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Métodos de obtenção de dados Execução da pesquisa.

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Apresentação em tema: "Métodos de obtenção de dados Execução da pesquisa."— Transcrição da apresentação:

1 Métodos de obtenção de dados Execução da pesquisa

2 CARACTERIZANDO A PESQUISA É um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos.

3 REQUISITOS PARA UMA PESQUISA Confiança na experiência curiosidade Atitude auto corretiva Conhecimento do assunto financeiro Recursos humanos criatividade paciência Perseverança Imaginação disciplinada

4 Básica (bibliográfica) Ponto de Vista da sua Natureza CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS Aplicada (aplicação prática)

5 Quantitativa Ponto de Vista da Forma de Abordagem do Problema CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS Qualitativa

6 Pesquisa exploratória (levantam de dados, entrevistas) do Ponto de Vista de seus Objetivos CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS Pesquisa descritiva (questionário ) Pesquisa explicativa (método experimental)

7 CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS DO PONTO DE VISTA DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS Documental Pesquisa bibliográfica Experimental (amostragem) Levantamento (grupo de interesse)

8 Objetivo: Identificar os processos de coleta e análise de dados em uma pesquisa científica. Planejamento da Pesquisa Execução da Pesquisa

9 O PLANEJAMENTO DA PESQUISA Dependerá de três fases: Dependerá de três fases: Fase decisória: escolha do tema, definição e a delimitação do problema de pesquisa; Fase decisória: escolha do tema, definição e a delimitação do problema de pesquisa; Fase construtiva: construção de um plano de pesquisa e a execução da pesquisa; Fase construtiva: construção de um plano de pesquisa e a execução da pesquisa; Fase redacional: análise dos dados relatório final Fase redacional: análise dos dados relatório final

10 PROJETO DE PESQUISA Escolha do assunto: Tema: O que pretendo abordar? Linha de pesquisa

11 Projeto de pesquisa Traçar os caminhos que deverão ser trilhados para alcançar os objetivos. Traçar os caminhos que deverão ser trilhados para alcançar os objetivos. O que será pesquisado? O que se vai fazer? O que será pesquisado? O que se vai fazer? Por que se deseja fazer a pesquisa? Por que se deseja fazer a pesquisa?

12 Projeto de pesquisa Para que se deseja fazer a pesquisa? Para que se deseja fazer a pesquisa? Como será realizada a pesquisa? Como será realizada a pesquisa? Quais os recursos serão necessários para a execução? Quais os recursos serão necessários para a execução? Quanto vai custar, quanto tempo vai se levar para executá-la e quem serão os responsáveis pela sua execução Quanto vai custar, quanto tempo vai se levar para executá-la e quem serão os responsáveis pela sua execução

13 Tema de pesquisa INTRODUÇÃO (o que se vai fazer? Por quê? Contextualize o tema Levante o problema Justifique o porquê da sua pesquisa Indique os resultados esperados

14 HIPÓTESES São suposições colocadas como respostas plausíveis e provisórias para o problema de pesquisa. São suposições colocadas como respostas plausíveis e provisórias para o problema de pesquisa.

15 OBJETIVOS (para quê?) O que você deseja fazer, o que pretende alcançar. O que você deseja fazer, o que pretende alcançar.

16 Objetivo geral: Qual o objetivo a ser alcançado Objetivos específicos: Torne operacional, o que será realizado

17 Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto Os enunciados dos objetivos devem começar com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ação passível de mensuração

18 REVISÃO DE LITERATURA ( O que foi escrito sobre o tema) Pontos-de-vista convergentes Pontos-de-vista divergentes

19 METODOLOGIA ( Como? Onde? Com que?) Desenho metodológico (qualitativa, quantitativa) Tipo de pesquisa Delimitar local Coleta de dados e instrumentos Como irá tabular e como será analisado; indique os passos de desenvolvimento do modelo

20 CRONOGRAMA CRONOGRAMA Quando? Quanto tempo? Elaboração do projeto Elaboração do relatório final Tabulação e análise dos dados Coleta de dados

