A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica."— Transcrição da apresentação:

1 República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica

2 Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica

3 HISTÓRIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS

4 Somente os Institutos:
423 campi Mais de alunos Rede Federal

5 O que somos? Lei de 29/12/2008, Art. 7º, que nos orienta para ofertar, além da formação básica, de nível médio e de graduação: “(...) e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.”

6 Metas de oferta para o ensino
Ensino Básico Ensino Técnico 50% Graduação, Mestrado e Doutorado 20% formação de docentes

7 Requisitos da Capes para criação de programas (Portaria Capes no 088, de 27/09/2006, § 1o)
Comprometimento institucional (...); Clareza e consistência da proposta (...); Competência técnico-científica para promoção do curso (...); Quadro docente permanente qualificado (...); Infraestrutura de ensino e pesquisa (...).

8 Sobre a Pesquisa e a Pós-Graduação na Rede

9 Alguns números da rede referentes à Pesquisa e Pós-Graduação
Quantidade de doutores: 3.455 Dinter em andamento: 46 Minter em andamento: 19 Unidades da rede que possuem laboratórios exclusivos para pesquisa: 19 Bolsistas de iniciação científica: 9.594 Programas de pesquisa com recursos próprios: todos Programas de Doutorado e Mestrado: 23 (3 Doutorados) APCN´s reprovados: 48

10 Total: doutores Fontes: Lattes (05/11/2012)

11 Produção relacionada à pesquisa
Artigos em periódicos: Artigos com JCR: Artigos Qualis A e B: Trabalhos em congressos, seminários, eventos: Patentes requeridas: Livros:

12 Sobre a estratégia

13 Cenário para a Pesquisa e Pós-Graduação
Características gerais Estima-se que este plano deva ser executado em 10 anos. Os Ifes possuem cerca de 10% de professores Doutores. É razoável pensar que em 10 anos teremos 40% dos professores como doutores: Aposentarão parte significativa do quadro atual e que não possuem doutorado na sua maior parte; O PNPG aponta um crescimento de 80% do número de doutores no mercado; A diferença salarial incentiva fortemente a qualificação. É razoável imaginar então um crescimento do número de doutores em 15% ao ano nos próximos 10 anos. Esta projeção é inclusive modesta. Deste modo, neste cenário, teremos nos próximos anos em torno de doutores.

14 Matriz SWOT Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças
- Capilaridade da rede no país - Incentivo governamental à expansão na rede - Equipe com experiência forte na área técnica - Equipe motivada para se qualificar - Verticalização dos níveis e modalidades - Infraestrutura compatível com pesquisa - Fomento à pesquisa institucionalizado - Tradição em ensino de alta qualidade Fraquezas - Baixa concentração de doutores em mesmo campus - Baixa produção científica média - Falta de pesquisa institucional que permita clareza de diretrizes - Ausência de política e diretrizes para qualificação - Resistência interna à execução da pesquisa, refletida no Plano de Metas, no PDI e na cultura de parte dos gestores e docentes - Falta de esclarecimento à Capes e avaliadores de nosso potencial e propósito Oportunidades - Apoio da Capes em alguns Dinter e Minter - Momento de desejo do país em internacionalizar a pesquisa. - Sociedade entendendo a ideia que a pesquisa, inovação e internacionalização podem ajudar o país - Corpo de doutores jovem e não endógeno - PNPG - Parcerias desejadas pelo setor produtivo Ameaças - Restrições maiores da Capes frente aos nossos APCN´s - Dificuldade de obtenção de Dinter e Minter - Ausência de um programa específico da Capes para qualificação da rede - Ausência de um programa da Setec para pesquisa e pós-graduação da rede

15 Referencial para dimensionamento da pesquisa e pós-graduação
Instituição Quantidade de Doutores (Lattes) Quantidade de programas (07/09) Relação doutores/programa Unicamp 2.511 67 37 USP 7.560 227 33 UFRJ 3.616 91 40 UFMG 2.664 61 44 UFRGS 2.419 79 31 Total /média 18.770 525 36

16 Baseado na quantidade de doutores, quantos programas deveríamos ter?
Período Quant. Doutores Programas em funcionamento Quantos deveríamos ter Hoje 3.455 30 96 Em 10 anos 13.820 384

17 Que metas parecem razoáveis?
Para a rede estar nas condições que as Instituições de referência estão hoje. Claro, as instituições de referência estarão ainda melhores. Quantidade de programas: 384 Quantidade de docentes qualificados: Quantidade de docentes produtivos: (considerando que cada programa terá um mínimo de 12 doutores e 6 com potencial mas não inserido no programa)


Carregar ppt "República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google