Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSofia Romeu Alterado mais de 10 anos atrás
2
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
3
Condição fundamental da aprendizagem
Na disciplina de matemática, como em qualquer outra disciplina escolar, o envolvimento ativo do aluno é uma condição fundamental da aprendizagem. O aluno aprende quando mobiliza seus recursos cognitivos e afetivos com vista a atingir um objetivo. Esse é, precisamente, um dos aspectos fortes das investigações. (PONTE, 2003, p.23)
4
O Ensino de Matemática Ao professor cabe contextualizar as situações problema, quer através da história da Matemática, quer na sua solução ou na explicitação dos conhecimentos prévios e da história de vida dos alunos. Só após esses cuidados, é que se poderá passar para uma abordagem mais formalista do ensino da Matemática, investigando “as propriedades estruturais dos símbolos e, portanto, dos objetos, independentemente de seus significados” (Fonseca, 1998)
5
O Ensino de Matemática Segundo os PCNs do EM, a Matemática, com seus processos de construção e validação de conceitos, argumentações, procedimentos de generalizar, relacionar e concluir, que lhe são característicos, permite estabelecer relações e interpretar fenômenos e informações, possibilitando ir além da descrição da realidade e da elaboração de modelos.
6
OFICINA – 1ª Série Ensino Médio
Habilidades Identificar um número irracional como um número de representação decimal infinita e não periódica; Resolver situações problema, compreendendo diferentes significados das operações, envolvendo números irracionais e racionais.
7
OFICINA – 1ª Série Ensino Médio
Aula 2 Números Irracionais em Problemas Geométricos Caderno do Aluno - 1ª série EM
8
OFICINA – 1ª Série Ensino Médio
Habilidade Resolver situações problema cujos dados estejam apresentados em gráficos, histogramas ou em polígonos de frequência.
9
OFICINA – 1ª Série Ensino Médio
Aula 29 Lendo e Interpretando Gráficos Caderno do Aluno - 1ª Série EM
10
OFICINA – 2ª Série Ensino Médio
Habilidade Reconhecer grandezas direta ou inversamente proporcionais e grandezas nem direta nem inversamente proporcionais, dada uma tabela de valores
11
OFICINA – 2ª Série Ensino Médio
Aula 1 Grandezas direta e inversamente proporcionais: significado Caderno do Aluno – 2ª Série EM
12
SOCIALIZAÇÃO “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.