A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel Elenco de Contas Conceito Na linguagem cotidiana, o que entendemos por conta? - operação aritmética de soma,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel Elenco de Contas Conceito Na linguagem cotidiana, o que entendemos por conta? - operação aritmética de soma,"— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel Elenco de Contas Conceito Na linguagem cotidiana, o que entendemos por conta? - operação aritmética de soma, subtração, multiplicação ou divisão - conta de água, energia elétrica ou telefone a pagar - uma conta corrente bancária - conta a pagar na loja, na padaria, no açougue etc. Do ponto de vista técnico, conta é o nome dado aos componentes patrimoniais (bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido) e aos elementos de resultado (despesas e receitas).

2 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel Elenco de Contas Componentes patrimoniais = Elementos patrimoniais Elementos patrimoniais = Conta É por meio das contas que a contabilidade consegue desempenhar seu papel de registrar e controlar todos os acontecimentos responsáveis pela gestão do patrimônio. Imagine a conta como sendo uma caixa, ficha ou ainda arquivo no qual são armazenados os dados de entradas e saídas de valores de cada um dos elementos patrimoniais ou de resultado. Cada elemento terá uma conta, seja ela patrimonial ou de resultado.

3 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel Elenco de Contas Classificação das Contas Teoria Personalística: considera como objeto da Contabilidade a relação jurídica entre as pessoas, personaliza as contas: - Contas dos agentes consignatários: que representam os bens. - Contas dos agentes correspondentes: que representam os direitos e as obrigações. - Contas do proprietário: que representam o Patrimônio Líquido, as receitas e as despesas.

4 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel Elenco de Contas Classificação das Contas Teoria Materialista: também conhecida como teoria econômica, as contas representam valores materiais: - Contas Integrais: são as representativas dos bens, dos direitos e das obrigações da entidade. - Contas Diferenciais: são as representativas do Patrimônio Líquido, das receitas e das despesas da entidade.

5 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel Elenco de Contas Classificação das Contas Teoria Patrimonialista: é a teoria usualmente adotada no Brasil, considera o patrimônio como objeto da contabilidade, classifica as contas como: - CONTAS PATRIMONIAIS: são as contas que representam os bens, os direitos, as obrigações e o PL da entidade. - CONTAS DE RESULTADO: são as contas que representam as receitas e as despesas da entidade.

6 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel Elenco de Contas Classificação das Contas Sendo a teoria patrimonialista a usualmente utilizada no Brasil, iremos desenvolver nossos estudos classificando as contas segundo seu critério (Lei 6.404/76 – /07 – /09). - Contas Patrimoniais: são as que representam os elementos componentes do Patrimônio. Dividem-se em Ativas (Bens e Direitos) e Passivas (Obrigações e PL). - Contas de Resultado: são as que representam variações no patrimônio da entidade, dividem-se em Despesas e Receitas.

7 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel Elenco de Contas Classificação das Contas Contas Patrimoniais: ATIVOPASSIVO Bens Bens Obrigações Obrigações Caixa Caixa Fornecedores Fornecedores Veículos Veículos Duplicatas a Pagar Duplicatas a Pagar Direitos Direitos Patrimônio Líquido Patrimônio Líquido Duplicatas a Receber Duplicatas a Receber Capital Capital Promissórias a Receber Promissórias a Receber Lucros Acumulados Lucros Acumulados BALANÇO PATRIMONIAL

8 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel Elenco de Contas Classificação das Contas Contas de Resultado: aparecem durante o exercício social, encerrando-se ao final dele, não fazem parte do Balanço Patrimonial, é por meio delas que ficamos sabendo se a empresa apresentou lucro ou prejuízo no desenvolvimento de suas atividades. DespesasReceitas CONTAS DE RESULTADO

9 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel Elenco de Contas Classificação das Contas Despesas: as despesas decorrem do consumo de bens e da utilização de serviços como energia elétrica, materiais de limpeza, materiais de expediente, serviços telefônicos e diversos outros materiais consumidos. Exemplos de contas de despesas: Água e Esgoto; Fretes e Carretos; Aluguéis Passivos; Impostos; Café e Lanches; Juros Passivos; Contribuição de Previdência; Material de Expediente; Descontos Concedidos; Material de Limpeza; Despesas Bancárias; Prêmios de Seguro; Energia Elétrica; Salários; etc.

10 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel Elenco de Contas Classificação das Contas Receitas: as Receitas decorrem da venda de bens e da prestação de serviços. Existem em número menor que as despesas, sendo as mais comuns representadas pelas receitas de vendas. Exemplos de contas de receitas: Aluguéis Ativo; Receitas de Serviços; Descontos Obtidos; Vendas de Mercadorias; Juros ativos; etc.

11 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel Elenco de Contas Noções de débito e crédito A regra é a seguinte: em toda representação gráfica em forma de "T", seja ela utilizada para representar uma conta ou um conjunto de contas patrimoniais ou de resultado, convencionou-se que o lado esquerdo será sempre o lado do débito e que o lado direito, o do crédito. DÉBITOCRÉDITO

12 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel Elenco de Contas Noções de débito e crédito Neste momento é importante entender os dois gráficos a seguir, pois eles serão muito úteis daqui em diante: ATIVO = DÉBITO PASSIVO = CRÉDITO Bens (+) ou D Obrigações (-) ou C Direitos (+) ou D Pat. Líquido (+/-) ou D/C DÉBITOCRÉDITODespesas (-) ou D Receitas (+) ou C CONTAS PATRIMONIAIS CONTAS DE RESULTADO

13 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel Elenco de Contas Noções de Plano de Contas Conceito: - O Plano de Contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplina as tarefas do setor de contabilidade objetivando a uniformização dos registros contábeis. - É um instrumento de grande importância no desenvolvimento do processo contábil de uma empresa. - Cada empresa deve elaborar seu Plano de Contas sempre obedecendo aos seus interesses e, principalmente, à legislação pertinente ao ramo de atividade que exerce.

14 Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel Elenco de Contas Noções de Plano de Contas - Atualmente, o Plano de Contas deve obedecer às disposições contidas na Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações), com alterações introduzidas pelas Leis n° /07 e /09. - De acordo com o estágio em que nos encontramos, temos a seguir um Elenco de Contas, após o Elenco de Contas, seguem-se informações que auxiliam seu manuseio.


Carregar ppt "Contabilidade Básica Professor: Pedro A. Rupel Elenco de Contas Conceito Na linguagem cotidiana, o que entendemos por conta? - operação aritmética de soma,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google