A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PLANEJAMENTO ESCOLAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PLANEJAMENTO ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 O PLANEJAMENTO ESCOLAR
OAPI I – segundo texto sobre planejamento. In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

2 Planejamento escolar e avaliação
Atividades que supõem o conhecimento da dinâmica interna do processo de ensino e aprendizagem e das condições externas que co-determinam a sua efetivação. O planejamento articula-se à avaliação porque, além de previsão, de organização, também é pesquisa e reflexão. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

3 Importância do planejamento escolar
Centro do trabalho docente: aprendizagem dos alunos, trabalho ligado às exigências sociais e à experiência de vida dos alunos. Planejamento: racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulado à atividade educacional formal e ao contexto social. Os elementos do planejamento – objetivos, conteúdos e métodos – têm um significado político porque são permeados por implicações sociais. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

4 Importância do planejamento escolar
Ação de planejar: atividade consciente de previsão das ações docentes fundamentadas em opções político-epistemológicas e tendo como referência as situações históricas concretas (problemática social, econômica, política e cultural). Função do planejamento: orientar a prática educacional; por isso deve apresentar ordem seqüencial, objetividade, coerência e flexibilidade. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

5 Importância do planejamento escolar
Ordem seqüencial: passos que obedecem à seqüência lógica. Objetividade: a realidade como ponto de partida do trabalho. Coerência: entre teoria e prática; entre os objetivos gerais, os específicos, os quais devem ser compatíveis com conteúdos, métodos e avaliação. Flexível: sujeito a a alterações e adaptações. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

6 Importância do planejamento escolar
Níveis de planos: Da escola / instituição: documento global, orientações gerais. De ensino: tarefa a ser desenvolvida no ano / módulo, dividida em unidades seqüenciais. De aula: desenvolvido para uma aula, ou conjunto de aulas; caráter específico. Os planos devem: articular-se à prática, ser refeitos e revistos, servir de instrumento para reflexão e avaliação. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

7 Requisitos para o planejamento
Objetivos e tarefas da escola / instituição democrática: ligados às necessidades de desenvolvimento cultural. Questões: Que direção dar ao processo educativo na sociedade? Qual o papel da escola / instituição na formação dos aprendizes? Que conteúdos respondem às exigências profissionais, políticas e culturais postas por uma sociedade que ainda não alcançou a plena democracia? As tarefas devem contribuir para a formação profissional, para a compreensão da realidade do mundo do trabalho, para a necessária formação política ao pleno exercício da cidadania. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

8 Requisitos para o planejamento
Exigências dos planos e programas oficiais: No caso da EaD, atenção à legislação que normatiza as diversas atividades de EaD (curso de extensão, de espacialização...). Adequar as exigências oficiais ao perfil da clientela. Diagnóstico da clientela (condicionantes sócio-culturais materiais) como ponto de partida para o planejamento. Descrição das atividades a serem desenvolvidas pelos alunos e as estratégias metodológicas do professor. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

9 Plano da escola / instituição
Produto de um trabalho coletivo, que explicita a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização econômica, política e cultural da escola / instituição, a caracterização da clientela, os objetivos educacionais gerais, a estrutura curricular, diretrizes metodológicas gerais, sistema de avaliação e estrutura organizacional e administrativa. Roteiro: p OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

10 OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL
Plano de ensino / curso Roteiro organizado das unidades didáticas. Componentes: Justificativa da disciplina / módulo, em relação aos objetivos gerais da escola / instituição: relevância social, política, profissional e cultural; por que, para que e como. Conteúdos: organizados em unidades temáticas, problematizadores e elencados em função dos objetivos e do desenvolvimento metodológico. Objetivos específicos: em função dos conhecimentos a serem construídos e às habilidades e competências a serem desenvolvidas. Desenvolvimento metodológico: articulação dos objetivos e conteúdos com métodos e procedimentos. O que os alunos farão? Quais estratégias didáticas serão implicadas? OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

11 OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL
Seqüência da aula Introdução: conversa, questionamento, observação, leitura individual etc. Desenvolvimento: sistematização do objeto de estudo (exposição oral, estudo dirigido etc.). Aplicação: fase de consolidação (resumos, depoimentos orais, elaboração de quadro-síntese, debates etc.). OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

12 OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL
Plano de aula Detalhamento do plano de ensino. Deve orientar as ações do professor e servir de instrumento de revisão e aprimoramento, de ano para ano. Pode abarcar uma aula, ou um conjunto de aulas. Cada tópico novo articula-se ao anterior. Deve prever o tempo necessário para cada atividade. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

13 OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL
Plano de aula Etapas: Introdução Desenvolvimento Aplicação Em cada uma das etapas, indicar os métodos, procedimentos e recursos. Avaliação da própria aula (em videoconferência, isso ocorre de modo sistemático). OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

14 Questões para discussão
Qual a importância política e pedagógica do planejamento de ensino? De que forma o plano de ensino e o plano de aula se conjugam com as condições sócio-culturais dos aprendizes? Qual a importância deste texto para a reflexão sobre planejamento em EaD? Como os objetivos e tarefas de programas de EaD cunhados sob enfoque democrático devem refletir-se no planejamento? OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL


Carregar ppt "O PLANEJAMENTO ESCOLAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google