A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Nome Professor: E-mail: 24 – Ativos Intangíveis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Nome Professor: E-mail: 24 – Ativos Intangíveis."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Nome Professor: 24 – Ativos Intangíveis

2 Linha do tempo dos Ativos Intangíveis – trabalhos relevantes
Ativos Intangíveis é o termo empregado para definir o valor da empresa que supera o valor contábil e que tem sua origem fundamental no conhecimento. Linha do tempo dos Ativos Intangíveis – trabalhos relevantes

3 A Sociedade do Conhecimento
A velocidade das transformações é de certa forma, extraordinária e pode auxiliar a minimizar as diferenças globais a partir do momento em que as informações estão sendo divulgadas de forma mais rápida e precisa. As inovações tecnológicas resultam da acumulação de conhecimento pelos indivíduos, e sua aplicação prática resulta da acumulação de técnicas e processos pelas empresas.

4 Empresas e Trabalhadores do Conhecimento
Tornaram grandes empresas por serem mais ricas seus ativos do conhecimento, o que ressalta a importância deste elemento como fator de geração de competitividade, onde organizações recém-criadas podem competir com organizações já estruturadas no mercado. As pessoas que trabalham nessas empresas são profissionais qualificados e cujo trabalho consiste em converter informação em conhecimento.

5 A CRIAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
A transferência do conhecimento pode se dar de duas maneiras: pela informação ou tradição. Pela informação, quando se fala ou se escreve, utilizando a linguagem para articular alguns conceitos tácitos, na tentativa de transferi-los a outras pessoas. Pela tradição, se dá em conversas informais e de forma não estruturada.

6 GESTÃO DO CONHECIMENTO
Tratar o conhecimento independente das pessoas que o criam: conhecimento externo, como é o caso da inteligência competitiva, aspectos tributários e sócio-econômicos; conhecimento interno estruturado, que é o caso de relatórios de pesquisa, demonstração de resultado, balanço patrimonial; conhecimento interno informal, como bancos de dados de discussão repletos de know-how, lições aprendidas e experiências.

7 Avaliar os Ativos Intangíveis
Para Hoss (2003) em sua tese de doutorado, na mensuração de ativos intangíveis, um ponto relevante é agrupá-los, buscando identificar a agregação de valor e possíveis vantagens competitivas. Esse processo tem utilidades tais como: a) determinação do valor de uma empresa no processo de fusão ou aquisição; b) identificação de oportunidades de investimento no mercado de ações; c) a avaliação de estratégias sobre o valor da empresa, com impacto nas decisões operacionais, financeiras e de investimentos; d) possibilidade de gerenciá-los, pois como mostra-se no gráfico ao lado, o maior valor das empresas não está contabilizado.

8 OBSERVAÇÕES Sabe-se que existe erro na fórmula tradicional: CI = VM –VC de valoração pelo mercado, que é intensamente influenciado por expectativas, além do distanciamento do valor contábil com o valor real dos ativos e passivos.

9 Modelo de Hoss Séries Temporais: Perspectivas: interna Foco:
passado presente futuro Perspectivas: interna externa Foco: passado-presente presente-futuro Figura 16 - Modelo Hoss de avaliação de ativos intangíveis – base plana

10

11

12

13 procedimentos propostos

14 Analisar e entender a empresa
Calcular o Lucro Intangível Ajustado - LIA Pesquisar variáveis qualitativas e quantitativas Apurar o Valor Intangível - AVI Apurar Coeficiente Intangível - ACI Aplicar a fórmula VAI Revisão do Processo

15

16

17 Acreditamos que a ciência se vale da probabilidade e do conhecimento estatístico para validar seus modelos e que o conhecimento científico existe porque o ser humano tem necessidade de aprimorar-se constantemente e não assumir uma postura simplesmente passiva, observando os fatos ou objetos, sem poder de ação ou controle sobre eles. Muito Obrigado(a)!! Professor:


Carregar ppt "Disciplina: Nome Professor: E-mail: 24 – Ativos Intangíveis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google