A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão Sistemática da Literatura /Análise de Competidores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão Sistemática da Literatura /Análise de Competidores."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão Sistemática da Literatura /Análise de Competidores

2 Ao final desta aula a gente deve... Compreender o que é uma RSL Saber como Planejá-la

3 Para quê Mesmo eu preciso revisar a literatura?? Como a gente viu... Toda pesquisa começa com a exploração do que já existe... Para ajudar a delimitar o problema Descobrir oportunidades e identificar contribuições e diferenciais Identificar teorias relevantes (a parte da fundamentação teórica, lembram da aula 05?)

4 Então serve para... Delimitar o problema da pesquisa Buscar novas linhas para pesquisa Evitar abordagens mal sucedidas Obter insights metodológicos Identificar recomendações de outros pesquisadores Buscar suporte na teoria já amadurecida (Gall, Borg e Gall, 1996)

5 Mais algumas razões para Revisão de Literatura Distinguir o que foi feito daquilo que precisa ser feito; Descobrir variáveis importantes e relevantes; Sintetizar e obter uma nova perspectiva; Identificar relações entre idéias e práticas; Adquirir e melhorar o vocabulário associado ao assunto; Entender a estrutura do assunto; Relacionar idéias e teorias às aplicações; Identificar as principais técnicas e metodologias de pesquisa que estão sendo utilizadas Inserir o pesquisador no contexto histórico para mostrar familiaridade com o estado da arte (Hart, 1998) (Gall, Borg e Gall, 1996)

6 Blza... E eu começo por onde mesmo? Segundo Cooper, a gente deve primeiro determinar Qual o foco? Resultados? Produtos? Métodos? Teorias? Qual o objetivo? Integrar resultados? Encontrar lacunas? Identificar os principais problemas da área de pesquisa?

7 Por onde começar... (cont) Identificar a perspectiva Abordagem neutra? (comum qdo queremos contar qtos trabalhos existem) Abordagem com viés – quando é qualitativa, queremos estudar quem concorda conosco Identificar a Cobertura Vamos ver TUDDOOOO? Ou escolher citações de periódicos, por exemplo? Ou ainda nos fixar nos autores mais citados?

8 Por onde começar? Organizando a apresentação Como vamos organizar a análise? Cronologicamente? De acordo com conceitos abordados? Ou de acordo com métodos utilizados? Quem é o público? Avaliadores? Academia ou Indústria? Público em geral?

9 Então... Uma RSL é o que mesmo? Uma revisão onde a gente busca avaliar e interpretar tudo o que está disponível sobre a pesquisa de uma questão ou produto particular. Para isto, utilizamos uma metodologia confiável, que pode ser replicada – assim, a gente tem mais evidências das oportunidades identificadas.

10 A gente começa definindo uma questão de pesquisa Primeiro a gente identifica o tema Depois identificamos uma dificuldade sem solução na literatura (o problema!) O problema deve relacionar pelo menos duas variáveis (dependente e independente) O problema deve ser empiricamente verificado. Cuidado para não criar uma questão obvia!

11 Agora que a gente já achou uma questão... Vamos elaborar um protocolo Tem que ter um Background (teorias, etc) Uma ou mais questões de pesquisa Quais são os benefícios das metodologias ágeis para o desenvolvimento de software de qualidade? Uma estratégia de busca String de busca Agrupando sinônimos com OR Agrupando conjuntos de termos com AND

12 Agora, liste seus critérios de Busca e Seleção Tipo de Estudo Estudos primários (relatam uma pesquisa ou produto?) ou estudos secundários (fazem um resumo da área?) Critérios de Inclusão e Exclusão Quais as datas dos estudos considerados? Quais as fontes ? Como Selecionar os Estudos? Como Avaliar a Qualidade?

13 Dicas na hora de coletar os dados Uma boa idéia é compartilhar a lista de referências com colegas e experts na área para determinar se eles encontram artigos que você não pesquisou; Nos artigos que você pesquisou, observar as citações de outros autores e também consultar os que você julgar relevantes.

14 Algumas Instruções úteis Como sistematizar a pesquisa bibliográfica : a) Listar os títulos de periódicos e eventos relevantes para o tema de pesquisa e os títulos de periódicos gerais em computação que eventualmente possam ter algum artigo na área do tema de pesquisa. b) Obter a lista de todos os artigos publicados nos últimos cinco (ou mais) nesses veículos. c) Selecionar dessa lista aqueles títulos que tenham relação com o tema de pesquisa. d) Ler o abstract desses artigos e, em função da leitura, classificá-los como relevância alta, média ou baixa. e) Ler os artigos de alta relevância e fazer fichas de leitura anotando os principais conceitos e idéias aprendidos. Anotar também títulos e outros artigos possivelmente mencionados na bibliografia de cada artigo (mesmo que com mais de cinco anos) e que pareçam relevantes para o trabalho de pesquisa. Incluir esses artigos na lista dos que devem ser lidos (inicialmente o abstract e, se for relevante, o artigo todo). f) Dependendo do caso, ler também os artigos de relevância média e baixa, mas iniciando sempre pelos de alta relevância. Wazlavick (2008, p )

15 Vamos Extrair os Dados? Como fazer? Que informações extrair de cada estudo? Como tratar?

16 Sintetizando Resultados e Elaborando Cronograma Que técnicas utilizar? O quê pode ser sintetizado? Quando cada atividade será realizada?

17 Botando tudo em prática Faça uns testes-pilotos Servem principalmente para ver se a string de busca é útil Documente TUDO Quais fontes utilizadas Como foram recuperados os documentos Quantidade de documentos retornados por fonte Quantidade de duplicações encontradas

18 Botando tudo em prática (2) Trabalhe em pares Identifique unicamente os documentos Registre tudo em uma planilha Apresente os resultados!

19 Erros Comuns nas Revisões de Literatura 1.Não relata claramente o que foi encontrado na literatura sobre o estudo do pesquisador; 2. Não teve tempo suficiente para descrever as melhores fontes usadas na revisão de literatura; 3.Utilizar fontes secundárias ao invés de fontes primárias; 4.Não examinar criticamente todos os aspectos do projeto e da análise da pesquisa; 5.Não reportar os procedimentos utilizados na revisão bibliográfica; 6.Reportar resultados estatísticos isolados em vez de sintetizá-los pelos métodos de qui-quadrado ou meta analítico; 7.Não considerar pesquisas contrárias e interpretações alternativas; Gall, Borg e Gall(1996)

20 Exercício Considerando a área do seu projeto e as hipóteses elaboradas na entrega 01, elabore um protocolo de revisão sistemática de literatura. Dê como exemplos de resultados ao menos 10 artigos encontrados.


Carregar ppt "Revisão Sistemática da Literatura /Análise de Competidores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google