A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contando Histórias… Isto é uma ARTE….

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contando Histórias… Isto é uma ARTE…."— Transcrição da apresentação:

1 Contando Histórias… Isto é uma ARTE…

2 A arte de Contar Histórias
A arte de contar histórias é a forma literária expressiva, de mais fácil compreensão, tanto para crianças quanto para adultos.

3 Partes da história Introdução Enredo Clímax Conclusão

4 Introdução Visa apresentar e caracterizar os principais personagens, focalizando o ambiente em que os fatos se desenrolam.

5 O Enredo é o desenrolar dos fatos que compões a história.
Clímax é o ponto culminante da história. Uma história sem clímax é como um corpo sem alma – falta-lhe o essencial, a vida. A Conclsão deve ser curta e satisfatória.

6 Apresentação da História
1. Leia detidamente, se preparando para contá-la. 2. Assimile as idéias principais. 3. Faça um pequeno esboço, se necessário. 4. Sublinhe as palavras chaves da história.

7 Use a imaginação… Não decorar a história. Tente imaginar a cena ou ouví-la, então fica mais vivo na mente. Precisa sempre adaptar à idade e a cultura das crianças. Vivencie e experiencie a história – tente se colocar no lugar do personagem…

8 Use a imaginação… Dê vida aos animais e pessoas – linguagem onomatopaica. Formar o conceito de altura, tempo, idade, distância, etc., por meio de comparações e repetições. Ter um propósito ao contar a história.

9 Evite… Ficar repetindo palavras como: Então; …e foi;…se depois; …né;…e disse, etc. Toda hora parar a história para tirar uma lição de moral. Não apontar a lição moral, deixe que a criança conclua. Motivo: Cada criança deve fazer sua aplicação individual. Deve raciocinar sobre a história.

10 Objetivos das histórias infantis
Expansão da linguagem infantil. Enriquece o vocabulário e facilita a expressão e a articulação. Estimula à inteligência. Desenvolve o poder criador do pensamento infantil. Aquisição de conhecimento. Alarga os horizontes e amplia as experiências da criança.

11 Objetivos das histórias infantis
Socialização. Identifica a criança com o grupo e ambiente levando-a a estabelecer associações, por analogia, entre o que ouve e o que conhece. Revelação das diferenças individuais. Facilita ao professor o conhecimento de características predominentes em seus alunos e evitando através das relações provocadas pelas narrativas, identificação negativa com os personagens.

12 Objetivos das histórias infantis
Formação de hábitos e atitudes sociais e morais. Através da imitação de bons exemplos e situações decorrentes das histórias, estimulando bons sentimentos na criança incitando-a à vida moral.

13 Objetivos das histórias infantis
Cultivo da sensibilidde e da imaginação. Condição essencial ao desenvolvimento da criança. Cultivo da memória e da atenção. Ensinando a criança a agir e preparando-a para a vida. Interesse pela leitura. Familiarizamos a criança com os livros de histórias.


Carregar ppt "Contando Histórias… Isto é uma ARTE…."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google