A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Prof. Marcus Vinicius P. Gonçalves CRA

2 Graduação em Administração - UNIOESTE
Currículo resumido Graduação em Administração - UNIOESTE Pósgraduação em Marketing - UFPR MBA em Gestão Ambiental e Controle da Qualidade - FAFIT Mestrado em Administração – UNIVALI Coordenador de Curso de Graduação em Administração e Cursos de Pósgraduação em Gestão Empresarial - FAFIT

3 Introdução e Contextualização
?

4 Alguns conceitos iniciais...
METODOLOGIA CIENTÍFICA: Conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de uma maneira sistemática. PESQUISA: Procura de respostas para as indagações.

5 Alguns conceitos iniciais...
PESQUISA CIENTÍFICA: Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas metodológicas. Conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos. PESQUISA: Procura de respostas para as indagações.

6 Tipos de Pesquisa QUANTO À ÁREA DA CIÊNCIA: - TEÓRICA - METODOLÓGICA
- EMPÍRICA - PRÁTICA QUANTO À NATUREZA: - TRABALHO CIENTÍFICO ORIGINAL - RESUMO DE ASSUNTO

7 Tipos de Pesquisa QUANTO AOS OBJETIVOS: - EXPLORATÓRIA - DESCRITIVA
- EXPLICATIVA QUANTO AOS PROCEDIMENTOS: - PESQUISA DE CAMPO - PESQUISA DOCUMENTAL

8 Tipos de Pesquisa QUANTO AO OBJETO DE PESQUISA: - BIBLIOGRÁFICA
- DE LABORATÓRIO - DE CAMPO QUANTO A FORMA DE ABORDAGEM: (aula 0) - PESQUISA QUANTITATIVA - PESQUISA QUALITATIVA

9 Modalidades de Pesquisa
EXPLORATÓRIA: - Tem como objetivo a caracterização inicial de um problema, a sua classificação e de sua definição. É o primeiro estágio de toda pesquisa científica. Pode ser desenvolvida através de pesquisa bibliográfica ou estudo de caso.

10 Modalidades de Pesquisa
DESCRITIVA: - Consiste na observação, registro, análise, classificação e interpretação dos fatos, sem interferência do pesquisador. Utiliza técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como questionários e observação sistemática.

11 Modalidades de Pesquisa
EXPLICATIVA: - Busca identificar os fatores determinantes para a ocorrência dos fenômenos. Em ciências sociais utiliza principalmente o método observacional

12 FASES DO PROCESSO METODOLÓGICO
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES - COLETA DOS DADOS ANÁLISE DOS DADOS CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS

13 ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA:
1. ESCOLHA DO TEMA O que será pesquisado? Assunto interessante para o pesquisador. Não necessariamente original. Fontes de assuntos: vivência diária, questões polêmicas, reflexão, leituras, discussões, etc...

14 ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA:
2. REVISÃO DE LITERATURA O que já foi produzido sobre o tema? Busca de trabalhos semelhantes. Pesquisas e publicações na área.

15 ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA:
3. JUSTIFICATIVA Por que estudar esse tema? Benefícios que a pesquisa irá proporcionar. Deve ser argumentativo e convincente.

16 ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA:
4. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA Que perguntas estou disposto a responder? Definir claramente o problema da pesquisa. Delimitar a pesquisa em termos de tempo e local.

17 ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA:
5. DETERMINAÇÃO DE OBJETIVOS O que a pesquisa pretende alcançar? Objetivo geral – visão geral da pesquisa. Objetivos específicos – detalhamento do objetivo geral em outros menores.

18 ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA:
6. METODOLOGIA Como se desenvolverá a pesquisa? Qual o tipo de pesquisa? Qual o universo da pesquisa? Quais os instrumentos para a coleta dos dados?

19 ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA:
7. COLETA DOS DADOS Como será o processo de coleta de dados? 8. TABULAÇÃO DOS DADOS 9. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS. 10. CONSIDERAÇÕES FINAIS

20 Marcus Vinicius Pereira Gonçalves mviniciuspg@hotmail.com
SUCESSO A TODOS! Marcus Vinicius Pereira Gonçalves

21


Carregar ppt "METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google