A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DOT EDUCAÇÃO INFANTIL FEVEREIRO/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DOT EDUCAÇÃO INFANTIL FEVEREIRO/2011."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DOT EDUCAÇÃO INFANTIL FEVEREIRO/2011

2

3 QUADRO REORGANIZAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

4 Reorganização EMEI 7h às 13h13h às 19h 7h às 11h11h às 13h13h às 15h15h às 19h Professor 1Professor 2Professor 3 Ação Acolhimento lanche ou merenda Atividade Orientada Atividade Livre Atividade Livre almoço Atividade Orientada Despedida Acolhimento almoço ou lanche Atividade Orientada Atividade Livre Atividade Livre Atividade Orientada lanche ou jantar Despedida 4 h2h 4h 6h Professor 2 = 200 horas atividades/ ano (Projeto, sequência, atividade permanente)

5 O REDE EM REDE 2011 FORMAÇÕES CONTINUADAS

6 Objetivos gerais da formação 1. consolidar o processo de intervenção curricular por meio da articulação institucional de todas as frentes de formação; 2. fortalecer a apropriação de práticas de formação continuada pelas diferentes instâncias: coordenador pedagógico, diretor e supervisor; 3. reunir material para divulgar boas experiências de trabalho pedagógico construídas na rede a partir da formação continuada desenvolvida;

7 4. consolidar os conceitos de gestão pedagógica considerando o impacto dela na construção cultural das crianças, de formação continuada enquanto processo de apropriação e construção de formas de pensar, sentir, agir em situações de ensino e de atribuir significados a seus componentes, de direitos da criança e outros princípios que regem o trabalho na educação infantil.

8 Principais conquistas de 2010 divulgação e implementação das expectativas de aprendizagem na rede; mudança de cultura na formação, reafirmando a prioridade da prática pedagógica (tematização de prática como estratégia de formação); foco no planejamento didático do professor assegurando as especificidades das linguagens;

9 expansão das linguagens em toda a cidade (6 linguagens), enriquecendo o currículo das crianças; consciência da articulação do diretor e coordenador na gestão das unidades (foco nas questões da unidade educativa) nos 3 âmbitos; produção de materiais de referência a partir da voz da própria rede tratando de experiências concretas (Cadernos da rede);

10 Principal desafio em 2011 Consolidar o processo de intervenção curricular iniciado em 2006 Fortalecer as metodologias de gestão pedagógica nas diferentes instâncias: gestão didática da sala de aula (prof.); gestão da formação com foco na didática das linguagens (CP); gestão dos tempos e espaços educativos, assumindo os desafios das jornadas de 6h e 10h (gestores); supervisão pedagógica (supervisor)

11 FORMAÇÃO DE PROFESSORES Foco: formação didática dos professores para o trabalho com as diferentes linguagens Desenvolvimento de orientação didática para o planejamento didático de diferentes atividades nas diferentes linguagens. Criação de referências práticas para apoiar o planejamento dos professores da rede. Curso: 22 horas [5 encontros de 4 horas presencias + 2 horas de TP] – certificado depende de produção prática – Registro Sequencia Didática desenvolvida Campos 2011: TABELA A SEGUIR Publicação 2011: em continuidade (fascículos 2010) – Teatro e Desenho + Linguagem Corporal e Música. Novas produções 2011: Conhecimento Matemático e Ciências Público Alvo: quatro professores por U.E./ano dispensa de ponto/convocação, desde que haja substituição articulação entre os professores EMEI 1 professor(a) – 1º turno 2 professores (as) – 2º turno 1 professor(a) – 3º turno CEI 2 professores – manhã 2 professores – tarde

