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Logo do Setor XX Encontro do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras Ações educativas inclusivas: experiências implantadas.

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1 Logo do Setor XX Encontro do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras Ações educativas inclusivas: experiências implantadas nas IES

2 Logo do Setor CURSO DE PEDAGOGIA ênfase EDUCAÇÃO POPULAR

3 Logo do Setor O curso originou-se da proposta apresentada pelas seguintes entidades: -Associação de Educadores Populares de Porto Alegre – AEPPA; -Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA; -Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre – CME; -Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

4 Logo do Setor Convênio celebrado entre PUCRS e AEPPA com interveniência e anuência do MEC.

5 Logo do Setor Condições para ingresso e permanência: -ter concluído o Ensino Médio na modalidade Normal; -ter aprovação no ENEM; -trabalhar como Educador Popular; -comprovar uma renda média familiar per capita até 1 ½ salário mínimo (com vistas à bolsa integral).

6 Logo do Setor O curso é financiado com bolsa integral, sustentada pela Filantropia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (com anuência do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS). Conta com 126 alunos; 60 alunos em Educação Infantil e 66 em Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

7 Logo do Setor O projeto pedagógico do Curso de Pedagogia com ênfase em Educação Popular foi uma construção da Faculdade de Educação da PUCRS em conjunto com representantes da AEPPA, CMDCA, CME e da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

8 Logo do Setor O Curso desenvolve-se mediante metodologia que pressupõe trabalho interdisciplinar por meio de atividades propostas sob Eixos Temáticos que transversalizam a produção de conhecimentos, os quais são socializados em Seminários Integradores, planejados por professores e alunos numa complexificação crescente de saberes.

9 Logo do Setor Os Seminários Integradores articulam as diferentes áreas do conhecimento numa relação dialógica, provocando a teorização do refletir e do fazer pedagógico por meio da reflexão teórica e prática dos contextos, das particularidades e abrangências da ação pedagógica da Educação Popular.

10 Logo do Setor Os componentes Curriculares são articulados e orientados sob os diferentes Eixos Temáticos, os quais propiciam a construção interdisciplinar do conhecimento e dos saberes envolvidos na prática da Educação Popular.

11 Logo do Setor O estudo teórico-prático aborda: -as concepções em Educação Popular; -a relação existente entre educação e movimentos populares/sociais; -educação e comunicação comunitária; -educação e trabalho/economia popular e solidária.

12 Logo do Setor O Curso estrutura-se sob a seguinte organização curricular

13 Logo do Setor Eixo Integrador O curso de Pedagogia terá ênfase em Educação Popular, nesta perspectiva a proposta metodológica pressupõe o trabalho interdisciplinar através do estudo de eixos temáticos transversalizados, aliando teoria e prática que se desvelarão em Seminários Integradores, planejados por professores e alunos numa complexificação crescente. Os Seminários Integradores articulam as diferentes áreas do conhecimento numa relação dialética provocando a teorização do refletir e do fazer pedagógico. Os componenetes curriculares articulados e orientados pelos diferentes eixos temáticos organizam a construção interdisciplinar do conhecimento. LEGENDA Vermelho Educação Infantil Azul Anos Iniciais Verde Ambos os cursos Nível I Educação e movimentos populares/ sociais Concepções teórico práticas em educação popular Nível II Trabalho e educação: economia popular e solidária Nível III Educação e comunicação comunitária Nível IV Práticas pedagógicas de educação popular Nível I História da educação Sociologia Pesquisa e produção textual em educação I Nível II Pesquisa e produção textual em educação II Psicologia da educação Filosofia da educação Nível V Humanismo e cultura religiosa Nível VI Ética e cidadania Nível VII Sociologia da Educação Fundamentos da Educação Estudo teórico-prático que aborda os fundamentos históricos, sociológicos, filosóficos, psicológicos e de investigação em educação. Educação e Infância Estudo teórico-prático que aborda história e concepção de infância; políticas públicas e legislação para a infância; estudos sócio- psico-antrolológicos para a infância. Nível II Organização e políticas da educação infantil e do ensino fundamental Nível III Estudo sócio -psico -antropológico sobre a infância Nível V Crianças e infâncias: perspectiva histórica e cultural O cuidado e a educação das crianças Nível VI Identidades e subjetividades das crianças Nível VI História e políticas píblicas da EJA Juventude adultez e contemporaneidade Identidades culturais: gênero, etnia e sexualidade no cenário de EJA Nível III Planejamento e avaliação educacional I Gestão democrática e práticas inclusivas em educação I Organização da prática pedagógica – a interdisciplinariedade na aprendizagem I Nível IV Teorias do currículo e conhecimento Planejamento e avaliação educacional II Nível V Organização da prática pedagógica – a interdisciplinariedade na aprendizagem Gestão democrática e práticas inclusivas II Seminário Integrador I Estudos psico-pedagógicos – práticas e abordagens metodológicas de educação para crianças, jovens e adultos Nível VI A fantasia e o lúdico: brincadeira, jogos e música Seminário Integrador II Nível VII Organização da prática pedagógica – a interdisciplinariedade na aprendizagem II Seminário Integrador III Educação Juventude e Adultez Estudo teórico-prático que aborda a história e políticas da EJA no mundo, no Brasil e em Porto Alegre; políticas públicas em educação básica; estudos psicopedagógicos e abordagens metodológicas de educação para crianças, jovens e adultos; identidades culturais, gênero, etnia e sexualidade no cenário de EJA; juventude, adultez e contemporaneidade. Teoria e Prática em Educação Relação teórico prática envolvendo estudos de teoria currículo e conhecimento; planejamento e avaliação educacional; gestão democrática e práticas pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, incluindo os Seminários Integradores e o Estágio Supervisionado. Linguagens Estudo teórico prático dos diferentes códigos, linguagens e campos específicos do conhecimento Educação Popular Estudo teórico-prático que aborda as concepções em educação popular; a relação existente entre educação e movimentos populares/sociais; educação e comunicação comunitária; educação e trabalho/economia popular e solidária. Nível I Educação e as tecnologias da informação e comunicação I Nível II Educação e as tecnologias da informação e comunicação II Nível IV Literatura erudita e popular Código e linguagens: libras e braile Nível VI Campos do conhecimento I Nível VII Função social da escrita Campos de conhecimento II Nível VIII Campos do conhecimento III

