A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MISSÃO: formar professores de educação física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MISSÃO: formar professores de educação física"— Transcrição da apresentação:

1 MISSÃO: formar professores de educação física
O Curso de Educação Física foi criado pelo Decreto 1366 de 26 de junho de 1931, Artigo 3º, no governo do interventor João Punaro Bley. Em 1961, o Curso é federalizado e passa a fazer parte da Universidade Federal do Espírito Santo. MISSÃO: formar professores de educação física

2 LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS

3 Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA)

4 Finalidades Realizar pesquisas sobre problemas relevantes na Participar nos debates sobre políticas municipais, estaduais e nacionais nos campos da Educação e Educação Física. Organizar seminários, colóquios, simpósios, ciclos de estudos, cursos, conferências e participar da organização de eventos acadêmicos. Promover publicações que assegurem a difusão do conhecimento produzido no campo da Educação e Educação Física, procurando estar situado com o que há de emergente, polêmico e inovador. Prestar assessorias no ensino fundamental, médio e superior nos campos da Educação e Educação Física.

5 Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF)

6 Finalidades Contribuir para o avanço do conhecimento no âmbito da Educação Física, principalmente no que tange a fundamentação da prática pedagógica; Contribuir para o entendimento do significado social e humano da Cultura Corporal de movimento; Apoiar as atividades do curso de graduação em Educação Física do CEFD/UFES com vistas a integração das atividades de pesquisa, ensino e extensão Apoiar e sustentar cursos de pós-graduação promovidos pelo CEFD/ UFES; Promover intercâmbio de conhecimentos e experiências com Laboratórios e Núcleos de estudos afins de outras instituições nacionais e internacionais.

7 Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFEX)

8 Finalidades Atuar especificamente na área de Fisiologia do Exercício, orientando  monitores e dando apoio no Ensino da Especialização; Promoção de cursos de Especialização e Extensão; Orientação de alunos do curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Fisiológicas que desenvolvem as suas pesquisas na área de Fisiologia do Exercício; Realização de Projetos de Pesquisas na Área.

9 Laboratório de Biomecânica (LABIOM)

10 Finalidades Consultoria e assessoria a programas de aptidão física para indivíduos aparentemente saudáveis ou atletas, clubes desportivos profissionais ou amadores; instituições e empresas públicas ou privadas; Avaliação dos componentes da aptidão física saúde, motora e desportiva; Antropometria e Postura Corporal; Procedimentos de mensuração e e avaliação em Educação Física; Sistema informatizados de avaliação em Educação Física e desportos Fatores estruturais e funcionais da performance humana.

11 Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA)

12 Finalidades Atender pessoas portadoras de impedimentos, limitações e deficiências, discutindo sua problemática e estimulando a prática de pesquisa que atenda seus princípios de desenvolvimento e de aptidão; Possibilitar o incentivo à prática de Educação Física Adaptada, principalmente em pessoas com diferentes limitações e deficiências, tendo em vista a descoberta de métodos e técnicas que tenham por fim desenvolver o rendimento psicomotor, interativo e criativo; Possibilitar o alcance de atividades de lazer, recreação e esporte pedagógico para pessoas portadores de deficiências; Exposições, palestras, cursos e outras iniciativas relacionadas a Educação Física Adaptada.

13 CENTRO DE PESQUISA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Formação Docente e Educação Básica: Trata do estudo da formação do professor e da educação básica. Discussão sobre a articulação entre a formação do professor e a realidade educacional da Educação Física na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio. Conhecimento dos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e emocionais do desenvolvimento individual da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, em suas múltiplas determinações científicas, culturais e sociais. Formação Inicial em Educação Física: Estudo dos problemas pertinentes aos cursos de formação inicial em Educação Física, incluindo os problemas comuns das licenciaturas. Conhecimento sobre as teorizações e construção e organização curricular. Formação Continuada em Educação Física: Estudo sobre o conhecimento pedagógico, saberes da docência e organização escolar. O lugar da Educação Física na escola. A profissão professor, políticas públicas e financiamento da educação básica.

14 GRUPO DE PESQUISAS EM SOCIOLOGIA DE PRÁTICAS CORPORAIS E ESTUDOS OLÍMPICOS
Investigar as repercussões da ideologia olímpica na sociedade brasileira Investigar as relações esporte/lazer/saúde e trabalho

15 Parque Aquático

16 Finalidades Atender as disciplinas da graduação em educação física;
Ofertar cursos de especialização na área de esportes aquáticos; Realizar projetos de extensão em natação, hidroginástica, pólo Aquático e nado sincronizado; Implementar cursos de salvamento e mergulho.

17 PROJETOS EXISTENTES Ginástica Olímpica Ginástica Rítmica Desportiva
Capoeira Judô Dança

18 POSSIBILIDADE DE PROJETOS
Futebol de campo Futebol de salão Voleibol Handebol Basquetebol


Carregar ppt "MISSÃO: formar professores de educação física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google