A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação de Software Profª. Leticia Lopes Leite Software Educacional I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação de Software Profª. Leticia Lopes Leite Software Educacional I."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de Software Profª. Leticia Lopes Leite Software Educacional I

2 Qualidade XConceito multimensional que se realiza através de atributos. XDeve ser definida para determinado objeto.

3 Qualidade de Software XDependente da área de aplicação do software. XObjetivo comum independente da área de aplicação Atendimento das necessidades do usuário

4 Qualidade de Software é... XUm conjunto de atributos que devem ser atingidos, em um determinado grau, de modo que o produto atenda às necessidades do usuário. XSendo assim... Não devemos esperar chegar ao final do processo de desenvolvimento para avaliarmos se o produto tem ou não, a qualidade desejada.

5 Mas, se quisermos comprar um software pronto? Devemos realizar um processo de avaliação.

6 Por que medir Software? (Pressman) XPara se ter uma indicação da qualidade do produto XPara assegurar a produtividade das pessoas que desenvolvem o produto XPara assegurar os benefícios advindos dos novos métodos e técnicas da engenharia de software XPara formar uma base cognitiva XPara ajudar a justificar um pedido de novas ferramentas e treinamento adicional

7 Software Educacional... XCrescimento rápido da disseminação e utilização de software educacional. XMuitas vezes o SE produzido é de baixa qualidade, principalmente devido a: Pouco praparo de recursos humanos na área educacional; Pressão mercadológica dos fabricantes de hardware Produção descentralizada de programas de ensino; Quantidade de horas de trabalho necessárias para o desenvolvimento e a implementação. Dificuldade de montagem de uma equipe multidisciplinar que desenvolva um trabalho cooperativo.

8 Uso do computador na Educação XAplicação bastante complexa, pois exigem características de utilização nem sempre consideradas em outras aplicações.

9 Avaliação de Software Educacional XAvaliador deve se perguntar: Para que avaliar? O que interessa saber em relação ao software? Respostas permitirão escolher os métodos e procedimentos de avaliação que sejam mais apropriados

10 Planejamento da Tecnologia Educacional Deve responder a 3 perguntas principais: XOnde estamos indo? Busca a qualidade da educação para os alunos XComo vamos chegar lá? Como alcançar juntos a qualidade da educação XComo sabemos que chegamos? Exige coleta de dados por um certo período de tempo e avaliação contínua

11 Avaliação (Sanchez) XFormativa: realizada durante o projeto e desenvolvimento do software, pelos próprios desenvolvedores. XSomativa: realizada geralmente com o produto final, por pessoas não envolvidas na produção do software.

12 Avaliação de SE (Lathrop e Goodson) XA avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade –explorando assuntos não facilmente apresentados por outros meios educacionais.

13 Avaliação de SE (Lathrop e Goodson) XA avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo –filosofia educacional –objetivo claramente definido e pode ser atingido com o software

14 Avaliação de SE (Lathrop e Goodson) XA avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo –vocabulário adequado –conteúdo apropriado ao nível do aluno

15 Avaliação de SE (Lathrop e Goodson) A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo formatação da tela usuário tem controle das seqüências correção da ortografia tela é bem utilizada recursos de cor e movimento são bem utilizados

16 Avaliação de SE (Lathrop e Goodson) A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo formatação da tela instruções informações claras, completas e bem formatadas na tela possibilidade de avanços e volta na apresentação das telas de informações facilidade de interrupção do programa entrada e saída do programa em diferentes pontos possibilidade de inclusão e exclusão de informações programa roda de acordo com as instruções fornecidas na documentação

17 Avaliação de SE (Lathrop e Goodson) A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo formatação da tela instruções repostas do aluno entradas e saídas de dados são fáceis e consistentes convenções e símbolos para entrada de dados são usuais tratamento de erros (possibilidade de fornecer escores para que professor e alunos definam o perfil de desempenho do software)

18 Avaliação de SE (Lathrop e Goodson) A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo formatação da tela instruções repostas do aluno recursos motivacionais avaliados principalmente em relação a quantidade e qualidade das telas gráficas fornecimento de helps, ajuda recursos de animação, cor e som

19 Avaliação de SE (Lathrop e Goodson) A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo formatação da tela instruções repostas do aluno recursos motivacionais aspectos técnicos documentação grau de concordância entre o que o programa pretende fazer e o que ele realmente faz

20 Avaliação de SE (Lathrop e Goodson) A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo formatação da tela instruções repostas do aluno recursos motivacionais aspectos técnicos documentação função do professor relacionado aos níveis de autonomia do usuário permitido pelo programa


Carregar ppt "Avaliação de Software Profª. Leticia Lopes Leite Software Educacional I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google