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1. 2 Na disciplina de matemática, como em qualquer outra disciplina escolar, o envolvimento ativo do aluno é uma condição fundamental da aprendizagem.

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Apresentação em tema: "1. 2 Na disciplina de matemática, como em qualquer outra disciplina escolar, o envolvimento ativo do aluno é uma condição fundamental da aprendizagem."— Transcrição da apresentação:

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3 Na disciplina de matemática, como em qualquer outra disciplina escolar, o envolvimento ativo do aluno é uma condição fundamental da aprendizagem. O aluno aprende quando mobiliza seus recursos cognitivos e afetivos com vista a atingir um objetivo. Esse é, precisamente, um dos aspectos fortes das investigações. (PONTE, 2003, p.23) Condição fundamental da aprendizagem 3

4 Ao professor cabe contextualizar as situações problema, quer através da história da Matemática, quer na sua solução ou na explicitação dos conhecimentos prévios e da história de vida dos alunos. Só após esses cuidados, é que se poderá passar para uma abordagem mais formalista do ensino da Matemática, investigando as propriedades estruturais dos símbolos e, portanto, dos objetos, independentemente de seus significados (Fonseca, 1998) O Ensino de Matemática 4

5 Segundo os PCNs do EM, a Matemática, com seus processos de construção e validação de conceitos, argumentações, procedimentos de generalizar, relacionar e concluir, que lhe são característicos, permite estabelecer relações e interpretar fenômenos e informações, possibilitando ir além da descrição da realidade e da elaboração de modelos. O Ensino de Matemática 5

6 Identificar um número irracional como um número de representação decimal infinita e não periódica; Resolver situações problema, compreendendo diferentes significados das operações, envolvendo números irracionais e racionais. Habilidades 6

7 Aula 2 Números Irracionais em Problemas Geométricos Caderno do Aluno - 1ª série EM 7

8 Habilidade Resolver situações problema cujos dados estejam apresentados em gráficos, histogramas ou em polígonos de frequência. 8

9 9 Aula 29 Lendo e Interpretando Gráficos Caderno do Aluno - 1ª Série EM

10 Habilidade Reconhecer grandezas direta ou inversamente proporcionais e grandezas nem direta nem inversamente proporcionais, dada uma tabela de valores 10

11 Aula 1 Grandezas direta e inversamente proporcionais: significado Caderno do Aluno – 2ª Série EM 11

12 12 SOCIALIZAÇÃO Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina)


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