A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

03 - ESTRUTURA CONCEITUAL DA CONTABILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "03 - ESTRUTURA CONCEITUAL DA CONTABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 03 - ESTRUTURA CONCEITUAL DA CONTABILIDADE
Disciplina: Nome Professor: 03 - ESTRUTURA CONCEITUAL DA CONTABILIDADE

2 Estrutura conceitual da contabilidade
Objetivo fundamental da contabilidade é a geração de informações úteis e relevantes para a tomada de decisão

3 Postulados Os Postulados Contábeis da Entidade e da Continuidade, regras gerais, respectivamente, delimitam o ambiente de desenvolvimento da contabilidade, representados no tronco da árvore.

4 Quatro enfoques: jurídico, econômico, organizacional, social.
Postulado da entidade Quatro enfoques: jurídico, econômico, organizacional, social.

5 Enfoque social Leva em conta o fator de humanização das organizações. Evidencia os benefícios que a entidade propicia à sociedade. Intimamente relacionado ao percentual de aplicação do lucro. Percentual do lucro Participação no empreendimento

6 Postulado da continuidade
As organizações são construídas para operarem por um longo período. Essas instituições aplicam recursos para produzirem riquezas, buscando agregar valor aos investimentos realizados. Assim sendo seus ativos devem ser contabilizados e avaliados a valores de entrada, ou seja, pelo custo de aquisição. Caso a organização apresente clara situação de descontinuidade, ou seja, sua falência seja iminente, deve registrar e avaliar seus ativos a valores de saída.

7 Princípios Contábeis Os princípios e convenções contábeis são guias ou regras decorrentes da experiência e da pesquisa, utilizadas para o registro dos fatos contábeis e para elaboração das demonstrações contábeis.

8 O PRINCÍPIO DO CUSTO HISTÓRICO COMO BASE DE VALOR
Estabelece que os ativos devam ser incorporados ao patrimônio das entidades pelo valor de aquisição ou de fabricação ao qual se somam os valores gastos para colocarem estes ativos em condições de gerar benefícios

9 O PRINCÍPIO DA REALIZAÇÃO DA RECEITA EM CONFRONTAÇÃO COM AS DESPESAS
Este princípio estabelece que o momento do reconhecimento da receita e das despesas relacionadas é o momento em que os produtos ou serviços são transferidos ao cliente. No momento em que os produtos são transferidos, a maior parte do esforço em obter a receita já está realizada, estabelecendo-se o valor de mercado para a transação.

10 PRINCÍPIO DO DENOMINADOR COMUM MONETÁRIO
Estabelece a moeda corrente do país como única base monetária para as demonstrações contábeis X

11 CONVENÇÕES CONTÁBEIS As convenções contábeis buscam nortear procedimentos contábeis, contribuindo para a padronização e adoção de procedimentos comuns em situações específicas

12 CONVENÇÃO DA OBJETIVIDADE
Esta restrição trata da atribuição de valores aos itens patrimoniais. Pode ser considerado como base objetiva, aquilo a que se atribui valor, baseado em documentos fiscais, tais como a nota fiscal.

13 CONVENÇÃO DA MATERIALIDADE
O primeiro ponto a ser considerado é a relação benefício/custo , ou seja, qual o benefício que vou ter e quanto vou gastar para tal. Um exemplo seria o caso de contabilizar cada lápis gasto no setor administrativo no momento de seu uso. Em vez de lançarmos cada lápis, podemos contabilizar o consumo destes lápis por lotes, diminuindo assim o custo de controle e contabilização.

14 CONVENÇÃO DO CONSERVADORISMO
Sempre que se defrontar com alternativas igualmente válidas para a atribuição de valores ao Ativo e Passivo, deve-se optar por um valor mais baixo para o Ativo e um valor mais alto para o Passivo.

15 CONVENÇÃO DA CONSISTÊNCIA
Sob a luz dessa convenção deve-se observar, por exemplo, que se adotado um determinado critério de contabilização, o mesmo não deve ser mudado para que não prejudique a comparabilidade dos resultados, a não ser que seja absolutamente necessário.

16 Disciplina: Nome Muito Obrigado(a)!! Professor: E-mail Professor:


Carregar ppt "03 - ESTRUTURA CONCEITUAL DA CONTABILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google