21 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Especificação das Fases e/ou Etapas Ano: JFMAMJJASO ND Levantamento de literaturaX Montagem do Projeto X Coleta de dados XXX Tratamento dos dados XXXX Elaboração do Relatório Final XXX Revisão do texto X Entrega do trabalho X

22 ORÇAMENTO ORÇAMENTO QUANTO VAI CUSTAR? Material de consumo; Outros serviços e encargos (transportes); Material permanente (equipamentos)

23 EXECUTORES participantes do projeto: acadêmico orientador

24 BIBLIOGRAFIA que materiais foram consultados de acordo com citações da NBR (6023)

25 ANEXOS Questionário

26 Citação direta CITAÇÃO NBR É a menção, no texto, de informação extraída de outra fonte (revistas, livros, fita de vídeo etc.) para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. Citação indireta Citação de citação

27 CITAÇÃO DIRETA "Deve-se indicar sempre, com método e precisão, toda documentação que serve de base para a pesquisa, assim como idéias e sugestões alheias inseridas no trabalho." (CERVO; BERVIAN, 1978, p. 97). "Deve-se indicar sempre, com método e precisão, toda documentação que serve de base para a pesquisa, assim como idéias e sugestões alheias inseridas no trabalho." (CERVO; BERVIAN, 1978, p. 97). CITAÇÃO INDIRETA Barras (1979) ressalta que, apesar da importância da arte de escrever para a ciência, inúmeros cientistas não têm recebido treinamento neste sentido. Barras (1979) ressalta que, apesar da importância da arte de escrever para a ciência, inúmeros cientistas não têm recebido treinamento neste sentido. CITAÇÃO DE CITAÇÃO "O homem é precisamente o que ainda não é. O homem não se define pelo que é, mas pelo que deseja ser." (ORTEGA Y GASSET, 1963, apud SALVADOR, 1977, p. 160). Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [... ] "O homem é precisamente o que ainda não é. O homem não se define pelo que é, mas pelo que deseja ser." (ORTEGA Y GASSET, 1963, apud SALVADOR, 1977, p. 160). Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [... ]

28 FICHAMENTO As fichas permitem: Identificar as obras; Identificar as obras; Conhecer seu conteúdo; Conhecer seu conteúdo; Fazer citações; Fazer citações; Analisar o material; Analisar o material; Elaborar críticas. Elaborar críticas.

29 TIPOS DE FICHAS Ficha bibliográfica; Ficha bibliográfica; Ficha de citações; Ficha de citações; Ficha de resumos ou de conteúdo; Ficha de resumos ou de conteúdo; Ficha de comentário; Ficha de comentário; Informação geral; Informação geral; Ficha de esboço (principais idéias) Ficha de esboço (principais idéias)

30 Pirâmide do Conhecimento Operações lógicas Conhecimento Informação Dados Interpretação O processo de produção de conhecimento científico envolve os dados, os quais representam a "matéria-prima" bruta, a partir dos quais as operações lógicas criam informações e, finalmente, estas últimas são interpretadas para gerar conhecimento.

31 Execução da Pesquisa Coleta de dados Análise de dados É desejável que os processos se alternem

32 Coleta de Dados É a fase do método de pesquisa cujo o objetivo é obter informações da realidade. (Rudio, 1978) Etapa da pesquisa em que se inicia a aplicação dos instrumentos elaborados e das técnicas selecionadas, a fim de se efetuar a coleta dos dados previstos. (Lakatos, 2003)

33 Coleta de Dados tarefa cansativa; em geral, toma mais tempo do que se espera; exige do pesquisador: - paciência; - perseverança; - esforço pessoal; - cuidadoso registro dos dados; - bom preparo anterior (Plano de Coleta de Dados).

34 Técnicas / instrumentos de Coleta de Dados coleta documental; observação; entrevista; questionário; formulário; teste; (outras). 1) A escolha depende dos objetivos da pesquisa 2) deve-se realizar um pré-teste do instrumento; minimizar resultados com erros; minimizar ambigüidades; minimizar o emprego de linguagem inacessível; antecipar a reação do respondente. deve-se preparar o aplicador.