12 PROJEÇÃO da Formação de Professores – CEI e EMEI DRETurma A Semestre 1 Turma B Semestre 1 Turma C Semestre 2 Turma D Semestre 2 BT – 15h [30 P] 15 – 19h [30 P] Teatro 07 – 11h [30 P] 11 – 15h [30 P] LVerbal 08 – 12h [34 P] 13 – 17h [34 P] LVerbal CL 11 – 15h [24 P] 15 – 19h [24 P] Brincar 11 – 15h [24 P] 15 – 19h [24 P] Brincar 07 – 11h [24 P] 11 – 15h [24 P] Desenho 07 – 11h [24 P] 11 – 15h [24 P] Desenho – 12h [25 P] 13 – 17h [24 P] LVerbal 08 – 12h [24 P] 13 – 17h [25 P] LVerbal 08 – 12h [25 P] 13 – 17h [24 P] Música 08 – 12h [24 P] 13 – 17h [25 P] Música CS – 15h [30 P] 15 – 19h [30 P] Música 08 – 12h [28 P] 13 – 17h [28 P] Música 07 – 11h [30 P] 11 – 15h [30 P] Conhecimento Matemático 08 – 12h [28 P] 13 – 17h [28 P] Conhecimento Matemático FO – 15h [30 P] 15 – 19h [30 P] LVerbal 08 – 12h [32 P] 13 – 17h [32 P] LVerbal 07 – 11h [30 P] 11 – 15h [30 P] Desenho G – 15h [30 P] 15 – 19h [30 P] Desenho 08 – 12h [28 P] 13 – 17h [28 P] Desenho 07 – 11h [30 P] 11 – 15h [30 P] Brincar 08 – 12h [28 P] 13 – 17h [28 P] Brincar IP – 15h [24 P] 15 – 19h [24 P] LCorporal 11 – 15h [24 P] 15 – 19h [24 P] LCorporal 07 – 11h [24 P] 11 – 15h [24 P] Teatro 07 – 11h [24 P] 11 – 15h [24 P] Teatro 08 – 12h [38 P] 13 – 17h [38 P] Conhecimento Matemático IQ – 15h [24 P] 15 – 19h [24 P] Natureza 11 – 15h [24 P] 15 – 19h [24 P] Natureza 07 – 11h [24 P] 11 – 15h [24 P] LVerbal 07 – 11h [24 P] 11 – 15h [24 P] LVerbal 08 – 12h [24 P] 13 – 17h [24 P] Conhecimento Matemático 08 – 12h [24 P] 13 – 17h [24 P] Natureza

13 PROJEÇÃO da Formação de Professores – CEI e EMEI JT – 15h [30 P] 15 – 19h [30 P] LCorporal 08 – 12h [24 P] 13 – 17h [24 P] LCorporal 07 – 11h [30 P] 11 – 15h [30 P] Brincar 08 – 12h [24 P] 13 – 17h [24 P] Brincar PE – 15h [24 P] 15 – 19h [24 P] Música 07 – 11h [24 P] 11 – 15h [24 P] Música 11 – 15h [24 P] 15 – 19h [24 P] LCorporal 07 – 11h [24 P] 11 – 15h [24 P] LCorporal 08 – 12h [33 P] 13 – 17h [33 P] Teatro 08 – 12h [33 P] 13 – 17h [33 P] Desenho PJ – 15h [24 P] 15 – 19h [24 P] Desenho 11 – 15h [24 P] 15 – 19h [24 P] Desenho 07 – 11h [24 P] 11 – 15h [24 P] Música 07 – 11h [24 P] 11 – 15h [24 P] Música 08 – 12h [27 P] 13 – 17h [27 P] LCorporal 08 – 12h [36 P] 13 – 17h [36 P] LCorporal SA – 15h [30 P] 15 – 19h [30 P] Teatro 07 – 11h [30 P] 11 – 15h [30 P] Teatro h [27 P] 13 – 17h [27 P] Natureza SM MP – 15h [24 P] 15 – 19h [24 P] Brincar 08 – 12h [40 P] 13 – 17h [40 P] Brincar 07 – 11h [24 P] 11 – 15h [24 P] Teatro 08 – 12h [40 P] 13 – 17h [40 P] Teatro 28 grupos FORMADORES CREDENCIADOS 14

