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UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA ÁREA DE COMUNICAÇÃO, MOVIMENTO E MÍDIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: IMPORTÂNCIA E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Paula Bianchi, Jucélia Medianeira Schubert e Marli Hatje Área de Concentração: Ciência do Esporte / Educação Física Departamento de Métodos e Técnicas Desportivas do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria / RS / Brasil Analisar a importância da Comunicação na formação e atuação profissional e na formação continuada, em nível de pós- graduação, a partir de estudos realizados na área de Comunicação, Movimento e Mídia na Educação Física e dos documentos oficiais, envolvendo a Educação Física, foi o objetivo central do artigo elaborado como avaliação final na disciplina de Pesquisa em Educação Física Escolar do Curso de Especialização em Educação Física Escolar do CEFD/UFSM. Observou-se que os documentos destacam, de forma direta ou indiretamente, a questão da Comunicação na formação e na atuação profissional, bem como na formação continuada. Há menções à Comunicação, enquanto processo e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas metodológicas. RESULTADOS CONCLUSÃO Os documentos oficiais analisados destacam direta ou indiretamente a questão da Comunicação na formação profissional, bem como na formação continuada. Algumas IES, a partir da autonomia institucional preconizada pelas novas DCs, incluíram disciplinas nos novos cursos de graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) que tratam da questão da Comunicação. Ela é discutida enquanto processo, fenômeno social ou ferramenta pedagógica, a partir da análise da mídia e das novas TICs. A UFSM, por exemplo, ao compreender as transformações que ocorrem, no sistema educacional, produzidas pelas tecnologias, está ampliando as possibilidade de interação e de acesso às TICs. De modo geral, podemos afirmar que os documentos oficiais destacam que o uso das tecnologias deve ocorrer, de forma integrada, quanto à diversidade de meios e quanto à abordagem interdisciplinar.Mas, para isso acontecer na prática, deve haver uma conscientização dos docentes das IES, diretamente, envolvidos com uma formação e atuação profissional abrangente, em um contexto educacional profundamente influenciados pelas TICs. A área de Comunicação está contemplada nestes documentos? Como? PCNs PPP/UFSM LDB/1996 Resoluções 01 e 02/02 CNE/MEC PPP- Ed. Física Licenciatura Lei nº 9.696/98 Resolução 07/04 CNE/MEC PPP- Ed. Física Bacharelado PPP Latu Sensu Ed. Física Escolar CEFD/UFSM As respostas foram buscadas na: Análise, apresentação e discussão dos resultados. SUGESTÕES para implementar e/ou melhorar a utilização da Comunicação na formação e atuação profissional e na formação continuada PCNs: Os PCNs, baseados na LDB/1996, têm o papel de orientar as escolas na elaboração dos currículos, buscando a formação geral do educando e o desenvolvimento da capacidade para utilizar diferentes TICs. LDB/1996: Destaca a importância da educação tecnológica, em todos os níveis de ensino para uma formação integral do homem. PPP/UFSM: Destaca a importância das TICs nas diferentes profissões, disponibilizando sistemas de informação e ferramentas tecnológicas, bem como cursos de formação continuada na modalidade de Educação à Distância (EAD). Lei nº 9.696/98: Trata, indiretamente, da questão do estudo. Dispõe sobre a regulamentação da profissão de Educação Física. Resoluções 01 e 02/02: A resolução 01, refere-se às TICs como importantes ferramentas metodológicas que podem ser utilizadas, no processo de ensino- aprendizagem, bem como na formação continuada, principalmente, na EAD. A Resolução 02, trata indiretamente da relação com a área em questão. PPP- Ed. Física – Licenciatura e Bacharelado: Os dois novos cursos de Educação Física do CEFD/UFSM contemplam à área da Comunicação, numa disciplina chamada A Educação Física e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Resolução 07/2004: Propõe que os bacharéis em Educação Física saibam utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional. PPP – Curso de Especialização em Ed. Física Escolar : As disciplinas que compõem o Currículo do Curso, contempla assuntos, envolvendo as TICs e suas implicações na formação e na atuação profissional em Educação Física.


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