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A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.

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1 A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira

2 ESCOLA RURAL MUNICIPAL ALÔ GUIMARÃES – LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE FAZENDA RIO GRANDE/PR

3 objetivo Preocupações da professora, com relação à aprendizagem dos alunos, mais especificamente com as dificuldades apresentadas na leitura e escrita de algumas crianças. O presente trabalho tem como objetivo realizar trabalho com textos literários para o desenvolvimento e letramento dos alunos que frequentam classes multisseriadas.

4 justificativa Porque Literatura?
Cabral (1998) aponta que a literatura se constitui não só na produção, mas também na interação com o leitor, pois sua legitimidade se dá quando o leitor interage, recria a história com sua própria visão de mundo. No processo de ensino aprendizagem quanto maior o contato da criança com diferentes textos e situações, mais ela terá seu universo ampliado. Portanto, realizar atividades e criar situações com textos literários irá promover o desenvolvimento e articulação entre oralidade, leitura e escrita.

5 metodologia Técnicas utilizadas: observação formal, entrevista fechada, análise do material pedagógico. Registro de dados: diário de campo, fotografias. Com relação aos alunos, realizamos uma investigação sobre as histórias e lendas presentes na comunidade.

6 DISCUSSÃO TEÓRICA Soares (2009) não se refere unicamente a dimensão pessoal, mas é sobretudo uma prática social: letramento é o que as pessoas fazem com as habilidades de leitura e de escrita, em um contexto especifico, e como essas habilidades se relacionam com as necessidades, valores e práticas sociais.(p. 72). Cabral (1998) aponta que a literatura se constitui não só na produção, mas também na interação com o leitor, pois sua legitimidade se dá quando o leitor interage, recria a história com sua própria visão de mundo.

7 Na educação e pedagogia do campo, parte-se da particularidade e singularidade dada pela realidade de homens e mulheres que produzem suas vidas no campo. Todavia, não se postula o localismo e nem o particularismo, mediante os quais se nega o acesso e a construção do conhecimento e de uma universalidade histórica rica, porque é a síntese do diálogo e da construção de todos os espaços onde os seres humanos produzem sua vida.(Frigotto, 2010, p. 36)

8 Características da Sala de aula e outros espaços:
escola Características da Sala de aula e outros espaços: Disposição das carteiras; Reagrupamento de ciclo; Espaço da sala Exposição dos trabalhos Computador Biblioteca improvisada

9 DISPOSIÇÃO DAS CARTEIRAS

10 DISPOSIÇÃO DAS CARTEIRAS

11 Reagrupamento por ciclo

12 Espaço da sala de aula

13 EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS

14 EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS

15 Espaço externo

16 Hora do recreio

17 Hora do recreio

18 Biblioteca improvisada

19 Resultados Adaptação da professora quanto ao livros (Coleção trilhas na Educação do Campo e Magda Soares) Contos Habilidade para contar outras histórias. Textos literários diversos. Contando, recontando e produzindo.

20 FIGURA 1: FREQUÊNCIA DE ACESSO À INFORMAÇÃO E À CULTURA.

21 Figura 2: Frequência de acesso - comunicação em massa e meios externos.

22 Rojo (2009), com o advento da globalização a sociedade mudou muito, novas formas de comunicação estão cada vez mais presentes e, consequentemente, novas práticas de letramento (letramentos múltiplos) são cada vez mais exigidas. O termo letramento, segundo a autora, “busca recobrir os usos e práticas sociais de linguagem que envolvem a escrita de uma ou de outra maneira, sejam eles valorizados ou não valorizados, locais ou globais, recobrindo contextos sociais diversos (família, igreja, trabalho, mídias, escola etc.), numa perspectiva sociológica, antropológica e sociocultural.” (p.98)

23 Bibliografia BRASIL. Panorama da educação do campo. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007. CABRAL, M. A criança e o livro: memória em fragmentos. In: KRAMER, S.; LEITE, M. I. (Orgs). Infância e produção cultural. Campinas: Papirus, p FRIGOTTO, G.. Projeto Societário contra-hegemônico e educação do campo: desafios de conteúdo, método e forma. In: MUNARIM, Antonio et al. (org.). Educação do campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insular, p SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3° Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Ed


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