35 COLETA DOCUMENTAL documentos oficiais, contratos, relatórios registros, anais, regulamentos, circulares, ofícios, memorandos, balancetes, sistemas de dados, diários, tabelas e registros estatísticos etc. Órgãos públicos e privados Documentos pessoais

36 COLETA DOCUMENTAL 1) Documentação Indireta Objetivo: Recolher informações prévias sobre o campo de interesse. Levantamento de dados Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Fontes primarias Fontes secundarias

37 Fontes documentos Arquivos Públicos Arquivos Públicos a) Documentos oficiais b) Publicações parlamentares c) Documentos jurídicos d) Iconografia (registros visuais)

38 Fontes documentos Arquivos Particulares Arquivos Particulares a) Domicílios particulares (correspondências, memórias, diários, autobiografias) b) Instituições de ordem privada (registros, correspondências, memoriais) c) Instituições públicas

39 Fontes documentos Fontes Estatísticas a) Características da população b) Fatores que influem no tamanho da população c) Distribuição da população d) Fatores econômicos e) Moradia f) Meios de comunicação

40 Pesquisa Bibliográfica publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, pesquisas, livros, monografias, teses, material cartográfico, etc., até meios de comunicação orais: rádio, gravações em fita magnética e audiovisuais: filmes e televisão. publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, pesquisas, livros, monografias, teses, material cartográfico, etc., até meios de comunicação orais: rádio, gravações em fita magnética e audiovisuais: filmes e televisão. Bibliografia Relacionada ao tema da pesquisa pesquisador Definir/resolver problemas Explorar novas áreas Reforço para analise

41 Tipos de Fontes Bibliográficas Imprensa escrita Imprensa escrita Meios audiovisuais Meios audiovisuais Material cartográfico Material cartográfico Publicações Publicações

42 COLETA DOCUMENTAL 1) Documentação Indireta Objetivo: Recolher informações prévias sobre o campo de interesse. Levantamento de dados Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Fontes primarias Fontes secundarias

43 COLETA DOCUMENTAL 1) Documentação direta Objetivo: levantamento de dados no próprio local onde os fenômenos ocorrem. Levantamento de dados Pesquisa De campo Pesquisa De laboratório Fontes primarias Fontes secundarias

44 Observação direta Método informal (fases iniciais) Método informal (fases iniciais) atuação de observadores treinados para obter determinados tipos de informações sobre resultados, processos e impactos. atuação de observadores treinados para obter determinados tipos de informações sobre resultados, processos e impactos. habilidade do pesquisador em captar informação através dos cinco sentidos, julgá-las sem interferências e registrá-las com fidelidade habilidade do pesquisador em captar informação através dos cinco sentidos, julgá-las sem interferências e registrá-las com fidelidade

45 Entrevista - I Técnica utilizada para obtenção de informações sobre: Técnica utilizada para obtenção de informações sobre: o que as pessoas sabem, crêem, esperam, sentem ou desejam, pretendem fazer, fazem ou fizeram [...] (SELLTIZ, 1967, apud GIL, 1999, p. 117). o que as pessoas sabem, crêem, esperam, sentem ou desejam, pretendem fazer, fazem ou fizeram [...] (SELLTIZ, 1967, apud GIL, 1999, p. 117). É eficiente na coleta de dados em profundidade sobre o comportamento humano. É eficiente na coleta de dados em profundidade sobre o comportamento humano. A entrevista é realizada pessoalmente com o entrevistado. A entrevista é realizada pessoalmente com o entrevistado.

46 Entrevista - II Semi-estruturada de caráter mais flexível, é realizada a partir de um esquema básico (roteiro), pelo qual é possível realizar as adaptações necessárias. Níveis de estruturação Estruturada ou fechada Não-estruturada ou aberta semi-estruturada Relação fixa de perguntas Ordem e redação Invariável ~questionário Exposição livre Das opiniões Adaptações Roteiro

47 Questionário (I) Apresenta questões por escrito às pessoas. As questões podem ser abertas, fechadas ou relacionadas Apresenta questões por escrito às pessoas. As questões podem ser abertas, fechadas ou relacionadas abertas: as respostas são livres, sem restrições abertas: as respostas são livres, sem restrições fechadas: são apresentadas alternativas de resposta fechadas: são apresentadas alternativas de resposta relacionadas: questões dependentes relacionadas: questões dependentes

