A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
Na atualidade, a área de Ciências Humanas compreende conhecimentos produzidos por vários campos de pesquisa: História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Psicologia. Outras áreas da CHT – Política, Antropologia e Economia.

2 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
Objetivo: Estudo dos seres humanos em suas múltiplas relações, fundamentado por meio da articulação entre os diversos saberes, principalmente, os saberes da própria área.

3 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
A produção científica – acelerada pela sociedade tecnológica - tem colocado em debate uma gama variada de novas questões de natureza ética, cultural e política, que necessitam emergir como objetivo de análise das disciplinas que compões as Ciências Humanas.

4 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
Caráter Interdisciplinar: Esta área corrobora a necessidade de se utilizar o acervo de conhecimentos para auxiliar os jovens estudantes a compreender as questões que os afetam, bem como a tomar decisões.

5 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
Ao integrar os campos disciplinares, o conjunto dessas ciências contribui para formação que permita ao estudante compreender: As relações entre sociedades diferentes; Analisar os inúmeros problemas da sociedade; Analisar as diversas formas de relação com o homem e a natureza, refletindo sobre as ações e contradições da sociedade em relação a si próprio e ao ambiente.

6 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS (CNT)
As CNTs estão presentes sob muitas formas na cultura e na vida em sociedade, na investigação dos materiais das substâncias, da vida e do cosmo.

7 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS (CNT)
Possuem dimensão filosófica, pois, ao interpretar eventos da biosfera e compreender a evolução da vida,ou ao observar estrelas e galáxias, elas permitem conjecturar sobre a origem e o sentido cósmicos – atividades que no passado eram prerrogativa do pensamento filosófico.

8 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS (CNT)
As ciências são, portanto, base conceitual para intervenções práticas que podem ser destrutivas – como na tecnologia bélica – mas também podem promover valores humanos ao fornecerem critérios para a percepção crítica e para a interpretação da realidade.

9 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS (CNT)
As ciências ampliam a visão do mundo natural, ao mergulhar nos detalhes moleculares da base genética da vida ou ao revelar a periodicidade de caráter quântico das propriedades dos elementos químicos.

10 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS (CNT)
É necessário uma alfabetização científico-tecnológico, para que a inserção da ciência no mundo dos estudantes seja significativa. Por isso tudo, jovens que concluem a educação básica, preparados para seu desenvolvimento e realização pessoal, devem saber se expressar e comunicar com as linguagens da ciências e fazer uso dos seus conhecimentos.

11 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS (CNT)
Todas as Ciências da Natureza fazem uso de instrumentais matemáticos em seus procedimentos de qualificação, análise e modelagem.

12 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS (CNT)
O conjunto das Ciências da Natureza pode ser tomado como das áreas do conhecimento que organizam a aprendizagem na educação básica, pois, ainda que diferentes ciências, como a Biologia, a Física e a Química tenham certos objetivos de estudo e métodos próprios, também têm em comum conceitos, métodos e procedimentos, critérios de análise, de experimentação e de verificação.

13 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS (CNT)
A articulação em uma área permite compreender melhor o papel educacional da Biologia, da Física ou da Química, do que tomar cada disciplina isoladamente. Não se deve estranhar que da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental as ciências estejam integradas na mesma disciplina escolar, englobando as linguagens adequadas para cada faixa etária.

14 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS (CNT)
Na 5ª e 6ª série, a ênfase está colocada na realidade mais imediata do aluno, com suas vivências e percepções pessoais, e também como tema para exercício do letramento e início da alfabetização científico-tecnológico. Na 7ª e 8ª série, a ênfase já se desloca para temáticas mais abrangentes em suas interpretações. Por isso, corpo humano, as tecnologias de uso cotidiano e a Terra devem ter tratamentos compatíveis com a idade.

15 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS (CNT)
No Ensino Médio, é possível ousar um maior aprofundamento conceitual da área de conhecimento nas três disciplinas científicas básicas, nas quais a especificidade temática e metodológica se explicita, permitindo, inclusive, uma organização curricular mais detalhada.

16 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS (CNT)
No Projeto Pedagógico da escola, a área do conhecimento CNT tem importante face com a área das CHT, por exemplo, os períodos históricos são pautados pelos conhecimentos técnicos e científicos presentes nas atividades econômicas, etc.

17 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS (CNT)
Da mesma forma, há uma ampla interface com a área das Linguagens e Códigos, pois a CNT, de um lado, fazem uso de inúmeras linguagens e, de outro, elas constituem linguagem própria. Na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, está expresso que o conhecimento científico-tecnológico deve ser aprendido e dominado pelos cidadãos como recurso seu, não dos outros.

18 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS (CNT)
Enfim, deve assegurar um tipo de Ciências da Natureza de forma a garantir, na preparação dos jovens do Ensino Médio, uma efetiva apropriação das ciências como qualificação pessoal, não simplesmente como ilustração cultural.

19 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LCT)
Esta área compreende um conjunto de disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (LEM), Arte e Educação Física, no Ensino Fundamental e Médio. Segundo PCN (2006), a linguagem é a capacidade humana de articular significados coletivos em sistemas arbitrários de representação, que são compartilhados e que variam de acordo com a necessidade da vida em sociedade.

20 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LCT)
Nesta perspectiva, trabalha-se em primeiro lugar, como a construção do conhecimento: conhecimento linguístico, musical, corporal, conhecimento gestual, conhecimento das imagens, do espaço e das formas.

21 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LCT)
A experiência escolar torna-se uma vivência que permite ao aluno compreender as diferentes linguagens e usá-las como meios da organização da realidade. Esse processo exige que o aluno analise, interprete e utilize os recursos expressivos da linguagem, por exemplo, relacionando textos com seu contexto.

22 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LCT)
Utilizar-se das linguagens é saber colocar-se como protagonista do processo de produção. È também entender o princípio das tecnologias da comunicação e da informação, associando-os aos conhecimentos científicos. Com manifestações culturais, a Literatura e a Arte não devem ser reduzidas a meras linguagens de escolas, autores e suas características.

23 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LCT)
O aluno do Ensino Fundamental e Médio deve não só vivenciar, experimentar, valorizar, apreciar e aproveitar os benefícios advindos da cultura do movimento, mas também perceber e compreender os sentidos e significados das duas diversas manifestações na sociedade contemporânea.

24 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LCT)
A consciência linguística e a consciência crítica dos usos da língua estrangeira devem possibilitar o acesso a bens culturais da humanidade. Assim, não só o estudo da língua materna mas também os da LEM são excelentes meios para sensibilizar os alunos para os mecanismos de poder associados a uma língua.

25 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LCT)
No ensino das disciplinas da área, deve-se levar em conta, em primeiro ligar, que os alunos se apropriam mais facilmente do conhecimento quando ele é contextualizado, ou seja, quando faz sentido dentro de um encadeamento de informações, conceitos e atividades.

26 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LCT)
A contextualização pode se dar em três níveis. Contextualização Sincrônica Contextualização Diacrônica Contextualização Interativa.

27 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LCT)
A construção do conhecimento humano e o desenvolvimento das artes, da ciência, da filosofia e da religião foram possíveis graças à linguagem, que permeia a construção de todas as atividades do homem.


Carregar ppt "CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google