A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA: CONCEITO Conceito: é o procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou leis, em qualquer campo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA: CONCEITO Conceito: é o procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou leis, em qualquer campo."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA: CONCEITO Conceito: é o procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou leis, em qualquer campo de conhecimento.

2 Existem dois processos para se obter dados para pesquisa: Documentação Direta - Pesquisa de campo - Pesquisa de laboratório Documentação Indireta - Pesquisa documental - Pesquisa bibliográfica PESQUISA: TIPOS

3 FINALIDADES DA PESQUISA Pesquisa institucionais; Prestação de serviços a órgãos públicos ou privados; Brusca de recursos para pesquisas científicas, institucionais ou não, em órgãos financiadores; Trabalhos acadêmicos-científicos, monografias, dissertações e teses.

4 FASES DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. 1 – ESCOLHA DO TEMA; 2 – ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO; 3 – IDENTIFICAÇÃO; 4 – LOCALIZAÇÃO; 5 - COMPILAÇÃO; 6 – FICHAMENTO; 7 – ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO; 8 - REDAÇÃO

5 FASES DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA 1 – ESCOLHA DO TEMA É o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Deve-se levar em consideração dois grupos de fatores para a escolha do tema: FATORES INTERNOS a)Selecionar um assunto de acordo com as indicações, as aptidões e tendências; b)Optar por um assunto compatível com suas qualidades pessoais; c)Encontrar um objeto que mereça ser investigado cientificamente e delimitado em função da pesquisas.

6 FATORES EXTERNOS a)Disponibilidade de tempo para realizar a pesquisa; b)Existência de obras pertinentes ao assunto em número suficiente para o estudo global do tema; c)Possibilidade de consulta a especialistas da área. FASES DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

7 ESCOLHA DO TEMA Em síntese, as principais fontes de idéias para a escolha de um tema são: a)Experiências individuais; b) Material escrito; c)Reflexão; d)Conversações pessoais com professores, autoridades e colegas do curso; e)Observação direta do comportamento de fenômenos e fatos;

8 f) Busca na Internet; g) Crenças e pressentimentos; h) Participação em seminários, encontros, congressos etc; i) Analogia com outras ciências; j) Curiosidade; k) Controvérsias teóricas. ESCOLHA DO TEMA

9 PREDICATIVOS DE UM BOM TEMA VIABILIDADE Está relacionada às evidências empíricas que permitem observações, testes e validações dos possíveis achados da investigação; IMPORTÂNCIA Quando de alguma forma está relacionado a uma questão que polariza, ou afeta, um segmento substancial da sociedade. Ou ainda, está direcionado a uma questão teórica que merece atenção: isto é, melhor definição, maior precisão etc; ORIGINALIDADE Quando há indicadores de que seus resultados irão causar alguma surpresa.

10 DELIMITAÇÃO DO TEMA a)Distinguir o sujeito e o objeto Sujeito – é a realidade a respeito da qual de deseja saber alguma coisa. Objeto – é o tema propriamente dito. b) Especificar os limites da extensão tanto do sujeito quanto do objeto -Adjetivos explicativos ou restritivos -Complementos nominais de especificações -Determinação das circunstâncias EX. Organização do Trabalho Social de Produção artesanal durante a Idade Média na Europa Ocidental.


Carregar ppt "PESQUISA: CONCEITO Conceito: é o procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou leis, em qualquer campo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google