A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 2º SEMESTRE PROPOSTA INTERDISCIPLINAR QUÍMICA E LEM Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná NRE - Pato Branco Técnicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 2º SEMESTRE PROPOSTA INTERDISCIPLINAR QUÍMICA E LEM Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná NRE - Pato Branco Técnicas."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO EM AÇÃO º SEMESTRE PROPOSTA INTERDISCIPLINAR QUÍMICA E LEM Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná NRE - Pato Branco Técnicas responsáveis: Daiane e Renata

2 QUÍMICA MATÉRIA E SUA NATUREZA, BIOGEOQUÍMICA E QUÍMICA SINTÉTICA SUBSTÂNCIAS, LIGAÇÕES E REAÇÕES QUÍMICAS, FUNÇÕES DA QUÍMICA INORGÂNICA ALIMENTO LEM DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL RECEITA – LEITURA (Identificação do tema, Léxico), ESCRITA (Intencionalidade, Ortografia, Classes Gramaticais), ORALIDADE (Pronúncia)

3 OBJETIVOS EDUCACIONAIS Estabelecer relações interdisciplinares e contextuais, além das áreas a fim; Proporcionar a articulação do conhecimento, integrando as disciplinas escolares; Reduzir a fragmentação do currículo, garantindo que o conhecimento produzido nas diferentes disciplinas proporcione o desenvolvimento social do estudante; Utilizar os conhecimentos da Química e da LEM para resolver um problema ou compreender um determinado conteúdo sob pontos de vista diferentes; Buscar dar significado ao conteúdo curricular, permitindo relação entre o que se aprende na escola e o que se faz, vive e observa no dia-a-dia; Perceber que os conteúdos de ensino não se restringem à lógica interna das disciplinas, mas que relacionam-se com temas socias relevantes.

4 OBJETIVOS CONCEITUAIS Aplicar os conceitos aprendidos nas disciplinas de LEM e de Química a uma atividade diária; Reconhecer as transformações microscópicas e macroscópicas que ocorrem ao processarmos os alimentos; Desenvolver nos alunos uma maior conscientização, conhecimento e interpretação acerca das substâncias químicas e como elas interagem em nossas vidas; Construir e reconstruir conceitos químicos com fundamentação científica, de modo que o aluno compreenda a interdependência de tais conceitos sob uma perspectiva social; Compreender a organização e a função social, bem como os sentidos que emergem do Gênero Receita em LEM; Entender a função do uso de verbos no imperativo em LEM; Produzir um texto do gênero receita; Apresentar suas ideias com clareza em LEM.

5 LEVANTANDO HIPÓTESES ASSISTIR O VÍDEO: De onde vem o pão? AULA DE QUÍMICA 1ª Atividade - Texto ?

6 LEVANTANDO HIPÓTESES Propor uma discussão a respeito das transformações químicas ocorridas na fabricação do pão. QUESTÕES NORTEADORAS: - Do que é feito o pão? Conceito de substâncias compostas, características e propriedades das substâncias. -De onde vem o pão? Transformações químicas. - Como o pão cresce? Conceito de Reação Química, Reação de fermentação. - Por que a massa do pão cresce quando aquecida? Fatores que afetam a velocidade de uma reação (temperatura).

7 LEVANTANDO HIPÓTESES QUESTÕES NORTEADORAS: -Por que os pães apresentam bolhas no seu interior? Liberação de substâncias gasosas nas reações químicas. - Se são feitos da mesma substância (farinha), o que difere os pães dos bolos? Composição dos fermentos biológico e químico. - Padeiros podem ser considerados químicos? Por quê? Questões sociais. Os alunos devem elaborar um texto reflexivo sobre as questões apresentadas acima. Tarefa de casa: Pesquisar receitas de pão para trabalhar na aula de LEM.

8 GÊNERO RECEITA AULA DE LEM 2ª Atividade - DEBATE Divisão da turma em grupos para identificação das características da receita Função Social -Para que serve este gênero? - Como tomamos conhecimento desse gênero? - Onde se encontram escritos? - Quem costuma ler textos desse gênero? - São textos que divertem ou ensinam? Como percebemos isso?

