A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER IVINHEMA/MS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER IVINHEMA/MS."— Transcrição da apresentação:

1 SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER IVINHEMA/MS

2 DE INÍCIO… Um dos desafios enfrentados por qualquer educador em sala de aula é fazer com que seus educandos aprendam e adquiram o desejo de aprender cada vez mais e com autonomia. E por isso, a prática pedagógica utilizada para atingir esta meta é um dos Indicadores de Qualidade em Educação. Dela fazem parte as rotinas de planejamento e de avaliação que norteiam o trabalho dos educadores, que devem também considerar o conhecimento prévio dos alunos e o contexto em que eles vivem na hora de programar as atividades.

3 VÍDEO - 01 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM AINDA É BICHO PAPÃO O objetivo do vídeo é gerar subsídios para que educadores reflitam sobre suas práxis educacionais, entendendo-as como reflexos do meio social, proveniente de políticas educacionais inadequadas, mas possíveis de serem transformadas em razão de uma mudança de cultura de todos (pais, educadores, estudantes...).

4 INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO Prática Pedagógica e Avaliação Prática Pedagógica e Avaliação Consentir que a escola passe por uma avaliação como um todo pela sua comunidade e, desse modo, possam conhecer seus pontos fortes e fracos é o que permite os Indicadores de Qualidade da Educação. Esse instrumento de avaliação tem o intento de envolver toda a comunidade escolar em procedimentos de melhoria da qualidade da educação.

5 VÍDEO - 02 O QUE SAO OS INDCADORES? O vídeo dá um panorama sobre a elaboração dos Indicadores de Qualidade da Educação - Indique -, e apresenta os princípios que os orientam, ressaltando a gestão democrática, cidadania participativa e a avaliação qualitativa

6 INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

7 " Os Indicadores da Qualidade na Educação foram criados para ajudar a comunidade escolar a avaliar e melhorar a qualidade da escola. Este é seu objetivo principal. Compreendendo seus pontos fortes e fracos a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme seus próprios critérios e prioridades."

8 Por conseguinte, o objetivo primordial dos Indicadores da Qualidade na Educação é auxiliar a comunidade escolar a avaliar e melhorar a qualidade da escola. Para este trabalho, serão discutidas sete dimensões, no entanto, deve haver outras dimensões, afinal, cada escola é uma escola, com necessidades diferentes. Por meio de perguntas e respostas, a comunidade avalia a escola e propõe ações de melhorias.

9 TEXTO SOUZA, Alberto de Mello e. A relevância dos indicadores educacionais para a educação básica: informação e decisões. In: SOUZA, Alberto de Mello, Dimensões da Avaliação Educacional. (Org.) – Petrópolis, RJ: Vozes, Disponível em. le/view/78/93

10 QUESTÕES CONDUTORAS GRUPO 01 Qual o papel dos indicadores educacionais nas sociedades modernas? A que conclusões o autor do texto chega quanto ao impacto de indicadores educacionais como balizadores das análises dos problemas na educação? - GRUPO 02 Quais os indicadores educacionais apresentados no texto como os mais utilizados no Ensino Fundamental e Médio? A que conclusões o autor do texto chega quanto ao impacto de indicadores educacionais como balizadores das análises dos problemas na educação? - GRUPO 03 Discorra sobre o problema da desigualdade educacional apresentado no texto. A que conclusões o autor do texto chega quanto ao impacto de indicadores educacionais como balizadores das análises dos problemas na educação?

11 APRESENTAÇÃO EM PLENÁRIA É importante que o uso dos Indicadores seja visto como um processo pelo qual a escola passa, e não como um evento que só ocorre nos dias de avaliação e planejamento.

12 REFLEXÃ0 Para que tudo isso aconteça, é necessário que professores e coordenação pedagógica estejam atentos e permanentemente avaliando a aprendizagem dos alunos, sem esquecer de adotar um sistema de avaliação do resultado do trabalho dos profissionais da escola. A publicação completa dos Indicadores da Qualidade da Educação está disponível no site da Ação Educativa.

13 ROTEIRO DE TRABALHO Escolha do mediador da sessão de estudo de cada grupo: 10 min LEITURA DO TEXTO: 40 min DEBATE E REFLEXÃO REFERENTE AO TEXTO: 40 min INTERVALO DE 20 MIN QUESTÕES CONDUTORAS DO DEBATE: 40 min APRESENTAÇÃO EM PLENÁRIA: 20 min Término: Leitura da Ata e Assinatura. CINTHYAMARIA STAUT Professora Coordenadora


Carregar ppt "SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER IVINHEMA/MS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google