A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA."— Transcrição da apresentação:

1 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA

2 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA Como encontrar a informação que desejamos, dentro do excesso de material contido na rede? Como funcionam os processos de catalogação de informações na Web e como podemos tirar proveito dos recursos oferecidos pelas máquinas de busca mais utilizadas? O que é um diretório? Uma lista de sites e páginas da Web, separados hierarquicamente por categorias.

3 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA Uma Máquina de Busca é um sistema capaz de rastrear a Web para localizar e catalogar novas páginas e sites. O Google www.google.com.br é a máquina de busca mais utilizada atualmente. Diante de bilhões de páginas disponibilizadas na Web (em mais de 100 milhões de sites), como identificar quais as mais relevantes? Atualmente, a Internet tornou-se muito comercial.www.google.com.br

4 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA O Google é a máquina de busca mais estudada e conhecida de todas. Vamos, aqui, conhecer algumas das facilidades do Google, que é a máquina de busca mais utilizada no mundo atualmente. Posteriormente, você pode procurar conhecer também os recursos de outras máquinas de busca na Internet (Yahoo!,MSN, Altavista, entre outros).

5 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA Exemplos de Diretórios - Diretório do Yahoo (http://br.yahoo.com/info/diretorio.html) - Diretório do GigaBusca (http://www.gigabusca.com.br/dir.html) Exemplos de Máquinas de Busca - Google (http://www.google.com.br) - Cadê? / Yahoo! (http://br.cade.yahoo.com/)

6 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA DIFERENÇAS O diretório tem a mesma finalidade dos mecanismos de busca: a indexação e a recuperação de páginas da web. Eles têm a mesma finalidade, mas existem duas diferenças fundamentais entre os diretórios e os mecanismos de busca.

7 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA A primeira diferença é o modo de o diretório encontrar na web os sites a serem por ele indexados. Enquanto o programa robô do mecanismo de busca toma, ou pode tomar, a iniciativa de sair visitando os sites e suas páginas pelo mundo afora, o diretório fica lá "na dele" esperando que você, o dono do site e das páginas, tome a iniciativa de apresentá-los a ele.

8 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA A segunda diferença: o diretório classifica o conteúdo dos sites segundo categorias e subcategorias, setores de atividade econômica ou ramos do conhecimento. Quando você for informar o URL de seu site para que o diretório faça a indexação dele, você também deve dizer a ele a qual dessas categorias sua página pertence. (É bom lembrar que alguns mecanismos de busca também solicitam que você informe o assunto ou a categoria do seu site.)

9 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA Pois bem, mas a diferença mais significativa mesmo fica é por conta de quem faz a indexação das páginas da web. Enquanto nos mecanismos de busca quem realiza essa atividade é uma máquina, um programa de computador, nos diretórios quem faz a análise e a indexação dos sites são humanos. Diante disso selecionamos uma máquina de busca para este trabalho. www.google.comwww.google.com

10 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA A pesquisa de Imagens do Google é de fácil compreensão, com milhões de imagens indexadas e disponíveis para visualização. Para utilizar este recurso, basta acessar a opção Imagens, na página principal do Google, e inserir os termos de referência da imagem desejada na caixa de pesquisa.

11 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA Localização de informações em arquivos PDF, DOC,, etc. Os resultados das pesquisas no Google incluem também arquivos do tipo Adobe Portable Document Format (PDF), Microsoft Word (DOC), entre outros. Apesar da publicação de arquivos com estes formatos não ser tão comum como a de arquivos HTML, pode haver informações de alta qualidade disponíveis nestes documentos. HTML Termo de Informática: linguagem digital padrão em que são escritas as informações das páginas e sites publicados na Internet.

12 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA Para ver o seu resultado somente em arquivos DOC, simplesmente digite filetype:doc, dentro do box de procura, diante do termo de sua pesquisa. Isso vale para qualquer outro formato.

13 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA Procura por expressões Para restringir a busca de informações, localizando apenas documentos que contenham uma expressão ou trecho de uma frase específica, basta digitar os termos da procura entre aspas.

14 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA Inclusão e eliminação de palavras Para que o Google localize documentos que não contenham determinadas palavras, basta acrescentar o caractere - na frente do termo indesejado.

15 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA Outro filtro que pode ser aplicado aos resultados de uma busca pode ser incluído com o uso do caractere "+" antes do termo a ser utilizado na filtragem. Se for usado em conjunto com o sinal -, após a eliminação de expressões, é feita uma nova filtragem para considerar apenas os resultados com o termo desejado.

16 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA Definições de termos - Para encontrar alguns conceitos e definições de termos encontrados em alguns glossários on-line ou enciclopédias, basta incluir a expressão define: antes do termo desejado. Os resultados são obtidos dos sites mais utilizados para consulta a esses termos.

17 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA Pesquisa avançada Freqüentemente, adicionar mais palavras e atributos a uma busca ampla ajuda a estreitá-la até você encontrar o que quer. Entretanto, o Google oferece uma página de pesquisa avançada, que facilita a aplicação dos atributos descritos acima à sua pesquisa, por meio de formulários. Para utilizar este recurso, basta acessar a opção Pesquisa avançada, na página principal do Google, e inserir os termos de referência em cada caixa de pesquisa, de acordo com sua funcionalidade e descrição.

18 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA

19 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA Bibliotecas Virtuais Na Internet podemos encontrar, além de informação, muito material educacional pronto e disponível para uso em sala de aula e/ou on-line. São bibliotecas virtuais, sites de educação, repositórios de objetos de aprendizagem, etc. Wikipédia - (www.wikipedia.org) é uma enciclopédia on-line livre, baseada na edição do seu conteúdo de forma colaborativa. Qualquer pessoa pode se tornar um editor de um determinado conteúdo na Wikipédia; basta ser voluntário.

20 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA

21 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA O RIVED Rede Interativa Virtual de Educação - http://rived.proinfo.mec.gov.br – é um programa da Secretaria de Educação a Distância – SEED – do Ministério da Educação, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED são atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações.

22 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA Os conteúdos ficam armazenados em um repositório e, quando acessados, vêm acompanhados de um guia do professor com sugestões de uso. Cada professor tem liberdade de usar os conteúdos sem depender de estruturas rígidas: é possível usar o conteúdo como um todo, apenas algumas atividades ou apenas alguns objetos de aprendizagem como animações e simulações. Os conteúdos produzidos pelo RIVED são públicos e podem ser acessados pelo sistema de busca – repositório on-line –, que permite visualizar, copiar e comentar os conteúdos publicados.

23 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA

24 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA LabVirt – Laboratório Didático Virtual – Simulações O Laboratório Didático Virtual - (http://www.labvirt.futuro.usp.br) é uma iniciativa da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo e sua missão é aprimorar o aprendizado pelo desenvolvimento de uma comunidade envolvendo escolas e universidades. O principal objetivo é construir uma infra-estrutura pedagógica e tecnológica que facilite o desenvolvimento de projetos de física e química nas escolas. No site, estão disponíveis simulações de acesso gratuito, feitas a partir de roteiros de alunos do ensino médio de escolas da rede pública.

25 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA

26 ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA O Portal Domínio Público: (http://www.dominiopublico.gov.br) mantém um acervo disponível para consulta composto, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes.


Carregar ppt "ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google