A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO - SUED DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA – DEB PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA 1º semestre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO - SUED DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA – DEB PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA 1º semestre."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO - SUED DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA – DEB PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA 1º semestre 2011

2 SOCIOLOGIA

3 Objeto * Na definição do objeto da disciplina de Sociologia para o Ensino Médio é preciso levar em consideração que ela trabalha com 3 áreas das Ciências Sociais: - Antropologia : Cultura - Ciência Política: Estado e as Relações de Poder - Sociologia: Relações Sociais

4 METODOLOGIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA

5 PARTE I

6 PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS FERRAMENTAS DO PENSAR SOCIOLÓGICO TEORIAS CONCEITOS TEMAS

7 Os três elementos metodológicos (teorias, conceitos e temas) são fundamentais para o desenvolvimento da Sociologia no ensino médio e não devem ser trabalhados separadamente, para não tornar um ensino vazio.

8 TEORIAS É possível entender as teorias sociológicas como modelos explicativos ou compreensivos acerca dos fenômenos sociais. Uma teoria reconstrói a realidade, tentando dar conta dos fatores que a produziram e dos seus possíveis desdobramentos. As teorias respondem aos problemas de sua época. Seus autores dialogam com seu tempo, ultrapassando, porém, os limites temporais e as fronteiras geográficas.

9 As teorias dividem-se em CLÁSSICAS e CONTEMPORÂNEAS

10 Clássicas: Funcionalista - Emile Durkheim Compreensiva – Max Weber Dialética – Karl Marx

11 Clássicas Brasileiras: Funcionalista – Gilberto Freyre Compreensiva – Sergio Buarque de Holanda Dialética – Florestan Fernandes

12 Contemporâneas Estruturalismo Construtivista - Pierre Bourdieu Processual – Norbert Elias

13 O pensamento sociológico tem um papel central na desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais.

14 CONCEITOS O Conceito é um registro linguístico da ciência, com o que se propõe a definir terminologicamente um fenômeno, uma concepção, uma relação (OCEM, 2006). O emprego de um conceito requer o conhecimento do contexto histórico e social que condicionou as concepções de seus criadores, marcando sua elaboração.

15 CONCEITO DE FAMÍLIA Este é um excelente exemplo, posto que historicamente assume configurações distintas, segundo espaços sociais e geográficos

16 O recorte conceitual permite o domínio do vocabulário básico da linguagem sociológica, possibilitando a compreensão dos discursos acerca da realidade social. (MORAIS e GUIMARÃRES, 2010, p. 49)

17 Ao optar pelo conceito para desenvolver o conteúdo programático da disciplina é necessário estar atento às caracterizações mais gerais do mesmo e esclarecê-las aos estudantes, antes de aprofundar o ensino do conteúdo em questão. A ênfase no significado que o conceito tem no campo das Ciências Sociais precisa ser esclarecida.

18 TEMAS Tema é um recorte da realidade em que se vive (OCEM,2006).

19 O recurso do tema visa articular conceitos, teorias e realidade social partindo-se de casos concretos

20 Trabalhar com temas é a conduta metodológica que mais atrai professores de Sociologia, dadas as possibilidades de desenvolver conteúdos clássicos e contemporâneos das Ciências Sociais, relacionando-os de modo muito próximo com a realidade dos alunos, partindo do seu cotidiano.

21 PARTE II

22 PROPOSTA DE METODOLOGIA COM OS SEGUINTES CONCEITOS: SOCIALIZAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO :

23 TEMA QUANDO A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA FALHA É POSSÍVEL ( RE)SSOCIALIZAR DO ADULTO? :

24 METODOLOGIA: INICIAR A DISCUSSÃO ESCLARECENDO OS CONCEITOS DE SOCIALIZAÇÃO E (RE) SOCIALIZAÇÃO :

25 Socialização * É o processo de integração do indivíduo numa sociedade, apropriando comportamentos e atitudes, modelando-os por valores, crenças, normas dessa mesma culturas em que o indivíduo se insere. (Re) Socialização * tornar-se sociável aquele que está desviado das regras morais e/ou costumeiras da sociedade. Exemplo: Zé Ruela por cometer várias ações reprováveis pela sociedade, está internado no Centro de Ressocialização X para ser devolvido à sociedade "curado".

26 APRESENTAR RAPIDAMENTE AS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS PELA SOCIALIZAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA GRUPOS DE COLEGAS MANICÔMIOS PRISÕES :

27 TEORIA A fundamentação teórica poderá ser feita através de duas possibilidades de autores contemporâneos 1- Erving Goffman 2- Edmundo Campos Coelho

28 *LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA OBRA MANICÔMIOS, PRISÕES E CONVENTOS- GOFMANN OU DA OBRA OFICINA DO DIABO- COELHO * APRESENTAÇÃO DE VÍDEO

29 ATIVIDADE Em pequenos grupos responder a seguinte questão: Uma vez que as Instituições são imprescindíveis ao processo de socialização do indivíduo, identifique em quais instituições ocorrem as maiores falhas deste processo. Apresente estas falhas e opine a partir da teoria vista e das discussões levantadas em sala de aula, se as instituições responsáveis pela ressocialização são realmente capazes de corrigir estas falhas. Justifique.

30 PESQUISA Levantar dados sobre: 1. Número de crianças e adolescentes abrigados (orfanatos e e casas de apoio), no município. - Irati: +ou- 40 crianças 1. Índice médio de evasão escolar no município. 2. Índice de encarceramento no município e se possível o índice de reincidência. Estes dados poderão servir como ponto de partida para a próxima aula, finalizando a discussão.

31 REFERÊNCIAS Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Sociologia, 2006 MORAES, Amaury Cesar e GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca: Metodologia de Ensino de Ciências Socias: Relendo as OCEM – Sociologia in: Coleção Explorando o Ensino (Sociologia). Volume 15, capítulo 2, p MEC/Secretaria da Educação Básica, Brasília, Fonte: Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Ciências Humanas e suas Tecnologias, volume 3, Ministério da Educação / Secretaria da Educação Básica, Brasília, Sociologia/ vário autores. - Curitiba: SEED-PR,2006.

32 Sugestões Proposta de Seriação Úncia Série: - Todos os conteúdos estruturantes devem ser contemplados em uma única série.

33 Duas Séries: 1ª série: (em que a disciplina for ofertada) - O surgimento da sociologia e as teorias sociológicas; - O processo de socialização e as instituições sociais; - A cultura e a indústria cultural. 2ª série: - Trabalho, produção e classes sociais; - Poder, política e ideologia; - Direitos, cidadania e movimentos sociais.

34 Três Séries: 1ª série: - O surgimento da Sociologia e as Teorias Sociais; - O processo de socialização e as instituições sociais. 2ª série: - A cultura e a indústria cultural; - Trabalho, produção e classes sociais. 3ª série: - Poder, política e ideologia; - Direitos, cidadania e movimentos sociais.


Carregar ppt "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO - SUED DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA – DEB PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA 1º semestre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google