dos sujeitos ao longo do tempo, detectando as permanências e mudanças nas diversas tradições e costumes sociais.

6 HISTÓRIA TEMÁTICA A problematização desses CONTEÚDOS ESTRUTURANTES deve se dar a partir de temas, com ênfase nas relações entre diferentes temporalidades.

7 O ensino de História não visa ao conhecimento de toda a História, em todos os tempos, pretensão abstrata e ilusória do ensino tradicional.

8 O estudo da História temática permite que se transite das partes para o todo e vice-versa, em constante vai e vem no tempo e no espaço, permitindo a compreensão da totalidade do social em sua contradições, mudanças e permanências.

9 CONTEÚDOS - CONTEÚDOS - ENSINO FUNDAMENTAL ênfase na História do Brasil, tem como referenciais para 5ª série, o recorte/tema: OS DIFRENTES SUJEITOS SUAS CULTURAS SUAS HISTÓRIAS para 6ª série, o recorte/tema: A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO MUNDO RURAL E URBANO E A FORMAÇÃO DA PROPRIEDADE EM DIFERENTES TEMPOS E ESPAÇOS

10 CONTEÚDOS - CONTEÚDOS - ENSINO FUNDAMENTAL ênfase na História do Brasil, tem como referenciais para 7ª série, o recorte/tema: O MUNDO DO TRABALHO E OS MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA para 8ª série, o recorte/tema: RELAÇÕES DE DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA: A FORMAÇÃO DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS

11 A AVALIAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA NESTA DIRETRIZ CONSIDERA TRÊS ASPECTOS IMPORTANTES: A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS HISTÓRICOS ; O APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES E; O APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS. AVALIAÇÃO

12 O PROFESSOR DEVE SE UTILIZAR DE DIFERENTES ATIVIDADES COMO: LEITURA, INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DE TEXTOS HISTORIOGRÁFICOS, MAPAS E DOCUMENTOS HISTÓRICOS; PRODUÇÃO DE NARRATIVAS HISTÓRICAS, PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, SISTEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS HISTÓRICOS, APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS, ENTRE OUTRAS. TENDO COMO REFERÊNCIA OS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA QUE EFETIVAMENTE FORAM TRATADOS EM SALA DE AULA E QUE SÃO ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA.

13 HISTÓRIA ENSINO FUNDAMENTAL: 5ª SÉRIE/ 6ºANO – Os Diferentes Sujeitos Suas Culturas Suas Histórias CONTEÚDOS ESTRUTURANTES Relações de Trabalho Relações de Poder Relações culturais. CONTEÚDOS BÁSICOS A experiência humana no tempo. Os sujeitos e suas relações com o outro no tempo. As culturas locais e a cultura comum.

14 Ensinar História hoje significa 1. Ensinar uma História para alunos brasileiros 2. Considerar o que os alunos já sabem 3. Ensinar por meio de fontes 4. Ensinar a ler (objetos históricos) Textos Imagens Gráficos Músicas Filmes 5. Ensinar a escrever (textos históricos) 6. Diversificar o planejamento 7. Utilizar o livro didático como uma das fontes de consulta

15 Criador do modelo lição e perguntas, próprio aos objetivos educacionais do século XIX: Joaquim Manuel de Macedo. Lições de História do Brasil. Rio de Janeiro: Garnier, 1861.

16 Lição

17 Perguntas

18


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DIRETRIZES CURRICULARES HISTÓRIA (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO) DOCUMENTO ESTRUTURADO EM: DIMENSÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google