A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perri PÓS-GRADUAÇÃO `LATO SENSU` NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perri PÓS-GRADUAÇÃO `LATO SENSU` NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR."— Transcrição da apresentação:

1 Perri PÓS-GRADUAÇÃO `LATO SENSU` NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

2

3 Parecer de Newton Sucupira (977/65) do Conselho Federal de Educação: cursos destinados ao treinamento nas partes de que se compõe um ramo profissional ou científico ou o domínio científico e técnico de uma certa e limitada área do saber ou da profissão, para formar o profissional especializado Resolução CFO no. 61/2004, de 03/12/2004 Atuação do Conselho Federal de Odontologia: Regulamentação, credenciamento e registros fora do sistema acadêmico HISTÓRICO

4 Perri ABENO (2005) – Objetivos do Ensino de Especiliazação: aprofundar o conhecimento e habilidades técnicas e científicas, visando à formação de recursos humanos no campo específico de sua atuação nas diversas sub-áreas da Odontologia, buscando uma transdisciplinaridade

5 Perri LEGISLAÇÃO Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei no , de 20/2/1996) Legislação sobre organização e avaliação do ensino superior: Decreto nº , de 9/07/2001; Lei nº , de 14/04/2004

6 Perri Parecer CNE/CES n o. 908, de 2/12/1998: define a variação do valor do título obtido, em função da característica das instituições que ofertam o curso. Resolução CNE/CES n o. 1, de 3/4/2001: estabelece normas para o funcionamento dos cursos de especialização em nível de pós-graduação modalidade lato sensu, que podem ser oferecidos por instituições de educação já credenciadas para oferta de ensino superior ou por instituições especialmente credenciadas para esse fim pelo Ministério da Educação (Art. 6º).

7 Perri Normatizações oferecem detalhamentos sobre procedimentos com o objetivo de credenciamento de oferta, funcionamento e cadastro e valor atribuído à certificação de cursos lato sensu: Parecer CNE/CES 0281/2002; Portaria MEC no /2004; Portaria MEC no. 4361/2004.

8 Perri PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 614 CDs – 5 Regiões do País: ¾ atuam como clínicos; 6/10 realizaram cursos de pós-graduação (Destes 42% - Especialização); Predominam: Endodontia (18,3%), Ortodontia (16,4%) e Odontopediatria (14,9%); Gostariam: Ortodontia (18,7%) e Prótese (16,8%) Pesquisa de marketing (CFO, ABO, AcBO, ABENO) – 2 o. Semestre 2002

9 Perri Carvalho DR; Perri de Carvalho AC. Tendências sobre cursos de especialização. Estudo em três níveis de ensino. IX Congresso Internacional de Odontologia do Distrito Federal, 2001 [Painel]. Exame Nacional de Cursos 1997, 1998 e 1999 – Questionário- Pesquisa: Interesse fazer cursos de aperfeiçoamento e especialização, respectivamente de 81,6%, 79,4% e 77,2% Alunos Especialização - Implantodontia e Periodontia - UNESP-Araçatuba e da ABO-MT: Já tinham freqüentado previamente outros cursos de especialização, respectivamente 75% e 35%. Alunos CPG UNESP-Araçatuba, matriculados em Cirurgia, Odontopediatria e Estomatologia: respectivamente, 77%, 72,4% e 53,3% já haviam concluído algum curso de especialização.

10 Perri Influências Relatório Flexner (1910): biologismo, mecanicismo, individualismo, especialização, exclusão de práticas alternativas, atuação curativa e tecnicização. TENDÊNCIAS DESDE GRADUAÇÃO Aberração especializante na graduação Limites clínico geral/especialização: Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia (Resolução CNE/CES no. 3/2002, de 19/02/2002, D.O.U. de 04/03/02)

11 Perri g) nova proposta de avaliação dos cursos de especialização. PROPOSTAS - D DD Discussões na academia: a) visão integrada da saúde; b) aspectos preventivos e promocionais na especialidade; c) conteúdos mais significativos de bioética, metodologias da pesquisa e do ensino; d) melhor elaboração da monografia; e) Atendimento especificidades (CTBMF – residência); f) preparo para a educação à distância, on line e atividades inovadoras no ambiente de ensino-aprendizagem; INSERÇÃO NO PROJETO PEDAGÓGICO DA IES:

12 Perri Proposta para o Instrumento de Verificação das Condições de Ensino dos Cursos de Pós-Graduação (Lato sensu) em Odontologia ABENO (2005) PROPOSTA DE AVALIAÇÃO Dimensões: contexto institucional, organização didático-pedagógica, corpo docente, instalações, contexto social. Atendimento a Leis, Decretos, Resoluções e Pareceres citados.

13 Perri 1) Legislação educacional do Brasil é clara (credenciamento de oferta, funcionamento, cadastro, valor atribuído à certificação de cursos lato sensu); 2) Vinculação deste nível de ensino com o projeto pedagógico da IES e em coerência com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia; 3) Recomendam-se estudos: conteúdos de visão integrada da saúde; aspectos preventivos e promocionais na especialidade; mais significativos de bioética, metodologias da pesquisa e do ensino e para a elaboração da monografia; preparo para a educação à distância, on line e atividades inovadoras no ambiente de ensino- aprendizagem; atendimento especificidades (CTBMF); 4) Considerar nova proposta de avaliação dos cursos de especialização, em atendimento à legislação vigente sobre avaliação do ensino superior; 5) Há necessidade de redirecionamento acadêmico dos cursos de especialização em Odontologia. CONCLUSÕES:


Carregar ppt "Perri PÓS-GRADUAÇÃO `LATO SENSU` NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google