A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comissão de Assistência Social – COAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comissão de Assistência Social – COAS"— Transcrição da apresentação:

1 Comissão de Assistência Social – COAS

2 Atuação A Comissão de Assistência Social é um organismo de estudo, reflexão, planejamento e acompanhamento dos serviços prestados na área de assistência social da Província Marista do Rio Grande do Sul, bem como uma instância de adequação entre a Missão Marista de educar e evangelizar crianças e jovens, principalmente os mais empobrecidos e a legislação em vigor. A assistência social enquanto política social pública visa atender as necessidades básicas da população e o enfrentamento da questão social, através de um conjunto de ações sócio-assistenciais de proteção à família e ao individuo que se encontra em situação de vulnerabilidade ou risco social. É política publica não contributiva, que prevê os mínimos sociais, que compõe o rol dos direitos sociais com o objetivo de promoção da cidadania e inclusão social assegurando-lhe o sentimento de pertença como elevação do padrão e qualidade de vida dos cidadãos.

3 Centros Sociais Maristas
Os Centros Sociais estão localizados em Porto Alegre e interior do Estado do RS. Há também o trabalho desenvolvido nos ônibus itinerantes: Inclusão Digital Marista (2) e Sorrisão Marista. Mantenedoras dos Centros Sociais Maristas: SOME – Sociedade Meridional de Educação USBEE – União Sul Brasileira de Educação e Ensino. Filosofia e Identidade dos Centros Sociais Os centros Sociais Maristas estão fundamentados na proposta educativa de São Marcelino Champagnat, que se destaca pelas três virtudes: “simplicidade, humildade e modéstia” num profundo amor à criança e valores cristãos, vivenciados através do dialogo do respeito mútuo, da convivência fraterna, das ações solidárias, com liberdade e responsabilidade. Os Centros Sociais Maristas empenham-se na formação integral dos cidadãos, especialmente das crianças, jovens e adultos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A formação é entendida como um empreendimento social, integrado na comunidade local. Respondem à missão educativa assumida pelo Instituto, conforme o documento elaborado pela Comissão Internacional de Educação Marista.

4 Objetivo Geral dos Centros Sociais
Promover a inclusão social minimizando os efeitos das desigualdades sociais, educacionais e econômicas, a fim de que se fortaleçam os valores familiares, cristãos, éticos, resgatando a auto-estima dos atendidos e tornando-os protagonistas do processo de transformação social. Incentivar a participação nos Conselhos e Fóruns que envolvam os trabalhos com crianças, adolescentes e adultos.

5 Alguns números Número de atendidos nos Centros Sociais
Diretos: aproximadamente Indiretos: Modalidades de atendimento: - Educação Infantil – 04 meses a 5 anos e 11 meses - Serviço de Apoio Sócieducativo – 6 anos a 14 anos - Trabalho Educativo – 14 anos a 17 anos e 11 meses - Cursos Livres– a partir de 16 anos - Abrigagem – Casas-Lares – 0 a 17 anos e 11 meses - Grupo de Convivência de idosos: a partir de 60 anos - Educação de Jovens e Adultos - EJA – a partir de 16 anos - Ensino Fundamental e Ensino Médio - Inclusão Digital – a partir de 16 anos - Educação Especial – 4 anos a 72 anos - Atendimento Primário à Saúde – todos os atendidos - Cursos Profissionalizantes – a partir de 16 anos - Orientação e Apoio Sóciofamiliar (OASF) – famílias dos atendidos PAIF – Programa de Atenção à Família

6 O que se espera com o trabalho nos Centros Sociais Maristas:
Oportunizar aos nossos atendidos a conquista da autonomia, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho orientado para a solidariedade.


Carregar ppt "Comissão de Assistência Social – COAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google