A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE AULA: CONCEITOS E METODOLOGIAS. ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET COORDENADORES: CASSIA MARIA STAUT RODRIGUES MARIA HATSUE SASADA RONCHESEL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE AULA: CONCEITOS E METODOLOGIAS. ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET COORDENADORES: CASSIA MARIA STAUT RODRIGUES MARIA HATSUE SASADA RONCHESEL."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE AULA: CONCEITOS E METODOLOGIAS. ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET COORDENADORES: CASSIA MARIA STAUT RODRIGUES MARIA HATSUE SASADA RONCHESEL SALA DE TECNOLOGIA: ADRIANA MÁRCIA DOS SANTOS CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS IVAIR RIBEIRO DE OLIVIEIRA

2 PLANO DE AULA È um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, como quem fazer. O QUE DEVE CONTER:

3 Componente Curricular/Disciplina: Compõe a matriz curricular de um determinado curso em uma determinada etapa de ensino. É obrigatória sua inclusão com a carga horária determinada na matriz, a fim de que o curso tenha eficiência e validade.

4 O deve conter: Ano: Ensino Fundamental (6º ano ao 9º ano), Ensino Médio e Eja (Fundamental e Médio) Tempo de Duração: Tempo necessário para execução do plano de aula ( diário, semanal, quinzenal, anual ) na STE até 3 aulas, acima disso será projeto.

5 Eixo Temático: É um recorte na área de conhecimento, neste caso da Educação. Nos eixos temáticos, o programa aglutina investigações e estudos de diferentes enfoques. O eixo temático organiza a estrutura, limita a dispersão temática e fornece o cenário no qual são construídos os objetos de pesquisa.

6 O que deve conter um plano de aula Objetivo Geral: Objetivo a ser alcançado com a atividade proposta, ou seja, conhecimento adquirido pelo alunos. Conteúdos: Conteúdos que serão trabalhados com os alunos. Habilidades: Capacidade para fazer algo que resolva situações de maneira apropriada atendendo as necessidades propostas.

7 Estratégias Metodologias/Procedimentos: Forma como os conteúdos serão trabalhados, possibilitando o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para atingir o objetivo proposto. Recursos: o que vai ser utilizados para realizar o plano de aula.

8 Avaliação É um processo a ser construído no decorrer da aprendizagem, esta se dará através do ensino e da aprendizagem. É importante ressaltar que os critérios estabelecidos para a avaliação dever ser respeitados, pois são estes que irão determinar se o planejamento contemplou os objetivos propostos e o desenvolvimento do mesmo.

9 PERFIL DE UM BOM PLANO DE AULA Realista: é conveniente que seja objetivo, adequado à disponibilidade concreta das potencialidades humanas, à tecnologia e aos recursos econômicos e financeiros. Claro e simples: Não deve apresentar aspectos indefinidos, ser compreensível.

10 PERFIL DE UM BOM PLANO DE AULA Oportuno: satisfazer as necessidades exigidas pelas circunstâncias. Integracionista: considerar todos os fatores concorrentes e capazes de colaborar com o melhor aproveitamento do recurso. Concatenado: iniciar com os antecedente e o presente (diagnóstico) para projetar o futuro.

11 PERFIL DE UM BOM PLANO DE AULA Estável: ter consistência, apresentar um conteúdo que mereça confiança geral, que seja flexível e que garanta sua realização Funcional: ter todos os elementos que garantam sua efetiva execução. Programado: descrição sistemática das ações a serem realizadas, tempo e recursos necessários para execução. Informativo: que contenha fontes confiáveis para determinar de forma precisa todos os elementos.

12 A FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO ESCOLAR A ação educativa é intencional. È um conjunto de objetivos a serem alcançados. Que a avaliação como parte integrante do planejamento do processo de ensino – aprendizagem, apresenta três funções:

13 Função Diagnóstica Tem por finalidade realizar uma sondagem de conhecimentos e experiências já disponíveis no aluno, bem como a existência de pré- requisitos necessários à aquisição de um novo saber. Permite ainda identificar progressos e dificuldades de alunos e professores diante do objeto proposto.

14 Função Formativa Tem por finalidade proporcionar o feedback (retroalimentação) para o professor e para o aluno, durante o desenvolvimento do processo ensino- aprendizagem.

15 Função Somativa: Temos propósito de oferecer subsídios para o registro das informações relativas ao desempenho do aluno. Considerando que a função somativa da avaliação visa proporcionar uma medida que poderá ser expressa em nota ou conceito sobre o desempenho do aluno.

16 Habilidade É a conquista do conhecimento através de aproximações sucessivas (proporcionadas pelos professores em suas aulas. aprendemos a dirigir com o instrutor e conquistamos habilidades de dirigir este veiculo.

17 Competência Saber fazer Bem, o que é necessário e desejável. dirigir veiculo, estando sozinho e enfrentando o trânsito de uma cidade.

18 Plano de aula para STE COMO ELABORAR UM PLANO DE AULA

19 NOME DO PLANO DE AULA: O tema surge do contexto observado, e é, ele que balizará todas as ações do plano. É muito importante que o tema seja bem delimitado e que tenha uma relevância para o contexto em que se pretende trabalhar.

20 CONTEÚDO: Especifique os principais conteúdos curriculares trabalhados no projeto para atingir os objetivos propostos, ou seja, qual é o conteúdo no planejamento curricular anual.

21 METODOLOGIA: Como você pretende alcançar os objetivos, qual é a dinâmica do projeto... Aqui todas as ações precisam ser descritas: - Desenvolvimento das ações: passo- a-passo do trabalho e das atividades propostas, respeitando a ordem cronológica.

22 RECURSOS: Acesso ao site datashom, retroprojetor, máquina fotográfica... Especificar quais recursos serão utilizados!

23 DURAÇÃO: é quantas aulas você trabalhará com esse plano de aula. Ex. 01 aula, 02 aula.

24 AVALIAÇÃO: A base da avaliação é a participação do aluno em todas as etapas do trabalho, porém o mais importante é que os critérios sejam claramente expostos no início do projeto. A nota (conceito) pode ser composta pela avaliação de empenho na busca e seleção de informações, participação nas discussões e desvelo na elaboração do trabalho final. Todos os participantes do projeto (inclusive professores) devem fazer sua auto- avaliação.

25 Observações: OBS: QUALQUER DÚVIDA PROCURE A COORDENAÇÃO PEDAGOGÓGICA OU OS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL. OBS: ANTES DE UTILIZAR A SALA DE TECNOLGIA O PLANO DE AULA DEVERÁ SER AVALIADO E VISTADO PELA COORDENAÇÃO PEDAGOGICA.

26 Sites sugeridos para elaborar planos de aula e preparar aulas Orkut da escola: da STE-

27 OBRIGADA (O) !!!


Carregar ppt "PLANO DE AULA: CONCEITOS E METODOLOGIAS. ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET COORDENADORES: CASSIA MARIA STAUT RODRIGUES MARIA HATSUE SASADA RONCHESEL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google