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1 Trabalho Anual Introdução à Medicina 2 –1–1–1–1 turma = 1 grupo um representante Trabalho Anual Pasta para colocar o trabalho (página na Internet e.

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2 1 Trabalho Anual Introdução à Medicina

3 2 –1–1–1–1 turma = 1 grupo um representante Trabalho Anual Pasta para colocar o trabalho (página na Internet e artigo) com um template para o artigo, resumo e abstract. Pivot entre o grupo e orientador Colocar o trabalho na Internet para avaliação

4 3 –2–2–2–2 apresentações intermédias n1n1n1n1ª introdução e métodos Natal n2n2n2n2ª resultados (preliminares) Páscoa –A–A–A–Apresentação final Final do ano –D–D–D–Deve ser entregue no formato de artigo científico e página na Internet Introdução à Medicina Trabalho Anual

5 4 Antes de começar a escrever: –P–P–P–Pense –D–D–D–Discuta o assunto –C–C–C–Crie uma estrutura –C–C–C–Comece pelo meio, ou pela secção que seja mais fácil, geralmente os resultados Introdução à Medicina Artigo científico

6 5 nSnSnSnSe é ambíguo é errado. nQnQnQnQual é o assunto e o propósito? nSnSnSnSe não se lembra de uma razão para por uma vírgula não a ponha. nEnEnEnEscrita correcta, clara e concisa. Introdução à Medicina Artigo científico

7 6 n Para escrever segundo as regras de estilo, convém estar familiarizado com os Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals. Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals.Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals.

8 7 Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals. n Encontro de Editores de revistas Médicas em Vancouver em 1978 n International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), com reuniões anuais.

9 8 Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals. n Primeiras secções: aspectos éticos relacionados com a avaliação e publicação de artigos em revistas biomédicas. –Autoria e contribuição –Peer Review –Conflito de interesses –Privacidade e confidencialidade –…

10 9 Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals. n Últimas secções: aspectos técnicos da preparação e submissão do artigo.

11 10 IMRAD n Introdução n (Participantes e) Métodos n Resultados And n Discussão n O resumo é, frequentemente, a única parte de um artigo que a maioria das pessoas lê.

12 11 Abstract 1. Enquadramento 2. Objectivo 3. Métodos 4. Resultados 5. Principal conclusão

13 12 Introdução n Enquadramento do estudo e objectivos n Erros comuns: –Texto não referenciado –Métodos / resultados incluídos –Sem objectivo –Demasiado longa

14 13 (Participantes e) Métodos n Selecção e descrição dos participantes n Informação técnica n Estatística n Erros comuns: –Falta de informação sobre participantes –Inclusão de resultados –Falta dos métodos de estatística

15 14 Resultados n Sequência lógica n Resultados relevantes n Tabelas (gráficos) n Erros comuns: –Escrita pouco objectiva –Discussão e interpretação dos resultados –Informação repetida em tabelas, gráficos e texto

16 15 Discussão/conclusões n Realçar os aspectos importantes e as conclusões que derivam deles n Ligação das conclusões aos principais resultados do estudo n Comparação dos resultados com estudos relevantes prévios n Limitações do estudo n Possíveis implicações das conclusões n Trabalho em aberto n Erros comuns: –Repetir em detalhe o que já foi escrito na introdução e resultados –Conclusões não suportadas pelos dados

17 16 Referências n Referências directas n Numeradas consecutivamente à medida que aparecem no texto (todas as referências devem ser citadas no texto) n Abreviaturas das revistas de acordo com o Index Medicus n samples of reference National Library of Medicine web site. samples of reference samples of reference n Erros comuns: –Referências incompletas –Referências de pouca qualidade –Estilos diferentes

18 17 Tabelas n Informação concisa n Detalhe em tabelas diminui o texto n Privilegiar as tabelas em lugar de gráficos n Devem estar citadas no texto n Compreendida na totalidade sem a ajuda do texto n Título e numeração

19 18 Tabelas - exemplo Table 1 Baseline characteristics of women randomised (n=2547). Values are numbers (percentages) unless stated otherwise Intervention (n=1292) Control (n=1255)TotalP value Mean (SD) age (years) 28.6 (5.10)28.3 (5.26)0.11 Mean (SD) BMI* (kg/m 2 ) 25.5 (11.35)25.6 (11.67)0.82 Mean (SD) birth weight (g) 3544 (472.1)3537 (445.0)0.70 Marital status: (n=1285)(n=1250) 0.28 Married/cohabiting 1154 (90)1106 (88)2260 (89) Single 131 (10)144 (12)275 (11) Occupation:(n=1139)(n=1106) 0.84 Professional, manual, or clerical497 (44)469 (42)966 (43) Student, home, or other351 (31)350 (32)701 (31) Trade or labourer291 (25)287 (26)578 (26) * BMI=body mass index

20 19 Página na Internet n Navegabilidade e organização n Conteúdo (tirar partido da tecnologia): –Download da base de dados, do questionário, do artigo, das apresentações do protocolo do estudo, etc... –Resultados ou outros conteúdos não incluídos no artigo –Links de interesse –Distribuição de tarefas e apresentação dos autores –Simulações, entrevistas, vídeos –Problemas e dificuldades e soluções encontrada –...

21 20 Apresentações n Introdução: –atrair a atenção da audiência –introduzir as ideias principais n Corpo principal: –desenvolver as ideias centrais de modo lógico e coerente –fornecer apenas a informação factual essencial para apoiar as ideias apresentadas –privilegiar as formas gráficas n Conclusão: –sumário das ideias apresentadas e comentário sobre a sua importância

22 21 Apresentações n Principais erros : –Ler –Falar demasiado depressa –Excesso de detalhe nos slides –Uso de jargão –Ficar enredado em argumentos complexos –Ilustrações incompreensíveis


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