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PLANO DE CONTAS   Os elementos que formam o patrimônio e suas alterações são controlados por meio de conta. A função das contas é registrar e expor os.

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1 PLANO DE CONTAS Os elementos que formam o patrimônio e suas alterações são controlados por meio de conta. A função das contas é registrar e expor os bens, os direitos, as obrigações e a situação líquida patrimonial, além das receitas e despesas, com base nas quais são apurados os lucros ou prejuízos decorrentes das atividades da empresa

2 Existem contas patrimoniais, que representam os bens, os direitos, as obrigações e a situação líquida. Há também as contas de resultado, que indicam as variações positivas (receitas) e negativas (despesas) ocorridas no patrimônio, em virtude das atividades da empresa. As contas de resultado possibilitam a apuração dos lucros ou prejuízos em cada exercício.

3 Para cada bem ou agrupamento de bens, direitos, obrigações ou situação líquida, há uma conta especifica. Da mesma forma, as modificações do patrimônio, positivas ou negativas, são representadas por conta de resultado.

4 O plano de contas estabelece a relação contas a serem adotadas nos registros contábeis das operações da empresa, indicando a função e o funcionamento da cada uma delas.

5 A função das contas é representar os itens patrimoniais e de resultado
A função das contas é representar os itens patrimoniais e de resultado. Assim, a conta pode traduzir um elemento patrimonial (bem, direito ou obrigação, além da situação líquida) ou de resultado (receita ou despesa).

6 O funcionamento da conta se dá por intermédio do mecanismo de débito e crédito, que indica o aumento ou diminuição do saldo.  

7 OBJETIVOS DO PLANO DE CONTAS     Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais:

8 -Atender às necessidades de informação da administração da empresa; -Observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis; -Adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda

9 SISTEMA DE CONTAS     Um sistema de contas consiste no agrupamento de contas que possuem características comuns, com o objetivo de se tornar mais fácil e organizado o acompanhamento e estudo do patrimônio e de suas modificações. Assim, podemos agrupar num sistema apenas as contas patrimoniais.    

10 ELENCO DE CONTAS     Um elenco de contas consiste numa relação de contas que são utilizadas por determinada empresa em sua escrituração contábil. Diferente do plano de contas, o elenco de conta não indica a função e o funcionamento das contas.

11 ELEMENTOS DA CONTA   São seis os elementos de uma conta:   - Título = é o nome da conta. - Data = marcação do tempo do fato. - Histórico = é a narração do fato ocorrido. - Débito = estado de dívida da conta. - Crédito = estado de haver da conta. - Saldo = é a diferença entre o débito e o crédito. Pode ser:   + Devedor = quando débito maior que crédito. + Credor = quando débito menor que crédito. + Nulo = quando débito igual ao crédito.

12 FUNÇÃO DAS CONTAS     Representar graficamente o Patrimônio e suas variações. A representação é feita através dos Razonetes ou Contas em forma de T, conforme abaixo demonstrado.  

13 Valores escriturados a débito Valores escriturados a crédito
NOME DA CONTA Valores escriturados a débito Valores escriturados a crédito Saldo devedor Saldo credor

14 TERMOS TÉCNICOS DAS CONTAS. Título da conta – é o nome da conta
TERMOS TÉCNICOS DAS CONTAS   *Título da conta – é o nome da conta. *Abrir uma conta – significa iniciar a sua escrituração. *Creditar uma conta – significa registrar determinado valor em seu crédito.

15 *Debitar uma conta - significa registrar determinado valor em seu débito. *Conferir ou verificar uma conta – significa examinar a sua exatidão. *Tirar o saldo de uma conta ou balancear – é a diferença entre a soma do débito e a do crédito; se o débito for maior, o saldo será devedor. Se o crédito for maior, o saldo será credor. *Reabrir uma conta – significa reiniciar a sua escrituração quando ela se acha encerrada, por não apresentar saldo. *Transferir uma conta – significa levar o seu saldo a débito ou a crédito de outra conta.  


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