A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA FEVEREIRO/2009 ESTUDOS PARA DISCUSSÃO SOBRE CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA FEVEREIRO/2009 ESTUDOS PARA DISCUSSÃO SOBRE CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA."— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA FEVEREIRO/2009 ESTUDOS PARA DISCUSSÃO SOBRE CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA 04, 05 e 06/02

2 PROPOSTA DE TRABALHO: 1º dia - ROTEIRO 1 R etorno da sistematização da Semana Pedagógica de julho de concepção de currículo.

3 Textos de referência - Texto1 - Concepção de Currículo Disciplinar: limites e avanços das escolas da Rede Estadual do Paraná Retorno das produções Texto 2 - A Educação Básica e a opção pelo currículo Disciplinar Texto introdutório das DCE

4 - ANÁLISE COMPARATIVA DE CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO PRESENTES NOS EXEMPLOS 1 E 2 Exemplo 1 - Currículo Disciplinar - concepção crítica de currículo - Escola Guaicuru - Estado do Mato Grosso do Sul com consultoria de Lígia Klein Exemplo 2 - Currículo Multidsiciplinar - recorte de um exemplo da Pedagogia de Projetos

5 Proposta de trabalho - Atividade 1 - comparação dos dois exemplos a partir de categorias que organizam o currículo. Atividade 2 - análise das produções da escola em 2008 a partir das mesmas categorias. Atividade 3 - relação entre a concepção de currículo e a organização da prática escolar com o objetivo de entender o papel dos profissionais que atuam na escola movido por esta concepção (importante situar aqui o papel dos funcionários).

6 2º dia - Roteiro 2 - Instrumentalização dos profissionais da educação acerca das produções curriculares da SEED. Leitura das apresentações das produções dos setores da SEED, bem como de suas ações. Busca de referenciais (textos, diretrizes, produções tecnológicas) disponibilizados em arquivo e sugeridos em links que possam subsidiar a construção do Plano de Trabalho Docente e a prática pedagógica

7 CASO A ESCOLA OPTE POR TRABALHAR EM GRUPOS, OS MESMOS DEVERÃO TER REPRESENTANTES POSSÍVEIS DE TODOS OS QUE PARTICIPARÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA (FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES, EQUIPE PEDAGÓGICA E/OU DIRETIVA)

8 3º dia - Roteiro 3 - ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE COM MEDIAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA

9 Importante: - Retomar as categorias de análise das atividades 1 e 2 do roteiro 1. - Ler o documento que fundamenta os elementos do Plano de Trabalho Docente disponibilizado no próprio roteiro. - Garantir o papel da equipe pedagógica nesta mediação para discutir os elementos do plano e sustentar a articulação entre PPP, PPC e PTD.

10 Lembrete: Caso seja necessário retomar os avanços e dificuldades apontados no relatórios da semana Pedagógica de Julho de 2008, os mesmos estão disponíveis no SAN - Barra de tarefas Item Semana Pedagógica 2008

11 3 DIA - ROTEIRO 4 - Específico aos funcionários segue texto de fundamentação: Trabalho, Práticas, Culturas e Educação com roteiro de atividades. Fonte: MEC, SEB, Capítulo 3. Vol. 3 Formação Profuncionário. Importante - estar de posse do Plano de Cargos e Salários. Mediação possível da equipe pedagógica e/ou diretiva.

12 SISTEMATIZAÇÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA PELA ESCOLA: A nalisar avanços de compreensão sobre a concepção de currículo possibilitada pela semana pedagógica de 2009 em relação à Só roteiro 1 e 4: Roteiro 1 – Encaminhar as produções, com exemplificação da compreensão da escola acerca das concepções presentes nos exemplos 1 e 2.

13 SISTEMATIZAÇÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA PELA ESCOLA: Resumo das produções da escola, caso tenham trabalhado em grupos, a partir das categorias de análise (aproveitar quadro comparativo). Breve análise do retorno da atividade 3 - situar a compreensão do papel dos profissionais da educação dentro da concepção de currículo defendida para a escola pública.

14 Roteiro 4 - Levantamento (resumo) dos principais apontamentos da escola a partir do quadro de categorias de análise e das questões indicadas - seguir formato. PRAZOS - ATÉ 02 DE MARÇO A Sistematização das atividades da Semana Pedagógica – fevereiro de 2009 será postada no SAN – Sistema de Apoio ao Núcleo. Barra de Tarefas Semana Pedagógica - Fevereiro 2009

15 ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS: PAPEL DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS NA ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E NA METODOLOGIA DE TRABALHO TEXTOS DO ROTEIRO 1 E 2 POR TODOS : PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, EQUIPE PEDAGÓGICA E DIREÇÃO ESCOLAR, CONSIDERANDO NO ROTEIRO 2 MODALIDADES ESPECÍFICAS.

16 ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS: 02 e 03 de fevereiro – PLANEJAMENTO DA ESCOLA (considerar 8 horas de atividades) Sugestões : 1. Observar o Calendário Escolar; 2. Planejar Semana Cultural a partir do programa Viva Escola, considerando que o FERA COM CIÊNCIA é uma culminância das atividades desenvolvidas na Escola; 3. Fazer Leitura e análise da Instrução nº 14/08 – Preenchimento do livro de registro de classe. 4. Discussão de temas pertinentes a cada unidade escola: Sala de Apoio; Sala de Recurso; Escola Aberta; Programa Superação; Viva a Escola; Falta de professores (com e sem atestado médico); Reposição; Critérios de Conselho de Classe (ver texto produzido pela CGE); Recursos de revisão de resultados; resultados de aprovação e reprovação, entre outros.

17 ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS: 04, 05 e 06 de fevereiro – SEMANA PEDAGÓGICA CUMPRIMENTO - 8 horas de atividade (Turnos opcional da escola)


Carregar ppt "ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA FEVEREIRO/2009 ESTUDOS PARA DISCUSSÃO SOBRE CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google