A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO FACULDADE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Disciplina: Pesquisa em Comunicação I 3º semestre PPMKT Capítulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO FACULDADE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Disciplina: Pesquisa em Comunicação I 3º semestre PPMKT Capítulo."— Transcrição da apresentação:

1 PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO FACULDADE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Disciplina: Pesquisa em Comunicação I 3º semestre PPMKT Capítulo 1 - A PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Márcio Antônio Brás Roque

2 PESQUISA CIENTÍFICA “É um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento. A pesquisa, portanto, é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais”. (Ander-EGG, 1978:28)

3 PESQUISA CIENTÍFICA O QUE MOTIVA A REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA CIENTÍFICA É A DÚVIDA, A NECESSIDADE DE NOVOS CONHECIMENTOS ORIUNDOS DO SENSO COMUM OU COMO UMA APRIMORAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS.

4 Características do Método de Pesquisa Científica n Baseia-se nas 3 fases de qualquer trabalho Científico: –Identificação de um problema –Formulação de uma Hipótese –Verificação da validade da Hipótese.

5 Características do Método de Pesquisa Científica n Essas 3 fases situam o alcance e os limites da investigação: – O que se deseja encontrar ? HIPÓTESE GERAL –Como encontrar ? HIPÓTESE OPERACIONAL –Onde encontrar ? ESCOLHA DA AMOSTRA

6 ETAPAS DO TRABALHO CIENTÍFICO n IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA n FORMULAÇÃO DE UMA HIPÓTESE n VERIFICAÇÃO DA VALIDADE DA HIPÓTESE ESCOPO E LIMITES DA INVESTIGAÇÃO n O que se deseja encontrar ? HIPÓTESE GERAL n Como encontrar ? HIPÓTESE OPERACIONAL n Onde encontrar ? ESCOLHA DA AMOSTRA

7 ETAPAS DO PROCESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA (Marconi & Lakatos) 1. Seleção do tópico ou problema para a investigação 2. Definição e diferenciação do problema 3. Levantamento de hipóteses de trabalho 4. Coleta, sistematização e classificação dos dados 5. Análise e interpretação dos dados 7. Relatório do resultado da pesquisa ESCOPO E LIMITES DA INVESTIGAÇÃO n O que se deseja encontrar ? HIPÓTESE GERAL n Como encontrar ? HIPÓTESE OPERACIONAL n Onde encontrar ? ESCOLHA DA AMOSTRA

8 ETAPAS DO PROCESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA (Boyd & Westfall) 1. Formular o problema 2. Determinar as fontes de informação 3. Preparar os instrumentos de coleta de dados 4. Projetar a Amostra 5. Coletar a informação em campo 6. (Editar, codificar, tabular) Analisar os dados 7. Relatório do resultado da pesquisa ESCOPO E LIMITES DA INVESTIGAÇÃO n O que se deseja encontrar ? HIPÓTESE GERAL n Como encontrar ? HIPÓTESE OPERACIONAL n Onde encontrar ? ESCOLHA DA AMOSTRA

9 ETAPAS DO PROCESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA 1. Seleção do tópico ou problema para a investigação 2. Definição e diferenciação do problema 3. Levantamento de hipóteses de trabalho 4. Coleta, sistematização e classificação dos dados 5. Análise e interpretação dos dados 7. Relatório do resultado da pesquisa ANTE-PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA 1. Definição do Tema / Problema de pesquisa 2. Hipóteses e Justificativa 3. Levantamento Bibliográfico / Referencial Teórico 4. Recursos Metodológicos 5. Cronograma de Trabalho

10 ETAPAS DO PROCESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA 1. Formular o problema 2. Determinar as fontes de informação 3. Preparar os instrumentos de coleta de dados 4. Projetar a Amostra 5. Coletar a informação em campo 6. (Editar, codificar, tabular) Analisar os dados 7. Relatório do resultado da pesquisa PLANEJAMENTO DE PESQUISA (MERCADO) INTRODUÇÃO Capítulo I - OBJETIVOS Capítulo II - METODOLOGIA 1. Instrumental 2. Coleta de dados em campo 3. (Tabulação) Análise dos Dados Capítulo 3 - AMOSTRAGEM 1. Universo 2. Método de Seleção e Tamanho da Amostra 3. Composição da Amostra Capítulo 4 - Cronograma Capítulo 5 - Valor do Investimento e Forma de Pagamento

11 PLANEJAMENTO DA PESQUISA 1. Preparação da Pesquisa n Decisão n Especificação dos objetivos n Elaboração de um Esquema n Constituição de uma equipe de trabalho n Levantamento de recursos e Cronograma

12 PLANEJAMENTO DA PESQUISA 2. Fases da Pesquisa n Escolha do tema n Levantamento de dados n Formulação do Problema n Definição dos termos n Construção de Hipóteses n Indicação de Variáveis n Delimitação da Pesquisa n Amostragem n Seleção de Métodos e Técnicas n Organização do Instrumental de Pesquisa n Teste de instrumentos e procedimentos

13 PLANEJAMENTO DA PESQUISA 3. Execução da Pesquisa n Coleta dos Dados n Elaboração dos Dados n Análise e Interpretação dos Dados n Representação dos Dados: Tabelas e Gráficos n Conclusões 4. Relatório da Pesquisa

14 PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA O desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa compreende seis passos básicos: 1. Seleção do tópico ou problema para a investigação 2. Definição e diferenciação do problema 3. Levantamento de hipóteses de trabalho 4. Coleta, sistematização e classificação dos dados 5. Análise e interpretação dos dados 6. Relatório do resultado da Pesquisa

15 PROCESSO DE PESQUISA Sob outro ângulo (Boyd & Westfall), o processo de pesquisa, numa perspectiva mais imediatista e voltada ao mundo do trabalho, envolve sete passos interligados: 1. Formular o problema 2. Determinar as Fontes de Informação 3. Preparar os instrumentos de coleta de dados 4. Projetar a Amostra 5. Coletar a informação em campo 6. (Editar, codificar, tabular)Analisar os dados 7. Relatório do resultado da Pesquisa


Carregar ppt "PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO FACULDADE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Disciplina: Pesquisa em Comunicação I 3º semestre PPMKT Capítulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google