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Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento CIÊNCIA E TECNOLOGIA RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ.

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1 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento CIÊNCIA E TECNOLOGIA RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ

2 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O QUE É CIÊNCIA? “ CONJUNTO DAS AQUISIÇÕES INTELECTUAIS DE UM LADO E DAS MATEMÁTICAS, DE OUTRO, DAS DISCIPLINAS DE INVESTIGAÇÃO DE DADO NATURAL E EMPÍRICO, FAZENDO OU NÃO USO DAS MATEMÁTICAS, MAS TENDENDO MAIS OU MENOS À MATEMATIZAÇÃO ” Caráter intelectual: abstração teórica e raciocínio lógico- matemático ATRIBUIÇÃO DA CIÊNCIA Explicar, nas suas particularidades, os diversos conhecimentos que a humanidade descobre, cria e consome

3 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento CONHECIMENTO COTIDIANO (senso comum) Conjunto de qualidades que o homem necessita para exercer suas atividades e resolver problemas que enfrenta para viver: habilidade, destreza, criatividade iniciativa Não é dotado de cientificidade CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO Tem a premissa de formulação/elaboração pelo método científico para problemas, seja de natureza puramente científica ou tecnológica

4 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento CONHECIMENTO CIENTÍFICO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO Ambos caracterizam-se por buscar dados, formular hipóteses e teorias e procuram provar essas idéias por meio de observações, medições, experiências ou ensaios

5 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento CONHECIMENTO CIENTÍFICO Ciência básica: se propõe unicamente a enriquecer o conhecimento humano CONHECIMENTO TECNOLÓGICO Ciência aplicada: é o conjunto de aplicações da ciência básica. Visa fins práticos “compreender, criar, organizar, adaptar, organizar e produzir insumos e serviços” Tecnologia = ciência do trabalho produtivo Dinâmica da tecnologia: inovação e adaptação

6 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO Ciências observacionais: o pesquisador não interfere no objeto de estudo Ciências experimentais: O pesquisador fixa, manipula e introduz variáveis no objeto de estudo

7 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O MÉTODO CIENTÍFICO Consiste em estudar um fenômeno de maneira mais racional possível, de modo a evitar enganos, sempre buscando evidências e provas para as idéias, conclusões e afirmações “Conjunto de abordagens, técnicas e processos para formular e resolver problemas na aquisição objetiva do conhecimento”

8 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O MÉTODO CIENTÍFICO Inferências no conhecimento científico Raciocínio Indutivo: Conhece-se uma coisa no particular e extrapola-se isso para uma generalização Raciocínio Dedutivo: O princípio geral é conhecido e a partir dele conclui-se uma particularidade

9 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O MÉTODO CIENTÍFICO 1 - Principio da refutabilidade: só são científicas hipóteses que possam ser testadas 2 - Princípio da aproximações sucessivas: Um conhecimento vale até que novas observações o experiências o contradigam. 3 - Princípio da parcimônia: se duas hipóteses explicam os dados com igual eficiência, deve prevalecer a mais simples

10 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO 1 – Observação do fenômeno observação e desenvolvimento da curiosidade 2 – Experimentação e medição cuidadosa medições 3 – Estabelecimento de Leis científicas descrição (de preferência matemática) do fenômeno

11 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO 4 – Criação de Hipóteses. explicação para o fenômeno e sua Lei. criação de modelo capaz de fazer predições 5 – Teste das Hipóteses A hipótese escolhida deve ser capaz de explicar novas observações e novos fenômenos

12 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO 6 – Estabelecimento de uma tese Tese é a hipótese comprovada pelos testes Obs. Teses também podem gerar Modelos 7 – Criação de uma Teoria Teoria: conjunto de teses que explicam um mesmo fenômeno ou alguns fenômenos relacionados entre si e que já foi testada e comprovada em um grande número de experiências

13 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento CONTINUIDADE DA APLICAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO Ciência básica – Modelos e Teorias antigos são completamente descartadas em favor dos mais verdadeiros Ciência aplicada – Podem ser usados Modelos com diferentes graus de aproximação, dependendo do objetivo a ser alcançado

14 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS Quanto à natureza a)Pesquisa básica: conhecimento para o avanço da ciência, sem aplicação prática prevista b)Pesquisa aplicada: conhecimentos para aplicação prática dirigida à solução de problemas específicos (envolve verdades e interesses locais)

15 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS Quanto à forma de abordagem a)Pesquisa quantitativa : uso de recursos e técnicas estatísticas a)Pesquisa qualitativas : O ambiente natural é a fonte de coleta dos dados. É descritiva.

16 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS Quanto aos objetivos a)Pesquisa exploratória: Pesquisas Bibliográficas e Estudos de caso b)Pesquisa descritiva : Levantamentos c)Pesquisa explicativa: Pesquisa Experimental e Pesquisa Ex-Post-Facto

17 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS Quanto aos procedimentos técnicos a)Pesquisa bibliográfica b)Pesquisa documental c)Pesquisa experimental d)Levantamento e)Estudo de caso f)Pesquisa Ex-Post-Facto g)Pesquisa ação h)Pesquisa participante

18 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento GRATO PELA ATENÇÃO EMBRAPA AMAPÁ Telefone: (0xx96) Macapá - AP


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