A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica Vitor Bemvindo V Jornada de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica Vitor Bemvindo V Jornada de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores."— Transcrição da apresentação:

1 Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica Vitor Bemvindo V Jornada de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores

2 Meu estado de espírito sintetiza estes dois sentimentos [otimismo e pessimismo] e os supera: sou pessimista com a inteligência, mas otimista com a vontade (Antonio Gramsci)

3 Antecedentes Históricos Fundado em 2008, por iniciativa do Núcleo Interdisciplinar UFRJ-Mar O Núcleo UFRJ-Mar nasceu em 2002, com o intuito de desenvolver atividades de extensão universitária vinculadas às pesquisas voltadas ao mar (Engenharia Naval e Oceânica) Iniciativas extensionistas de caráter pedagógico: Festival UFRJ-Mar (desde 2002) Escola de Pescadores de Macaé (de 2004 a 2009)

4 Caracterização do IPUFRJ Nasce, em 2008, a partir de um convênio entre o Núcleo Interdisciplinar UFRJ-Mar, a Prefeitura de Cabo Frio e a Secretaria Estadual de Educação Oferece cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: Cultura Marítima (Construção Naval, Pesca e Aquicultura e Mergulho), Análises Químicas e Produção de Áudio e Vídeo. Vínculo com o Programa de Formação de Professores em Trabalho e Educação Em 2013, é aprovado pelo Conselho Universitário da UFRJ o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES), núcleo que dará suporte ao Programa de Formação de Professores e ao IPUFRJ

5 Referencial Político Numa tentativa de pensar um espaço educativo que possua como princípio o trabalho; tendo em vista a sua função não como reprodutor de uma ordem social, mas como espaço de socialização de conteúdos acumulados pela sociedade visando à transformação desta mesma sociedade, não pactuando, portanto, com a ruptura trabalho manual e intelectual; produção e educação, apresentamos a seguir o projeto do Instituto Politécnico da UFRJ. COSTA, Luiz Henrique; MATSUNAGA, Priscila; AMORIM, Fernando. Da Proposta Politécnica e o Programa de Institutos Politécnicos. Rio de Janeiro: Núcleo Interdisciplinar UFRJ Mar, 2008, p. 3.

6 Referencial Teórico-Metodológico Educação Politécnica O trabalho como o princípio educativo A educação pelo trabalho e a teoria histórico-cultural da atividade O ensino médio integrado como via para a politecnia: Integração entre formação geral e técnica Associação entre trabalho manual e intelectual Interação entre os diversos campos do conhecimento

7 Construção da Metodologia de Ensino Desafio: Construir uma metodologia de ensino que buscasse a integração entre a formação geral e a educação profissional, além da integração entre as diversas áreas de conhecimento. O projeto pedagógico [...] é estruturado com base em projetos de caráter interdisciplinar, que são uma forma de romper com a prisão das grades curriculares, das disciplinas estreitas que não conseguem dar conta da complexidade do mundo do trabalho, nem da complexidade dos currículos tradicionais. Não é um desafio pequeno. AMORIM, Fernando; SILVEIRA, Maria Helena. Uma Escola, Um Sonho, Uma Realidade. Rio de Janeiro: Núcleo Interdisciplinar UFRJ Mar, (disponível em: )

8 Campos do Conhecimento Práticas de Comunicação Social e Artes (PCSA) Língua Portuguesa, Literatura, Línguas Estrangeiras, Artes e História Cultural, Comunicação Social e Dança. Práticas Desportivas Aquáticas e Terrestres (PDAT) Educação Física e Dança Ciências do Ambiente (CA) Biologia, Geografia, Química, Física e Oceanografia Relações Sociais (RS) História, Geografia, Filosofia, Sociologia Ciências da Natureza e Outras Tecnologias (CNTec) Matemática, Física, Química, Oceanografia e Desenho Industrial.

9 Reapropriação Crítica do Método de Projetos Origem do Método de Projetos: Pragmatismo (John Dewey e William Kilpatrick) Reapropriação do método a partir da perspectiva histórico-cultural tendo a centralidade no trabalho Mediação entre a totalidade do trabalho e as particularidades dos campos de conhecimento Integração entre a formação técnica e a formação geral Interação entre os distintos campos do conhecimento Produção do conhecimento associada ao trabalho coletivo dos alunos

10 Ciências da Natureza

11


Carregar ppt "Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica Vitor Bemvindo V Jornada de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google