A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO Projeto: Eu sou o autor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO Projeto: Eu sou o autor."— Transcrição da apresentação:

1 ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO Projeto: Eu sou o autor

2 1.IDENTIFICAÇÃO Nome do cursista: Maria Aparecida Crivelli Nome da Escola: E. E. Dr. Martinho Marques Local (cidade/estado): Taquarussu - MS Série: 3º ano do ensino fundamental Disciplina: Língua Portuguesa Número de alunos: 13 Professore envolvido: Maria Aparecida Crivelli

3 2 - PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA / DEFINIÇÃO DO TEMA Diante da realidade de nossa escola é preciso aumentar as taxas de aprovação e elevar o desempenho acadêmico dos alunos 3º Ano, trabalhando a disciplina de Língua Portuguesa de maneira que o aluno seja autor de sua própria aprendizagem construindo o seu conhecimento. Sendo assim, acreditamos que o uso de filmes poderá contribuir significativamente para a melhoria da prática pedagógica da leitura e escrita junto ao nosso alunado.

4 3 - OBJETIVO GERAL Elevar o desempenho acadêmico dos alunos através do gosto pela produção de texto. Fazendo com que eles adquiram competências adequadas para o crescimento de suas produções.

5 3.1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS Desenvolver nos alunos as habilidades de escrita e leitura e interpretação na língua portuguesa, através de filmes. Contribuir para um melhor desempenho do professore nas atividades de leitura e escrita com os alunos. Interpretar e produzir textos a partir do filme trabalhado nas diversas modalidades, demonstrando estrutura, conteúdo e gramática; Mostrar ao aluno as diversas formas de estruturar um texto: narrativo, descritivo, poético, conto, etc; Produzir textos coletivos e individuais; Utilizar a STE, vídeo e demais tecnologias, existente na escola para a produção de textos; Tornar as aulas significativas, com a integração do cotidiano dos alunos e professores;

6 4 – CONTEÚDO Desenvolver nos alunos as habilidades de escrita e leitura e interpretação na língua portuguesa. 5 -DISCIPLINAS ENVOLVIDAS Língua Portuguesa

7 6. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS (TECNOLÓGICOS ou NÃO) Filme Computadores; Data-show; Impressora; Caderno,lápis, borracha, sulfite, lápis de cor, etc.

8 7 – METODOLOGIA/ PROCEDIMENTOS A primeira atividade que dará início ao projeto será a escolha do filme junto aos alunos. Dando início à atividade docente, os alunos assistirão ao filme escolhido e pré-selecionados, de acordo com os conteúdos propostos. Passando a produzir o texto coletivo, onde a professora ira registrando na lousa e logo após faz a reestruturação também coletiva. Feito isso cada aluno vai fazer a ilustração do texto coletivo e depois compartilhar com os demais. Em seguida passaram para a produção individual num editor de texto ou BrOffice impress (PowerPoint)

9 Terminando farão a própria reestruturação e a ilustração através da interpretação do seu texto, buscando imagens na internet Depois de pronto os trabalhos serão impressos em forma de livro onde uma cópia será doada para biblioteca da escola e outra para o próprio aluno. Será feito uma votação para escolher um dos trabalhos para ser dramatizado pelos alunos. Para encerrar o projeto os alunos farão apresentação no data Show de seus trabalhos. Logo após passarão para a apresentação da dramatização. Esse projeto e alguns dos trabalhos serão publicados também na página da escola, pelas as professoras.

10 8. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO AçãoDataTecnologia UtilizadaProf. responsável Apresentação da Proposta de projeto aos alunos e escolha do filme 11/2010Material Impresso – Esboço do Projeto escrito Cida Assistir o filme24/05/2010Vídeo- computador e Data Show Cida e alunos Produção do texto coletivo, reestruturação e ilustração 26/05/2010Cida e alunos Produção do texto individual no editor de texto ou impress (PowerPoint)o de 27/05/ /06/2010 Computador/InternetCida, Ivanete e alunos Impressão dos livros e escolha do livro para a dramatização 02/06/07Computador/impressoraCida, Ivanete e alunos apresentação no dataSow e apresentação da dramatização 03/06/10Computador/data showCida e alunos Publicação na página da escola 04/06/10Computador –WikispacesCida e Ivanete

11 9. REGISTRO DO PROCESSO O próprio projeto, fotos e a publicação na página da escola 10 – AVALIAÇÃO Será avaliada cada etapa do projeto, observando o desempenho dos alunos quanto a elaboração dos textos, ilustração, dramatizações, interesse e interpretação. Analisando ao final do projeto os resultados obtidos pelo professore e alunos.

12 ....entende-se por projeto um modo de agir do ser humano que define quem ele pretende ser e como se lançar em busca de metas (MACHADO, 2000). Fim


Carregar ppt "ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO Projeto: Eu sou o autor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google