A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa NAP de extensão CREALI – Centro de Recursos para Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa I Jornada de Extensão UEL/UENP 24-25 de novembro de 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa NAP de extensão CREALI – Centro de Recursos para Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa I Jornada de Extensão UEL/UENP 24-25 de novembro de 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Programa NAP de extensão CREALI – Centro de Recursos para Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa I Jornada de Extensão UEL/UENP de novembro de 2010 Assessorando professores de inglês em formação continuada

2 Passos iniciais Programa NAP de extensão, existente desde 1989 Inicialmente, como um Centro de Recursos para professores de Inglês e Português. Centros de Recursos para professores ganharam força nos anos 1960, principalmente na Inglaterra, em função da desarmonia entre a formação recebida em cursos e a realidade das salas de aula.

3 Centros de Recursos Brown e Halliday (1995) esclarecem que a necessidade de encontrar formas para se resolver o divórcio entre teoria e prática levou à criação de espaços para que professores pudessem compartilhar suas experiências e buscar soluções pedagógicas para as dificuldades vivenciadas. Seus objetivos mais comuns são os de elaborar mecanismos para o aprimoramento profissional de professores que têm dificuldades em se ausentar das aulas para uma formação continuada, e poder criar métodos flexíveis para lidar com situações diversas na sala de aula.

4 Atividades em Centros de Recursos Um centro de recursos pode tanto oferecer materiais didáticos e pedagógicos, quanto ter seu espaço usado para interação e discussão entre docentes e usuários, e ainda, promover atividades, oficinas, eventos, grupos de estudos, e outras formas de assessoria.

5 Seus objetivos concentram-se em assessorar professores de inglês em sua formação continuada. Oferece um espaço para que professores possam planejar suas aulas e melhorar seu nível profissional. Disponibiliza, ainda, um acervo com materiais didáticos, teses, monografias, periódicos, livros, dentre outros. Caracteriza-se como uma biblioteca de referência, sem fazer empréstimos, e como um espaço virtual para atualização de professores. Espaço físicoCREALI

6 Homepage do Programa NAP

7 Cadernos MAD – Materiais de Apoio Didático Coletânea de reportagens de jornais, textos acadêmicos, artigos de opinião, recortes de publicações diversas, sobre uma temática de interesse de professores MAD-10 Currículo e Ensino de Inglês MAD-10 MAD-11International English: o uso da língua inglesa no mundo MAD-12 Literatura e ensino de Inglês MAD-12 MAD-13 –Inglês e as relações internacionais MAD-13 MAD-14 A Cartilha do Politicamente Correto MAD-14 MAD-15Hegemonia e Plurilinguismo MAD-15 MAD-16 Inglês como Língua Franca MAD-16 MAD-17 Cidadania e Ensino de Inglês MAD-17 MAD-18 Letramento Crítico MAD-18 MAD-19 Avaliação e Remuneração do professor e a qualidade do ensino MAD-19 MAD-20 Ensino de inglês para EJA

8 NAP Online Boletim mensal, enviado a usuários cadastrados pessoalmente ou via site.

9 Espaço físico acomoda projetos que reúnem professores em formação e já atuantes (PIBID), orientação de estagiários, disciplinas de Prática de Ensino de Língua Inglesa. Formação inicial e continuada

10 Professores universitários envolvidos com a formação de outros professores no programa PDE Formação inicial e continuada

11 Assessoria para desenvolvimento de atividades do Projeto Londrina Global (inglês nas séries iniciais) Formação inicial e continuada

12 BROWN, G.R.; HALLIDAY, J.J. Feasibility studies on the development of teachers resource centers Disponível em. Acesso em 03 de março de CEZAR, R; ALONSO, T.; Atividades de Formação Continuada em Centro de Recursos para Professores de Inglês. Ao Pé da Letra, V. 6.1, Janeiro – Julho de GIMENEZ, T.; FOGAÇA,. F.C. Criando condições para o desenvolvimento profissional continuado de professores de inglês: o centro de recursos do NAP..In: MATEUS, E.; QUEVEDO-CAMARGO, G.; GIMENEZ, T. Ressignificações na formação de professores: rupturas e continuidades. Londrina, EDUEL, GIMENEZ, T. Os sentidos do projeto NAP. Londrina, EDUEL, LRC PROJECT PARTNERS. The Language Resource Centre Handbook: guidelines for setting up, running and expanding Language Resource Centres (LRCs). Athens: Kastaniotis Editions, Referências


Carregar ppt "Programa NAP de extensão CREALI – Centro de Recursos para Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa I Jornada de Extensão UEL/UENP 24-25 de novembro de 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google