48 Questionário (II) Questões Questões devem ser incluídas apenas questões relacionadas ao problema pesquisado e que possam ser respondidas sem maiores dificuldades. devem ser incluídas apenas questões relacionadas ao problema pesquisado e que possam ser respondidas sem maiores dificuldades. as perguntas devem: as perguntas devem: ser claras, concretas e precisas ser claras, concretas e precisas possibilitar uma única interpretação possibilitar uma única interpretação referir-se a uma única idéia de cada vez referir-se a uma única idéia de cada vez Pré-teste do questionário Pré-teste do questionário Prova preliminar com a finalidade de evidenciar falhas na redação do questionário, como: complexidade da pergunta, imprecisão na redação, exaustão, constrangimento etc. Prova preliminar com a finalidade de evidenciar falhas na redação do questionário, como: complexidade da pergunta, imprecisão na redação, exaustão, constrangimento etc.

49 Exemplos Questões abertas: Qual é, no seu entender, o principal problema que o governo precisa resolver? Qual é, no seu entender, o principal problema que o governo precisa resolver? Questões fechadas Qual a sua religião Qual a sua religião Católico, protestante, espírita, outra religião, sem religião Católico, protestante, espírita, outra religião, sem religião Questões relacionadas Questões relacionadas 1) Você fuma cigarros? sim (responda à questão seguinte), não (responda à questão nº 3) 1) Você fuma cigarros? sim (responda à questão seguinte), não (responda à questão nº 3) 2)Quantos cigarros fuma por dia? Menos de cinco, cerca de meio maço, um maço.... 2)Quantos cigarros fuma por dia? Menos de cinco, cerca de meio maço, um maço.... 3)Você já fumou no passado? sim, não 3)Você já fumou no passado? sim, não

50 Passo 1Especificar que informações serão procuradas/solicitadas. Passo 2Determinar o tipo de questionário e a metodologia de administração. Passo 3Determinar o conteúdo de cada pergunta. Passo 4Determinar a forma de resposta para cada questão. Passo 5Determinar o fraseado de cada questão. Passo 6Determinar a seqüência das questões. Passo 7Determinar as características físicas do questionário. Passo 8Reexaminar os passos 1-7 e rever se necessário. Passo 9Pré testar o questionário e rever se necessário.

51 Grupos focais Definição: Definição: É um grupo de discussão informal e de tamanho reduzido (até 12 pessoas). Objetivos: Objetivos: Obter informação qualitativa em profundidade. Obter informação qualitativa em profundidade. Revelar as percepções dos participantes sobre os tópicos em discussão. Revelar as percepções dos participantes sobre os tópicos em discussão.

52 Grupos focais Características do método Participantes semelhantes: - nível de escolaridade - condição social - servidores de um mesmo setor publico Os participantes são incentivados a conversar entre si, trocando suas experiências, relatando suas necessidades, observações, preferências, etc. Duração de cada sessão: 30 a 90 min. Limite de tópicos: no máximo 5 assuntos Observador externo: não se manifesta

53 Grupos focais (GF) x questionários (survey) GFSurvey Dados qualitativos Dados quantitativos Pequenas amostras Grandes amostras Questões e respostas não estruturadas questões muito bem estruturadas, padronizadas, e respostas precodificadas Utilidade:

54 Utilidades estágios exploratórios de uma pesquisa; Quando administradores querem ampliar sua compreensão a respeito de um projeto, programa ou serviço. pode ser utilizado para monitorar um serviço em execução; Ex.: grau de satisfação das pessoas

55 Exemplo de metodologia Os dados serão coletados por meio de pesquisa bibliográfica em livros, revistas especializadas , a partir dos quais serão buscados Serão levantadas as diretrizes e os programas em leis, portarias....., a fim de A pesquisa documental será feita nos arquivos do , onde serão encontrados regulamentos, tabelas Esses dados contribuirão para Na pesquisa de campo, serão realizadas entrevistas semi- estruturadas junto a que possibilitarão (Ou serão aplicados questionários junto a


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