A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Curso de Educação Física foi criado pelo Decreto 1366 de 26 de junho de 1931, Artigo 3º, no governo do interventor João Punaro Bley. Em 1961, o Curso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Curso de Educação Física foi criado pelo Decreto 1366 de 26 de junho de 1931, Artigo 3º, no governo do interventor João Punaro Bley. Em 1961, o Curso."— Transcrição da apresentação:

1 O Curso de Educação Física foi criado pelo Decreto 1366 de 26 de junho de 1931, Artigo 3º, no governo do interventor João Punaro Bley. Em 1961, o Curso é federalizado e passa a fazer parte da Universidade Federal do Espírito Santo. MISSÃO: formar professores de educação física

2 LABORATÓRIOS E GRUPOS DE PESQUISA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS

3 Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA)

4 Finalidades Realizar pesquisas sobre problemas relevantes na Participar nos debates sobre políticas municipais, estaduais e nacionais nos campos da Educação e Educação Física. Organizar seminários, colóquios, simpósios, ciclos de estudos, cursos, conferências e participar da organização de eventos acadêmicos. Promover publicações que assegurem a difusão do conhecimento produzido no campo da Educação e Educação Física, procurando estar situado com o que há de emergente, polêmico e inovador. Prestar assessorias no ensino fundamental, médio e superior nos campos da Educação e Educação Física.

5 Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF)

6 Finalidades Contribuir para o avanço do conhecimento no âmbito da Educação Física, principalmente no que tange a fundamentação da prática pedagógica; Contribuir para o entendimento do significado social e humano da Cultura Corporal de movimento; Apoiar as atividades do curso de graduação em Educação Física do CEFD/UFES com vistas a integração das atividades de pesquisa, ensino e extensão Apoiar e sustentar cursos de pós-graduação promovidos pelo CEFD/ UFES; Promover intercâmbio de conhecimentos e experiências com Laboratórios e Núcleos de estudos afins de outras instituições nacionais e internacionais.

7 Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFEX)

8 Finalidades Atuar especificamente na área de Fisiologia do Exercício, orientando monitores e dando apoio no Ensino da Especialização; Promoção de cursos de Especialização e Extensão; Orientação de alunos do curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Fisiológicas que desenvolvem as suas pesquisas na área de Fisiologia do Exercício; Realização de Projetos de Pesquisas na Área.

9 Laboratório de Biomecânica (LABIOM)

10 Finalidades Consultoria e assessoria a programas de aptidão física para indivíduos aparentemente saudáveis ou atletas, clubes desportivos profissionais ou amadores; instituições e empresas públicas ou privadas; Avaliação dos componentes da aptidão física saúde, motora e desportiva; Antropometria e Postura Corporal; Procedimentos de mensuração e e avaliação em Educação Física; Sistema informatizados de avaliação em Educação Física e desportos Fatores estruturais e funcionais da performance humana.

11 Laboratório de Educação Física Adaptada (LAEFA)

12 Finalidades Atender pessoas portadoras de impedimentos, limitações e deficiências, discutindo sua problemática e estimulando a prática de pesquisa que atenda seus princípios de desenvolvimento e de aptidão; Possibilitar o incentivo à prática de Educação Física Adaptada, principalmente em pessoas com diferentes limitações e deficiências, tendo em vista a descoberta de métodos e técnicas que tenham por fim desenvolver o rendimento psicomotor, interativo e criativo; Possibilitar o alcance de atividades de lazer, recreação e esporte pedagógico para pessoas portadores de deficiências; Exposições, palestras, cursos e outras iniciativas relacionadas a Educação Física Adaptada.

13 CENTRO DE PESQUISA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Formação Docente e Educação Básica: Trata do estudo da formação do professor e da educação básica. Discussão sobre a articulação entre a formação do professor e a realidade educacional da Educação Física na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio. Conhecimento dos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e emocionais do desenvolvimento individual da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, em suas múltiplas determinações científicas, culturais e sociais. Formação Inicial em Educação Física: Estudo dos problemas pertinentes aos cursos de formação inicial em Educação Física, incluindo os problemas comuns das licenciaturas. Conhecimento sobre as teorizações e construção e organização curricular. Formação Continuada em Educação Física: Estudo sobre o conhecimento pedagógico, saberes da docência e organização escolar. O lugar da Educação Física na escola. A profissão professor, políticas públicas e financiamento da educação básica.

14 GRUPO DE PESQUISAS EM SOCIOLOGIA DE PRÁTICAS CORPORAIS E ESTUDOS OLÍMPICOS Investigar as repercussões da ideologia olímpica na sociedade brasileira Investigar as relações esporte/lazer/saúde e trabalho

15 Parque Aquático

16 Finalidades Atender as disciplinas da graduação em educação física; Ofertar cursos de especialização na área de esportes aquáticos; Realizar projetos de extensão em natação, hidroginástica, pólo Aquático e nado sincronizado; Implementar cursos de salvamento e mergulho.

17 PROJETOS EXISTENTES Ginástica Olímpica Ginástica Rítmica Desportiva Capoeira Judô Dança

18 POSSIBILIDADE DE PROJETOS Futebol de campo Futebol de salão Voleibol Handebol Basquetebol


Carregar ppt "O Curso de Educação Física foi criado pelo Decreto 1366 de 26 de junho de 1931, Artigo 3º, no governo do interventor João Punaro Bley. Em 1961, o Curso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google