14 FORMAÇÃO DE PROFESSORES Parceria com a DRE: Formadores da própria DRE – encontros com a DOT confirmação dos Campos (São Mateus – CM e LC) e turmas (previsão dos encontros com os professores) Acompanhamento da DRE: Nos encontros de formação; Em SME/DOT-EI (5 encontros de 4 horas ao longo do ano). Locais de formação necessidade de dois espaços para formação em cada horário, no mesmo dia, terça-feira, pois os grupos de CEI e EMEI serão concomitantes em: 4 turmas: Campo Limpo 2 turmas: Itaquera, Penha e Pirituba 1 turma: Ipiranga Observação: As demais DRE, em cada TURMA (coluna), necessitam de um único espaço para atender os dois grupos.

15 FORMAÇÃO LOCAL Público alvo: Coordenadores Pedagógicos CEI e EMEI: número de grupos de acordo com as inscrições (adesão) Foco: Apoio ao trabalho dos professores com diferentes linguagens Fortalecimento do coordenador pedagógico para o acompanhamento do trabalho dos professores. Apoio ao desenvolvimento das atividades didáticas desenvolvidas pelos professores nas unidades, gerando melhores práticas, registros e socialização com os colegas. Conteúdos: Instrumentos metodológicos de supervisão pedagógica em sala de aula - elaboração de pautas de observação em conjunto com o professor; observação de práticas, análise e devolutiva para o professor. Estudo de casos práticos trazidos pelos formadores.

16 FORMAÇÃO CENTRAL Público Alvo: Gestores de CEI e EMEI: meta - 1 grupo de cada modalidade por DRE (adesão). Observação: Na EMEI, na ausência do(a) Diretor(a), poderá se inscrever o(a) Assistente de Diretor. Foco: A gestão dos ambientes de aprendizagem e desenvolvimento nas unidades Fortalecimento do s gestores na implementação de mudanças nas rotinas das unidades, considerando as diferentes jornadas infantis (4, 6, 8 e 10 horas), gerando melhores práticas e registros que sirvam de apoio a outros gestores da rede. Encontros enfocando a tematização de práticas que possibilitem a divulgação de boas soluções encontradas para a organização das nas jornadas de 6h e 10h horas, considerando, entre outras prioridades, o trabalho com as linguagens Continuidade: trabalho a partir dos três âmbitos – articulação dos diferentes atores, com a família e entre os gestores; uso dos materiais produzidos para aprofundamento das discussões – fascículos 2010; Coordenadores DRE (Supervisão) com assessoria de DOT EI: Avanços: fortalecimento das equipes gestoras; produção de relato profissional; credibilidade na formação. Envolver profissionais que apresentam um conhecimento maior da rede e cuja atribuição profissional pode colaborar com a implementação de ações políticas neste momento de reorganização da Educação Infantil.

17 Meta de 50% - 100% [Grupos: 40 gestores] DRETotal Grupos GRUPOS CEI Porcentagem Gestores/UE atendidos CEI GRUPOS EMEI Porcentagem Gestores/UE atendidos EMEI BT %0166,66% CL 20140%0141,66% CS20175%0166,66% FÓ201100%0158,82% GUA20175%0162,50% IP201100%0140% IQ20175%0146,51% JT20175%0151,28% PE20160,60%0140,81% PJ20175%0141,66% SA201100%0183,33% SM20162,5%0142,55% MP20150%0151,28% Total -2613

18 FORMAÇÃO LOCAL E CENTRAL Encontro de organização: DOT EI com Coordenadores Locais (Grupos 1 e 2) e Coordenadores Centrais: Dia 16 de fevereiro, quarta-feira. Das 9 as 16 horas LOCAL: sala 302 CENTRAL: sala 301


Carregar ppt "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DOT EDUCAÇÃO INFANTIL FEVEREIRO/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google