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Disciplinas envolvidas: Biologia, Química e Física Peso: 4,5 pontos no 2ª T (1,5 pontos em cada disciplina) Período de Organização: Março a junho Data.

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2 Disciplinas envolvidas: Biologia, Química e Física Peso: 4,5 pontos no 2ª T (1,5 pontos em cada disciplina) Período de Organização: Março a junho Data de realização da Mostra: 08 e 09 de julho Local : Área de Convivência

3 JUSTIFICATIVA : Considerando que a Pesquisa Científica deve fazer parte do dia-a –dia da sala de aula, auxiliando o aluno a desenvolver seu conhecimento, vinculando o aprendizado teórico à prática e incentivando o desenvolvimento da produção científica, justifica-se esse projeto.

4 OBJETIVO GERAL : Incentivar a utilização da investigação científica como instrumento de aprendizagem. Relacionando os conteúdos das disciplinas curriculares e o desenvolvimento de trabalhos práticos. Desenvolver e estimular o gosto pela ciência. Aproximar as demandas científica do EM às exigências do Ensino Superior.

5 CRONOGRAMA DE TRABALHO Mês : MARÇO/ABRIL Divulgação– De 21 a 25 de março. Inscrições – Exclusivamente pelo site do colégio de 29 de março à 1º de abril.

6 INSCRIÇÕES Grupo: 03 alunos de uma mesma turma. Atenção: O grupo deverá optar por uma das três disciplinas (Biologia, Física ou Química). Em cada turma serão disponibilizadas 5 vagas por disciplina, preenchidas por ordem de inscrição. Não havendo mais vagas na disciplina escolhida o grupo deverá escolher outra no ato da inscrição.

7 DisciplinaProfessor Orientador / Turmas Qu í micaViviane (101, 102, 103 e 104) e D é bora (105, 106 e 107) F í sica Ronaldo (101, 102, 103 e 104) e Solon (105, 106 e 107) BiologiaJoão Batista e Jaqueline (107) Qu í micaViviane (201, 202 e 203) e Edson (204, 205, 206 e 207) F í sicaRonaldo (201, 202 e 203) e Berenice (204, 205, 206 e 207) BiologiaMaria L ú cia (201 à 207)

8 MÊS: ABRIL Entrega de todos os pré-projetos – Data: 11/04 a 15/04 Local: Lab. Química c/ Mariele (salas 426, 428 ou 430) Período: Segunda e terça – M e T Quarta, quinta e sexta – somente T Atenção: Aos pré-projetos atrasados será atribuída nota zero, independentemente do motivo do atraso, visto que o grupo tem 3 integrantes e o prazo de entrega é de 1 semana.

9 PRÉ-PROJETO Capa – Modelo no site em sala de aula. Justificativa – Texto ressaltando a importância do trabalho realizado. Ex.: Considerando que blá blablá blabá blabá , justifica-se este projeto. Problema – Geralmente na forma de pergunta. Objetivos – Geralmente na forma de itens. O que se pretende atingir ou demonstrar com o projeto. Ex.: Ex.: - Observar Verificar Analisar Hipóteses – Possíveis respostas ao problema.

10 PRÉ-PROJETO (cont.) Pesquisa Bibliográfica – Texto PRÓPRIO fundamentado em livros, revistas, sites, etc Nem meia, nem cinquenta páginas!!! Procedimento – Explicação detalhada de como será feito o trabalho. Ex.: Descrever a experiência ou Anexar ficha de coleta de dados e definir o público a ser consultado. Recursos Necessários – Materiais e/ou humanos

11 MÊS: MAIO Devolução dos pré-projetos corrigidos – Pelo orientador em sala de aula de 02/05 à 06/05 Atenção: O grupo deverá ter uma pasta para colocar o pré-projeto corrigido e as demais materiais escritos de seu projeto. Tal pasta faz parte da avaliação. Desenvolvimento e execução do projeto Todos os grupos executarão o projeto em Atividade extraclasse. A seleção ocorrerá somente após a finalização do projeto. SEMAMA DE PROVAS – 09 A 18 DE MAIO!!!

12 MÊS: MAIO Correções e planejamento de execução – Neste mês os grupos devem promover todos os acertos e correções sugeridos pelo orientador, bem como executar o projeto em atividade extraclasse...

13 MÊS: MAIO Encontro com o orientador – Cada grupo terá, juntamente com os demais grupos de sua turma, 01 período para conversar com o orientador e mostrar o progresso de seu trabalho. Data: De 23 de maio a 04 junho (a combinar com o orientador) Atenção: Trazer a pasta com o pré-projeto corrigido e, caso necessário, materiais para a execução do projeto. Caso o projeto não necessite do uso do laboratório, trazer os dados coletados para fazer a análise de dados....

14 MÊS: JUNHO Entrega do PROJETO Local: Lab. De Química (Mariele) Data: 13/06 – M e T 14/06 – M e T 15/06 - T

15 MÊS: JUNHO Seleção para a Mostra Será feita pelos professores orientadores, respeitando o número máximo de 15 melhores trabalhos por série nas 3 disciplinas.

