A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas"— Transcrição da apresentação:

1 Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
“Projeto Água” EE. Helen Keller Público Alvo: 7ª e 8ª séries – EF Profª Edna Martha Bordinhão Monari PC Maria Aparecida Tavoni Hermenegildo Diretoria de Ensino Região Adamantina

2 Justificativa Este projeto tem como finalidade fazer com que o aluno do Ensino Fundamental desenvolva seu raciocínio a partir de situações cotidianas, como a falta de água, poluição e mapeamento envolvendo não só a disciplina de Ciências, mas também Geografia e Arte. O trabalho interdisciplinar visa o entendimento global do mundo em que vivemos, aproximando o aluno cada vez mais da realidade em que vive. Serão trabalhadas atividades que sugerem o desenvolvimento cognitivo para determinados conteúdos propostos, sempre visando o desenvolvimento da curiosidade e o gosto de aprender. Diante deste projeto decidimos colocar a informática como instrumento tecnológico e atual na aquisição de conhecimentos de maneira dinâmica, fazendo com que os alunos se conscientizem da preservação da água potável do planeta Terra, pois, hoje cabe aos educadores o grande desafio em colocar a tecnologia moderna como mais um recurso a serviço do processo ensino-aprendizagem preparando assim um aluno crítico diante da sua realidade

3 Objetivos Identificar como a distribuição de água no planeta é importante para a vida dos seres vivos; Compreender a importância de se preservar os recursos naturais; Reconhecer e analisar práticas e situações que comprometem a disponibilidade de água na nossa região; Reconhecer e avaliar políticas e medidas de gestão compartilhadas de recursos hídricos; Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para preservar os recursos hídricos disponíveis; Compreender a importância de se fazer um mapeamento colaborativo e participativo das Bacias Hidrográficas dos rios Aguapei e Peixe.

4 Conteúdos Água: conflito, cooperação e gestão de recursos hídricos;
Água: distribuição e disponibilidade na superfície terrestre; Sustentabilidade dos recursos hídricos; Mapeamento colaborativo.

5 Recursos Internet; Máquina fotográfica; Computador; Pen Drive

6 Metodologia A metodologia utilizada envolve o estudo em sala de aula, com auxilio de livros didáticos, textos xerocados e pesquisa na internet, feita no laboratório de informática da Escola sobre a quantidade de água potável existente hoje em dia no planeta Terra, tipos de máquinas que são utilizadas na extração desta água e um levantamento diagnóstico de como poderíamos fazer para reduzir o desperdício de água potável em nossos lares e em nosso município.

7 Fonte: Água Hoje e Sempre – Consumo Sustentável – SEE/SP
Através de uma conversa com os alunos e leitura do texto “Água consumo sustentável” levantamos os seguintes questionamentos: Como é a distribuição e a disponibilidade de água no mundo? Quais as áreas que vivem com abundancia ou escassez dela? No Brasil, qual é a situação? E na cidade que vivemos, há oferta adequada de água? Quais são as bacias hidrográficas da nossa região? Fonte: Água Hoje e Sempre – Consumo Sustentável – SEE/SP A partir daí discutiremos as práticas que os alunos consideram inadequadas e que comprometem a oferta de água, como o despejo do esgoto doméstico e os resíduos industriais em rios e córregos e a partir daí discutiremos a questão do consumo doméstico (desperdício).

8 (Orientação da professora Arlete Ap. Correia Meneguette).
Depois de toda discussão faremos o mapeamento de alguns pontos da nossa região através do guia wikimapa (Orientação da professora Arlete Ap. Correia Meneguette).

9 Avaliação A avaliação será feita através do desenvolvimento das atividades individuais e coletivas, no envolvimento dos alunos no projeto e no domínio dos conceitos apresentados.

10 Coleta de imagens

11

12

13

14

15 Sala de Informática, postando fotos no site wikimapa!

16

17

18

19

20


Carregar ppt "Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google