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Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução

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Apresentação em tema: "Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução

2 CONCEITOS DE GESTÃO DE CONHECIMENTO
A gestão do conhecimento poderia ser entendida basicamente ,como um processo dinâmico e apoiado por tecnologias da informação(TI) para criar,captar disseminar,e (re)utilizar o conhecimento (PROBST et alli, 2002).

3 ORIGEM As origens das gestão do conhecimento podem ser divididas em teóricas e empíricas. Teoricamente ,a gestão do conhecimento surgiu do conceito de capital intelectual e desenvolveu concepções com base nos estudos sobre a importância dos recursos intangíveis e das competências organizacionais e individuais.

4 ORIGEM São dois tipos de conhecimentos: Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito.

5 É pessoal específico ao contexto Difícil de ser formulado e comunicado
O CONHECIMENTO TÁCITO É pessoal específico ao contexto Difícil de ser formulado e comunicado

6 MODOS DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO
São quatro modos de conversão do conhecimento 1 - Socialização - A conversão do conhecimento tácito para o tácito de um indivíduo para outro. 2 - Externalização - A conversão do conhecimento tácito para um explícito. 3 - Internalizarão – ou seja incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito. 4 - Combinação entendida como conhecimento sistêmico que ocorre na interação entre o conhecimento explícitos distintos.

7 Integração entre a gestão de conhecimento e gestão de pessoas
Assim na prática a gestão do conhecimento deveria se associar estreitamente á técnicas aprimoradas de gestão de pessoas ,uma vez que as relações de trabalho,necessariamente,serão afetadas nesse processo.

8 Importância individual na Gestão do conhecimento
A importância da situação individual no processo de gestão do conhecimento reside no fato das pessoas serem o lócus do que se pretende gerir,tornando –as ainda mais imprescindíveis devendo ser vistas como alvos do investimento organizacionais .(Cobalto ;Bauren, 2002; Leite Bressan , 2003).

9 Definição da sociedade que vivemos
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

10 Sociedade da Informação
Inicio da idéia sobre “sociedade da informação” em 1973, por Daniel Bell. Reaparecimento nos anos 90. Discutida nas grandes reuniões mundiais.

11 Globalização * Com o surgimento destas discussões a cerca do tema “sociedade da informação”, grande aumento nos meios de comunicação. * A “sociedade da informação” passou a ser considerada “embaixadora da boa vontade” da globalização

12 Sociedade do Conhecimento
Maior destaque para as empresas do ramo das telecomunicações. Maior destaque as novas tecnologias referentes as comunicações. Surgimento de inovações constantes.

13 Sociedade do Conhecimento
Informação ao acesso de todos Programas de investimento do governo a inclusão digital.

14 Sociedade do Conhecimento
A noção de “sociedade do conhecimento” surgiu no final da década de 90. Grandes entidades adotaram o termo. UNESCO desenvolveu uma reflexão a cerca do termo. Principal papel da UNESCO desempenhar o papel de disseminadora mundial do conhecimento

15 “A sociedade da informação, é a pedra angular das sociedades do conhecimento. O conceito de “sociedade da informação”, a meu ver, está relacionado a idéia da “inovação tecnológica”, enquanto o conceito de “sociedades do conhecimento” inclui uma dimensão de transformação social, cultural, econômica, política e institucional, assim como uma perspectiva mais pluralista e de desenvolvimento. O conceito de “sociedades do conhecimento” é preferível ao da “sociedade da informação” já que expressa melhor a complexidade e o dinamismo das mudanças que estão ocorrendo. (...) o conhecimento em questão não só é importante para o crescimento econômico, mas também para fortalecer e desenvolver todos os setores da sociedade” Abdul Waheed Khan (subdiretor geral da UNESCO para comunicação e informação)

16 Sociedade do Conhecimento
Difusão do conhecimento afim de gerar maior desenvolvimento. O conhecimento é a principal forma de ascensão social. Diminuição das desigualdades educacionais Surgimento de bibliotecas para todos

17 Uma abordagem Gestão do conhecimento não é mais uma moda de eficiência operacional. Faz parte da estratégia empresarial. É algo muito real Dan Holtshoue, Xerox

18 A essência da questão Aproveitar os recursos existentes na empresa para que as pessoas procurem, encontrem e empreguem as melhores práticas, em vez de tentar reinventar a roda.

19 A essência da questão (mecanismos)
Captar, armazenar, recuperar e distribuir ativos tangíveis de conhecimento (ex.: patentes, direitos autorais) Coletar, organizar e disseminar conhecimento intangíveis (ex.: know-how, soluções criativas, experiências profissionais etc.) Criar um ambiente de aprendizado interativo (transferência, internalização e aplicação do conhecimento, na geração de novos conhecimentos)

20 A empresa que aprende Espiral do conhecimento: O conhecimento tácito deve ser articulado e então internalizado, pra tornar-se parte da base de conhecimento de cada indivíduo. A espiral começa novamente depois de ter sido completada, porém em patamares cada vez mais elevados. Tecnologia com papel importante: é perigoso achar que a questão do conhecimento é realizada somente por meio da tecnologia. A TI favorece a estrutura mas não o conteúdo.

21 A empresa que aprende O importância do fator Humano: A tecnologia tradicionalmente procurou automatizar e excluir o trabalhador. A Gestão do Conhecimento pergunta: Quem tem o conhecimento ? Quem gera o conhecimento ? O trabalhador. Somente um entre os seis principais fatores necessários para a implantação eficaz da Gestão do Conhecimento tem ligação com a tecnologia.

22 Gestão do conhecimento.
E o Brasil? .


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