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Introdução à pesquisa em Geografia - I

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Apresentação em tema: "Introdução à pesquisa em Geografia - I"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à pesquisa em Geografia - I
Aula 1: O que é uma pesquisa científica? E uma pesquisa geográfica? “Pesquisa: ato ou efeito de pesquisar. Indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade. Investigação, inquirição, estudo minudente e sistemático com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios acerca de um campo qualquer do conhecimento.” (Novo Dicionário Aurélio, p.1320). Por que se pesquisa? O que se pesquisa? Quais são os tipos de pesquisa? 3.1. De acordo com a finalidade: a. A(s) pesquisa acadêmica; b. A(s) pesquisa militante; c. A(s) pesquisa mercadológica/estatística; d. A(s) pesquisa escolar/educacional e. A(s) pesquisa profissional. 3.2. De acordo com as suas características: a. Pesquisa empírica; b. Pesquisa teórica/metodológica; c. Pesquisa bibliográfica; d. Pesquisa documental; e. Os levantamentos.

2 Uma definição de pesquisa:
“Pesquisa: ato ou efeito de pesquisar. Indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade. Investigação, inquirição, estudo minudente e sistemático com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios acerca de um campo qualquer do conhecimento.” (Novo Dicionário Aurélio, p.1320).

3 O que é ciência? 1. Suas diferenças (relativas) frente ao senso comum, à filosofia, às artes, à religião. 2. Conhecimento da(s) realidade(s) em todas suas dimensões, mas provisório, falível, nunca absoluto, sempre superável embora útil para agirmos no mundo. 3. Um conhecimento objetivo (embora não “neutro”), com base em regras de cientificidade.

4 Por que se pesquisa? Uma pesquisa pode ter inúmeras motivações ou razões: necessidade profissional, escolar ou acadêmica (TGI ou TCC, dissertações, teses); desejo de conhecimento, de aprofundamento num tema/objeto, de expandir o acúmulo de conhecimento sobre um assunto, de redefinir/reconstruir um tema, de ajudar uma comunidade, uma causa, etc.

5 O que se pesquisa? Pode-se pesquisar praticamente tudo: desde as origens do universo ou da vida até a existência ou não dos espíritos, a vida de um personagem, as idéias de um pensador clássico, etc. Na Geografia, contudo, pesquisa-se os temas (que podem ser criados ou redefinidos) que dizem respeito ao espaço geográfico, à realidade sócio-espacial ou à história do pensamento geográfico. Pesquisa-se, portanto, aspectos do meio físico (relevo, clima, etc.), a cartografia, aspectos do social (agricultura, política espacial, cidades e urbanização, etc.) e tudo isso – pelo menos em parte – interligado.

6 Quais são os tipos de pesquisa. 1. De acordo com a finalidade: a
Quais são os tipos de pesquisa? De acordo com a finalidade: a. a(s) pesquisa acadêmica; b. a(s) pesquisa militante; c. a(s) pesquisa mercadológica/estatística; d. a(s) pesquisa escolar/educacional e. a(s) pesquisa profissional.

7 2. De acordo com as suas características: a. Pesquisa empírica; b
2. De acordo com as suas características: a. Pesquisa empírica; b. Pesquisa teórica/metodológica; c. Pesquisa bibliográfica; d. Pesquisa documental; e. Os levantamentos.

8 “Até há pouco tempo a pesquisa era, no mundo inteiro, privilégio de estudantes abastados. Também não se pode dizer que a simples existência de bolsas de estudos, bolsas de viagem, manutenção em universidades estrangeiras, etc., resolvam o problema de todos. O ideal seria uma sociedade mais justa, onde estudar fosse trabalho pago pelo Estado àqueles que verdadeiramente tivessem vocação para os estudos e em que não fosse necessário ter a todo custo o “canudo” para se arranjar emprego, obter promoção ou passar à frente dos outros num concurso.” (Umberto Eco).

9 Como escolher um tema de pesquisa. 1. um tema da moda. 2
Como escolher um tema de pesquisa? 1. um tema da moda? 2. um tema que agrade ao professor/orientador? 3. um tema fácil? 4. um tema útil?

10 “QUATRO REGRAS PARA A ESCOLHA DO TEMA DE PESQUISA: 1
“QUATRO REGRAS PARA A ESCOLHA DO TEMA DE PESQUISA: 1. Que ele atenda aos interesses/motivações do candidato (ligados à sua atitude política, cultural ou religiosa); 2. Que as fontes de consulta [ou a área a ser estudada] sejam acessíveis, isto é, estejam ao alcance material do candidato; 3. Que as fontes de consulta [ou o local] sejam manejáveis, isto é, estejam ao alcance cultural [e existencial] do candidato; 4. Que o quadro metodológico da pesquisa esteja ao alcance da experiência [e da bagagem cultural] do candidato.” (Adaptado de Umberto Eco)


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