A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL O PLANEJAMENTO ESCOLAR In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL O PLANEJAMENTO ESCOLAR In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez."— Transcrição da apresentação:

1 OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL O PLANEJAMENTO ESCOLAR In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez.

2 OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL Planejamento escolar e avaliação Atividades que supõem o conhecimento da dinâmica interna do processo de ensino e aprendizagem e das condições externas que co-determinam a sua efetivação. O planejamento articula-se à avaliação porque, além de previsão, de organização, também é pesquisa e reflexão.

3 OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL Importância do planejamento escolar –Centro do trabalho docente: aprendizagem dos alunos, trabalho ligado às exigências sociais e à experiência de vida dos alunos. –Planejamento: racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulado à atividade educacional formal e ao contexto social. –Os elementos do planejamento – objetivos, conteúdos e métodos – têm um significado político porque são permeados por implicações sociais.

4 OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL Importância do planejamento escolar –Ação de planejar: atividade consciente de previsão das ações docentes fundamentadas em opções político-epistemológicas e tendo como referência as situações históricas concretas (problemática social, econômica, política e cultural). –Função do planejamento: orientar a prática educacional; por isso deve apresentar ordem seqüencial, objetividade, coerência e flexibilidade.

5 OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL Importância do planejamento escolar –Ordem seqüencial: passos que obedecem à seqüência lógica. –Objetividade: a realidade como ponto de partida do trabalho. –Coerência: entre teoria e prática; entre os objetivos gerais, os específicos, os quais devem ser compatíveis com conteúdos, métodos e avaliação. –Flexível: sujeito a a alterações e adaptações.

6 OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL Importância do planejamento escolar –Níveis de planos: Da escola / instituição: documento global, orientações gerais. De ensino: tarefa a ser desenvolvida no ano / módulo, dividida em unidades seqüenciais. De aula: desenvolvido para uma aula, ou conjunto de aulas; caráter específico. –Os planos devem: articular-se à prática, ser refeitos e revistos, servir de instrumento para reflexão e avaliação.

7 OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL Requisitos para o planejamento –Objetivos e tarefas da escola / instituição democrática: ligados às necessidades de desenvolvimento cultural. Questões: Que direção dar ao processo educativo na sociedade? Qual o papel da escola / instituição na formação dos aprendizes? Que conteúdos respondem às exigências profissionais, políticas e culturais postas por uma sociedade que ainda não alcançou a plena democracia? As tarefas devem contribuir para a formação profissional, para a compreensão da realidade do mundo do trabalho, para a necessária formação política ao pleno exercício da cidadania.

8 OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL Requisitos para o planejamento –Exigências dos planos e programas oficiais: No caso da EaD, atenção à legislação que normatiza as diversas atividades de EaD (curso de extensão, de espacialização...). Adequar as exigências oficiais ao perfil da clientela. Diagnóstico da clientela (condicionantes sócio- culturais materiais) como ponto de partida para o planejamento. Descrição das atividades a serem desenvolvidas pelos alunos e as estratégias metodológicas do professor.

9 OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL Plano da escola / instituição –Produto de um trabalho coletivo, que explicita a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização econômica, política e cultural da escola / instituição, a caracterização da clientela, os objetivos educacionais gerais, a estrutura curricular, diretrizes metodológicas gerais, sistema de avaliação e estrutura organizacional e administrativa. –Roteiro: p

10 OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL Plano de ensino / curso –Roteiro organizado das unidades didáticas. –Componentes: Justificativa da disciplina / módulo, em relação aos objetivos gerais da escola / instituição: relevância social, política, profissional e cultural; por que, para que e como. Conteúdos: organizados em unidades temáticas, problematizadores e elencados em função dos objetivos e do desenvolvimento metodológico. Objetivos específicos: em função dos conhecimentos a serem construídos e às habilidades e competências a serem desenvolvidas. Desenvolvimento metodológico: articulação dos objetivos e conteúdos com métodos e procedimentos. O que os alunos farão? Quais estratégias didáticas serão implicadas?

11 OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL Seqüência da aula –Introdução: conversa, questionamento, observação, leitura individual etc. –Desenvolvimento: sistematização do objeto de estudo (exposição oral, estudo dirigido etc.). –Aplicação: fase de consolidação (resumos, depoimentos orais, elaboração de quadro- síntese, debates etc.).

12 OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL Plano de aula –Detalhamento do plano de ensino. –Deve orientar as ações do professor e servir de instrumento de revisão e aprimoramento, de ano para ano. –Pode abarcar uma aula, ou um conjunto de aulas. –Cada tópico novo articula-se ao anterior. –Deve prever o tempo necessário para cada atividade.

13 OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL Plano de aula –Etapas: Introdução Desenvolvimento Aplicação –Em cada uma das etapas, indicar os métodos, procedimentos e recursos. –Avaliação da própria aula (em videoconferência, isso ocorre de modo sistemático).

14 OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL Questões para discussão 1.Qual a importância política e pedagógica do planejamento de ensino? 2.De que forma o plano de ensino e o plano de aula se conjugam com as condições sócio-culturais dos aprendizes? 3.Qual a importância deste texto para a reflexão sobre planejamento em EaD? 4.Como os objetivos e tarefas de programas de EaD cunhados sob enfoque democrático devem refletir- se no planejamento?


Carregar ppt "OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL O PLANEJAMENTO ESCOLAR In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google