9 GÊNERO RECEITA Conteúdo Temático -As receitas exploram que assunto? Por quê? - Do que falam as receitas? - Qual a importância da receita? Estrutura Composicional -Como estão organizadas as receitas? - O que há de comum em todas elas? E de diferente? Socializar as respostas entre os grupos

10 ATIVIDADES - Apresentar uma receita em LEM com espaços em branco no lugar dos verbos; - Explicar o modo imperativo; - Exercícios com o modo imperativo.

11 EXPERIMENTAÇÃO Construindo e Reconstruindo Conceitos AULA DE QUÍMICA 3ª Atividade – Prática Experimental Material necessário: Fermento Biológico Fermento Químico Água (fria e morna) Açúcar Vinagre Garrafas plásticas Balão de aniversário

12 EXPERIMENTAÇÃO Construindo e Reconstruindo Conceitos Experimento 1: Adicione duas colheres de sobremesa de fermento biológico em três garrafas plásticas diferentes e enunere-as. Na garrafa 1, adicione 100mL de água fria, feche o gargalo da garrafa com um balão. Observe e anote o resultado. Na garrafa 2, adicione 100mL de água morna, feche o gargalo da garrafa com um balão. Observe e anote o resultado. Na garrafa 3, acrescente uma colher de açúcar, espere 3 minutos. Em seguida adicione 100mL de água morna, feche o gargalo da garrafa com um balão. Observe e anote o resultado.

13 EXPERIMENTAÇÃO Construindo e Reconstruindo Conceitos Experimento 2: Enumere 3 garrafas plásticas. Na garrafa 1, adicione 100mL de água fria. Acrescente uma colher de sobremesa de fermento químico, feche o gargalo da garrafa com um balão. Observe e anote o resultado. Na garrafa 2, adicione 100mL de água morna. Acrescente uma colher de sobremesa de fermento químico, feche o gargalo da garrafa com um balão. Observe e anote o resultado. Na garrafa 3, adicione 50mL de vinagre e 50mL de água morna. Acrescente uma colher de sobremesa de fermento químico, feche o gargalo da garrafa com um balão. Observe e anote o resultado.

14 EXPERIMENTAÇÃO Construindo e Reconstruindo Conceitos Converse com a turma sobre o que foi observado. Construir e reconstruir conceitos sobre: Substâncias compostas; Transformações químicas; Compostos iônicos; Formação de íons; Dissociação iônica e ionização; Conceito de ácido; Reações químicas; Fatores que afetam a velocidade de uma reação; Reação de fermentação.

15 PRODUÇÃO DE VÍDEO -Mostrar um vídeo de preparo do pão/bolo em LEM. Receita Sadia - Pão Doce Caseiro? - Em grupo, escrever uma receita de pão/bolo em LEM; - Criar um vídeo explicando em LEM: 1) Os ingredientes; 2) O modo de preparo; 3) As transformações químicas que ocorrem no preparo do pão/bolo. AULA DE LEM 4ª Atividade – Vídeo

16 COMO AVALIAR??? Planejamento Conjunto = Avaliação Conjunta Materias produzidos que serão avaliados (Instrumentos de Avaliação): TEXTO RECEITA VÍDEO

17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO QUÍMICA Identifique as substâncias compostas e suas propriedades; Compreenda as transformações químicas; Reconheça as diferenças entre a ação dos fermentos químicos e biológicos; Diferencie dissociação iônica e ionização; Identifique as substâncias iônicas; Compreenda a formação de íons; Conceitue ácido; Identifique e equacione uma reação química; Identifique as condições necessárias para a ocorrência de uma reação química; Entenda os diferentes tipos de reações químicas, compreendendo-as como transformação microscópicas e macroscópicas da matéria; Compreenda e traduza conceitos químicos e suas transformações em linguagem química e simbólica.

18 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO LEM LEITURA: Identifique o tema, amplie o léxico, perceba o ambiente no qual circula o gênero; ESCRITA: Elabore textos atendendo as características do gênero, Utilize adequadamente os recursos linguísticos como pontuação uso e função dos pronomes e verbos; ORALIDADE: Apresente ideias com clareza, exponha objetivamente seus argumentos.

19 IDEIAS Fechamento da Atividade Elaboração de um Concurso de sanduiche e/ou bolo Construção de um liVRO DE RECEITAS Produção de uma maquete - vulcão


Carregar ppt "FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 2º SEMESTRE PROPOSTA INTERDISCIPLINAR QUÍMICA E LEM Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná NRE - Pato Branco Técnicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google