14 Logo do Setor Objetivos Gerais: O curso de Pedagogia, referenciado na Educação Popular e no ideário educativo marista, visa a oferecer formação de nível superior a educadores que já atuam em instituições comunitárias e beneficentes, visando a qualificar seu trabalho e, através dele, elevar as condições dos grupos sociais em que se inserem. Convênio: MEC / PUCRS / AEPPA Eixo integrador Seminários Linguagens Teoria e Prática em Educação Educação Juventude e Adultez Educação e Infância Fundamentos da Educação Educação Popular

15 Logo do Setor O desenvolvimento do curso conta com o acompanhamento sistemático de uma comissão integrada por representantes de cada uma das entidades anteriormente referidas.

16 Logo do Setor CME (Conselho Municipal de Educação) O curso representa uma significativa possibilidade de qualificação pessoal e profissional que vem atender às exigências atuais de formação e qualificação docente, bem como legitimar a luta dos movimentos sociais que buscam espaços de qualidade de educação para as crianças pequenas, alfabetização de jovens e adultos e para os anos iniciais do ensino fundamental.

17 Logo do Setor AEPPA (Associação dos Educadores Populares de Porto Alegre) Os educadores populares evoluíram, especialmente na relação teoria x prática, enriquecendo as atividades que já desempenham com a Educação Infantil e com os Anos Iniciais da EJA.

18 Logo do Setor Alunos e alunas As temáticas estudadas nestes três semestres foram válidas e contribuíram para a formação e desenvolvimento profissional: -Liberdade de expressão; - auto-estima fortalecida; - reconhecimento social e cultural nos grupos em que atuam; - maiores oportunidades profissionais (os que estavam desempregados estão atuando no mesmo campo em que estudam); - criação de grupos para atuar com economia solidária, fruto de projetos desenvolvidos no curso.

19 Logo do Setor O curso representa uma experiência diferenciada de acesso e permanência no processo de formação de professores para atuação consentânea com alunos de classe popular. Da mesma forma, o egresso terá, ao finalizá-lo, titulação e competência para atuar, seja em educação infantil, seja em anos iniciais do ensino fundamental, em escolas do Sistema de Ensino, em geral.

20 Logo do Setor Nesse sentido o curso está em consonância com as linhas mestras balizadoras de atuação na Universidade: -qualidade; -pesquisa; -empreendedorismo; -compromisso com a sociedade.

21 Logo do Setor Eixo Integrador O curso de Pedagogia tem ênfase em Educação Popular, nesta perspectiva a proposta metodológica pressupõe o trabalho interdisciplinar através do estudo de eixos temáticos transversalizados, aliando teoria e prática que se desvelarão em Seminários Integradores, planejados por professores e alunos numa complexificação crescente. Os Seminários Integradores articulam as diferentes áreas do conhecimento numa relação dialética provocando a teorização do refletir e do fazer pedagógico. Os componenetes curriculares articulados e orientados pelos diferentes eixos temáticos organizam a construção interdisciplinar do conhecimento.

22 Logo do Setor Educação Popular Estudo teórico-prático que aborda as concepções em educação popular; a relação existente entre educação e movimentos populares/sociais; educação e comunicação comunitária; educação e trabalho/economia popular e solidária.

23 Logo do Setor Fundamentos da Educação Estudo teórico-prático que aborda os fundamentos históricos, sociológicos, filosóficos, psicológicos e de investigação em educação.

24 Logo do Setor Educação e Infância Estudo teórico-prático que aborda história e concepção de infância; políticas públicas e legislação para a infância; estudos sócio-psico-antrolológicos para a infância.

25 Logo do Setor Educação Juventude e Adultez Estudo teórico-prático que aborda a história e políticas da EJA no mundo, no Brasil e em Porto Alegre; políticas públicas em educação básica; estudos psicopedagógicos e abordagens metodológicas de educação para crianças, jovens e adultos; identidades culturais, gênero, etnia e sexualidade no cenário de EJA; juventude, adultez e contemporaneidade.

26 Logo do Setor Teoria e Prática em Educação Relação teórico-prática envolvendo estudos de teoria currículo e conhecimento; planejamento e avaliação educacional; gestão democrática e práticas pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, incluindo os Seminários Integradores e o Estágio Supervisionado.

27 Logo do Setor Linguagens Estudo teórico-prático dos diferentes códigos, linguagens e campos específicos do conhecimento


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