A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Programa Nas Ondas do Rádio apresenta RÁD O-ESCOLA Produzindo Rádio na Escola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Programa Nas Ondas do Rádio apresenta RÁD O-ESCOLA Produzindo Rádio na Escola."— Transcrição da apresentação:

1 O Programa Nas Ondas do Rádio apresenta RÁD O-ESCOLA Produzindo Rádio na Escola

2 Para início de conversa... Vamos aprender e comunicar com o meu, o seu, o nosso Programa Nas Ondas do Rádio!

3 Curso Aprender e Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio – SME/SP 1º. Encontro: Educomunicação (4h) Objetivo: promover o protagonismo infanto-juvenil por meio da TICs. Linguagem impressa e digital. 2º. Encontro: Mediação de Comunicação (4h) Objetivo: ampliar redes sociais de aprendizagens. Linguagem Digital. 3º. Encontro: Leitura Crítica da Comunicação (4h) Objetivo: promover a cultura da paz. Linguagem Audiovisual. 4º. Encontro: Gestão do Conhecimento (4h) Objetivo: ampliar a base de conhecimento, visando o aumento da efetividade das ações promovidas no ambiente escolar. Linguagem Audiovisual. 5º. Encontro: Gestão do Conhecimento (4h) Objetivo: ampliar a base de conhecimento, visando o aumento da efetividade das ações promovidas no ambiente escolar. Linguagem Audiovisual. 6º. Encontro: Gestão de Processos Comunicacionais (4h) Objetivo: possibilitar o desenvolvimento da expressão comunicativa na consolidação do ecossistema educomunicativo. Linguagem Audiovisual. Sala Virtual ://nasondasdoradio.ning.com/

4 Rádio-escola Como usar o rádio na sala de aula? Fomentar a audição de programas educativos em sala de aula. Promover a leitura crítica de programas comerciais, culturais e educativos. Usar o rádio como um recurso para a produção e abordagens de conteúdos pedagógicos. Folhei este livro no link abaixo: frontcover&id=mSfKz7onQ2QC#v=onepag e&q=&f=false

5 = Elementos da linguagem radiofônica Voz Silêncio Efeitos Música Ilustrações: Acervo NCE/USP

6 Características do rádio Objetividade: falar as coisas de modo direto e coloquial. Brevidade: passar a mensagem no menor espaço de tempo. Clareza: transmitir com a maior nitidez e naturalidade possível. Fonte: Acervo NCE/USP

7 Dinamismo: notícias com grande repercussão. Diversidade: opiniões variadas em programas de debate. Regionalismo: a valorização das expressões características de cada região. Características do rádio Imediatismo: a transmissão dos fatos no instante em que ocorrem.

8 Identificação pessoal: o rádio se dirige a cada um de nós num discurso direto como se falasse exclusivamente conosco. Sensorialidade: envolve o ouvinte, estimulando sua imaginação. Características do rádio Rádio Jacaré (EMEI) Antônio Munhoz Bonilha Adaptabilidade: a atenção à mensagem radiofônica por ser dividida, permitindo exercer outras atividades.

9 Grande potencial de alcance Alcance humano: o rádio atinge a grande parcela da população. Alcance geográfico: o rádio chega a diferentes locais e lugares distantes. Características do rádio Essencialidade: a informação transmitida no rádio assume, quase sempre, a forma de manchetes. Programa Nas Ondas do Rádio – SME/SP Alunos repórteres

10 Outras características: Utilidade pública o prestação de serviços à sociedade Simplicidade de Produção Flexibilizade e rapidez Baixo custo Repetição/ instantaneidade Características do rádio

11 Repetição?! Destaque da semana O propósito básico da repetição no projeto gráfico é unificar e acrescentar interesse visual. No rádio, a repetição favorece o entendimento da informação veiculada, tendo em vista a instantaneidade na transmissão da mensagem.

12 Curiosidades HORA CERTA: tornou-se comum as pessoas se informarem sobre a hora através do rádio. Por isso, é importante que qualquer programa de rádio divulgue a hora certa de forma mais coloquial, em curtos intervalos de tempo. DICA: Evite falar 23h e 15min, mas sim 11 e 15 (não precisa dizer que é da noite, porque o programa está ao vivo!).

13 Linguagem radiofônica Cultural e Educativo Radiodramaturgia, musical, documentário PublicitárioSpot, vinheta, jingle, anúncio/reclame JornalísticoNotícia, entrevista, reportagem, comentários, debate EntretenimentoPrograma de variedades, game show (quiz), esportivo Gêneros e Formatos

14 Leitura Crítica da Comunicação Vale a pena ouvir de novo! Exemplos Ponto de Encontro Banco de Áudios

15 Ferramentas e Softwares

16 Vamos produzir? Discutir a pauta (Protagonismo Infanto-Juvenil) Determinar os quadros e vinhetas dos programas. Pensar no formato e gênero que atraiam os ouvintes. Programa Nas Ondas do Rádio – SME/SP EMEF Carlos Pasquale

17 Desafios Permitir o resgate da oralidade no ambiente escolar. Desenvolver a capacidade crítica. Melhorar a auto-estima e a forma de expressão dos alunos. Programa Nas Ondas do Rádio – SME/SP Imprensa Jovem

18 Referências Livro e artigo CONSANI, Marciel. Como Usar o Radio na Sala de Aula. São Paulo, Editora Contexto: 2007 WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer. Noções Básicas de Planejamento Visual. 3ª ed, São Paulo : Callis Sites Portal Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Rede Nas Ondas do Rádio Biblioteca digital – Domínio Público

19 Créditos Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Assessores/as Carlos Eduardo Fernandez Eveline Araujo Izabel Leão Marciel Consani Edição Carlos Eduardo Fernandez Eveline Araujo Marciel Consani Michel Sitnik Patricia Horta Ilustração Susana Narimatsu Mauro Cordeiro Michel Sitnik Patricia Horta Salete Soares


Carregar ppt "O Programa Nas Ondas do Rádio apresenta RÁD O-ESCOLA Produzindo Rádio na Escola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google