Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Pesquisa e Prática em Educação
Prof. Marcelo Silva, M. Sc, Aula Apresentação da Disciplina
2
Apresentação da Disciplina
Objetivo Geral Objetivos Específicos Conteúdo Bibliografia Apresentação da Disciplina Prof. Marcelo Silva, M. Sc,
3
Objetivo Geral Analisar as principais características, envolvendo os princípios e as diretrizes, que norteiam o encaminhamento da vida universitária e acadêmica em geral e as especificidades que se colocam para a formação do pedagogo. Refletir sobre o papel da Universidade no mundo atual, tendo em vista seus princípios norteadores - pesquisa, ensino e extensão - com ênfase no papel da pesquisa como princípio educativo e na construção do conhecimento científico e suas dimensões: epistemológica, metodológica e técnica. Prof. Marcelo Silva, M. Sc,
4
Objetivos Específicos
Interpretar o amplo sentido da formação universitária em suas distintas dimensões: científica, profissional e política, assim como a Universidade e seu papel no mundo atual. Refletir sobre o conceito de pesquisa, seu papel como princípio educativo e a construção do conhecimento científico. Investigar as principais características do campo de conhecimento científico da Pedagogia e o Curso Superior de Pedagogia (sentido, problemáticas e desafios). Prof. Marcelo Silva, M. Sc,
5
Conteúdo – Unidade 1 O sentido da formação universitária
Formação científica, formação profissional e formação política Produção do conhecimento científico Teoria e prática científica - método, técnicas e códigos A Universidade, sua história e seu papel no mundo de hoje – pesquisa ensino e extensão Prof. Marcelo Silva, M. Sc,
6
Conteúdo – Unidade 2 A pesquisa como princípio formativo
Conceito de pesquisa e a construção do conhecimento científico Papel da pesquisa e do conhecimento científico na formação do educador Conhecimento científico X Conhecimento do senso comum O conceito de ideologia e seu papel no mundo atual Prof. Marcelo Silva, M. Sc,
7
Conteúdo – Unidade 3 O campo de conhecimento da pedagogia e o Curso de Pedagogia – sentidos, problemáticas e os atuais desafios O campo de conhecimento da pedagogia - sentido, cientificidade, abordagem histórica e desafios atuais Formação do professor / formação do pedagogo Principais campos de atuação do pedagogo Políticas atuais da formação do pedagogo – as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia e o Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá Prof. Marcelo Silva, M. Sc,
8
Bibliografia BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. In: BECKER, Fernando. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001, p BECKER, Fernando. O ato pedagógico de ensinar e a produção do conhecimento. In: BECKER, Fernando. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001, p LORIERI, Marcos Antônio. A Educação par o Pensar. In: CASTRO, Eder Alonso, OLIVEIRA, Paula Ramos de. Educando para o Pensar. São Paulo: THONSON: p . Prof. Marcelo Silva, M. Sc,
9
Contatos msc.marcelosilva@gmail.com @mscmarcelosilva
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.