16 Como fazer um projeto científico investigativo?

17 1º passo: Abordagem Você começa identifica um foco para a pesquisa, respondendo à pergunta O que pretendo abordar? A definição da abordagem pode surgir: de uma observação do cotidiano, da análise de revistas (Superinteressante, Veja, etc) da experiência profissional de seus familiares, de sua experiência escolar, do contato com especialistas no tema, de outros programas de pesquisa (continuar uma pesquisa já iniciada). Definida a abordagem e você terá escolhido a disciplina!!!

18 2º passo: Pesquisas Bibliográficas Você deve investigar quem já pesquisou sobre o assunto que deseja tratar. Pode pesquisar em livros, jornais, revistas, sites, filmes e na própria comunidade na qual vive. A pesquisa bibliográfica é fundamental, pois definirá os contornos da questão a ser estudada e enriquecerá a investigação com novos dados e informações.

19 3º passo: Problema, Justificativa e Objetivos Eles devem convencer os leitores da relevância do trabalho proposto. Por isso, é importante a realização de um pré-projeto para que o orientador leia o seu texto, antes de você iniciar a coleta de dados do trabalho. E, que você, em contrapartida, escute atentamente as observações e reformule o texto, se for necessário.

20 4º passo: Desenvolvimento da pesquisa Você pode começar definindo algumas hipóteses, elaboradas a partir do problema e da pesquisa bibliográfica. Então, definir onde e como será realizado seu projeto.

21 5º passo: Análise de dados Converse com seu orientador sobre seus dados coletados. Compare os seus resultados com outros trabalhos sobre o mesmo assunto que você pesquisou em sua Revisão Bibliográfica.

22 6º passo: Conclusão Nesta etapa, você deve explicitar se os objetivos da pesquisa foram atingidos, se as hipóteses ou os pressupostos foram confirmados ou rejeitados. Deve ressaltar a contribuição de sua pesquisa para o problema apresentado, para seu próprio aprendizado e para a vida de sua comunidade, se for o caso.

23 Projeto Científico deve conter: Capa Ver modelo no site do colégio. Não esqueça do nome do professor orientador, da disciplina escolhida e do título do projeto (provisório)

24 Índice

25 Justificativa Deve conter a importância do assunto a ser pesquisado e as vantagens e benefícios de sua abordagem. Ex.: Considerando que , justifica-se este projeto.

26 Problema Geralmente expresso através de uma pergunta.

27 Objetivos O que se pretende atingir ou demonstrar com o projeto. Eles devem informar como a pesquisa irá ajudar a solucionar o problema. Ex.: - Observar Verificar Analisar

28 Hipóteses São as possíveis respostas ao problema. Podemos ter várias hipóteses para um mesmo problema. Durante a conclusão devemos expressar se as hipóteses foram ou não confirmadas e os possíveis porquês.

29 Pesquisa Bibliográfica Pesquisa contendo uma síntese de tudo que foi encontrado sobre o assunto em revistas, jornais, livros, sites, etc. O que já foi dito sobre o assunto por outros autores. Constitui-se a fundamentação teórica do trabalho. Ex.: Segundo fulano

30 Procedimento Detalhamento das tarefas que serão (no pré projeto) ou foram (no projeto) realizadas. Um bom procedimento é escrito quando quem lê pode repeti-lo e realizar o projeto. É o passo a passo do projeto.

31 Deve deixar claro quais serão os instrumentos de coleta de dados (questionários para pesquisa com pessoas, entrevistas, visitas, experimento em laboratório), como e quando será feito. Se for uma pesquisa de campo, especificar a população (universo da pesquisa), a amostragem e a forma como pretende tabular e analisar as informações.

32 Todos esses elementos devem responder adequadamente ao problema, ao teste das hipóteses e permitir a realização dos objetivos da pesquisa propostos previamente. Duas qualidades são fundamentais na coleta de dados e informações: a paciência e a persistência. CUIDADO – Utilize o tempo verbal correto!! Exemplo:Faremos (pré-projeto) Fizemos (projeto)

33 Resultados Apresentação de dados coletados durante as diversas etapas do projeto sob a forma de tabelas e/ou gráficos. Seu resultado DEVE incluir fotos SIGNIFICATIVAS do projeto.

34 Análise de Dados É a relação entre os dados coletados no projeto e os dados apresentados por outros autores na revisão bibliográfica. É aqui que se tenta explicar os resultados obtidos. É importante discutir seus resultados com seu orientador. Pode ser apresentada junto ou separado dos RESULTADOS, como você preferir.

35 Conclusão É o desfecho do trabalho. Mostra a todos os conhecimentos adquiridos com a investigação realizada. Deve conter as possíveis respostas ao problema, confirmando ou refutando suas hipóteses.

36 Bibliografia Anexos


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