A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendizagem Conhecimentos Habilidades Atitudes Aprendizagem Diálogo Autonomia (Moore, 1993) Estrutura Educação a Distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendizagem Conhecimentos Habilidades Atitudes Aprendizagem Diálogo Autonomia (Moore, 1993) Estrutura Educação a Distância."— Transcrição da apresentação:

1

2 Aprendizagem Conhecimentos Habilidades Atitudes

3 Aprendizagem Diálogo Autonomia (Moore, 1993) Estrutura Educação a Distância

4 Redes de conhecimento by Delaunay

5 Pessoas ProcessosTecnologia

6 Pessoas Motivação Vínculos Presença virtual Silenciosos

7 Processos Modelos de ensino Tradicional Autônomo Colaborativo Projetos Mix Transdisciplinaridade Problemas / descoberta

8 Processos Projetos Mix Transdisciplinaridade solução de problemas - aprendizagem por descoberta retorno reflexivo divergência e convergência solitário e solidário

9 Processos Modelo de ensino por projetos Projetos: autonomia, responsabilidade, problemas Dewey, 1905 Kilptratick, 1935 Problem Based Learning Lebow (1993), Duffy and Jonassen (1992) and Duffy, Lowyck, and Jonassen (1993) Projetos de Trabalho Hernandez, 1996

10 Tecnologia Ambientes EAD Sites/ Portal Informação Interação Publicação

11 Projeto Telemar Educação Formação de formadores e professores presencial e a distância Implementação do computador como ferramenta educacional Integração de novas práticas educacionais, fundamentadas na Modelo de ensino por projetos e Transdisciplinaridade. comunidade virtual de aprendizagem

12 Demandas Necessidade de reformulação da proposta inicial de capacitação dos formadores e acompanhamento presencial das ações nos 16 estados que passou a ser a distância. Ausência de um ambiente virtual apropriado para a formação de formadores e professores e acompanhamento a distância do PTE nas escolas. O site concebido inicialmente para o Projeto não atendeu as novas demandas. Falta de um sistema informático de gestão eficiente para o registro, acompanhamento e avaliação das práticas formativas.

13

14

15

16

17

18 Resultados - Participação Visitante: Internautas em geral e membros da comunidade que não participam das ações. Iniciado: Formadores e professores em processo de formação. Regular: Participantes das atividades lúdicas e projetos comunitário. Líder: Formadores, professores multiplicadores, alunos monitores. Senior: Aqueles que apropriaram-se do processo de implementação do Projeto e trabalham colaborativamente com os formadores da Escola do Futuro – USP. (Kim, 2000)

19 Resultados – Práticas formativas Participação de 135 educadores - 90% concluintes 45,9% do número de inscritos Justificativas: Acúmulo de atividades na escola Esquecimento Inscrição em mais de um curso ( tempo) Instabilidade da conexão Falta de equipamento

20 Recomendações Readaptação do calendário Motivação e conscientização da importância da participação – Implementação do Projeto Valorização e reconhecimento dos professores participantes e das respectivas escolas Inserção de termo de compromisso – na inscrição Automatização do número de inscrições/ vagas – 20% a mais

21

22 Silvia Fichmann


Carregar ppt "Aprendizagem Conhecimentos Habilidades Atitudes Aprendizagem Diálogo Autonomia (Moore, 1993) Estrutura Educação a Distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google