A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Osni Hoss EMPRESAS BASEADAS NO CONHECIMENTO O trabalho mental agrega valor, produz riquezas cria ativos intangíveis. Cabe.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Osni Hoss EMPRESAS BASEADAS NO CONHECIMENTO O trabalho mental agrega valor, produz riquezas cria ativos intangíveis. Cabe."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Osni Hoss

2 EMPRESAS BASEADAS NO CONHECIMENTO O trabalho mental agrega valor, produz riquezas cria ativos intangíveis. Cabe às empresas buscarem sistematizar seus intelectos a fim produzir novos conhecimentos criar oportunidades neste mercado competitivo e globalizado

3 Conhecimento Informação é uma mensagem, geralmente na forma de um documento ou uma comunicação audível ou visível que tem por finalidade mudar o modo como o destinatário vê algo, exercendo algum impacto sobre seu julgamento e comportamento. A informação é a matéria-prima para o conhecimento, é uma notícia ou inteligência transmitida oralmente ou pela escrita.

4 Grandes orientações da teoria do conhecimento O racionalismo(explícito) afirma que o conhecimento é obtido por dedução, utilizando o raciocínio, recorrendo-se a construções mentais de conceitos, leis e teorias; enquanto que o empirismo(tácito), afirma que o conhecimento é obtido por indução, a partir de experiências sensoriais específicas.

5 A Sociedade do Conhecimento a automação do trabalho, incrementando com a automação uma vasta gama de atividades de serviços, particularmente na saúde, educação, produção de software e entretenimento; redução do tamanho das grandes empresas tanto de manufatura quanto de serviços, devido ao maior estímulo ao espírito empreendedor; uma mudança na força de trabalho, com um crescimento acentuado da participação das mulheres; transformações demográficas substanciais causadas pela queda na taxa de nascimento e uma população mais velha; substituição do centro geográfico da economia, antes centrada em matérias-primas e bens de capital para se concentrar em informações e conhecimentos, particularmente pesquisa e educação.

6 Empresas e trabalhadores do conhecimento Atualmente, as empresas diferem das da era industrial por valorizarem o conhecimento de seus trabalhadores, daí serem, muitas vezes, identificadas como empresas do conhecimento. Empregados das empresas do conhecimento são profissionais qualificados e cujo trabalho consiste, em grande parte, em converter informação em conhecimento

7 A Criação e gestão do conhecimento A transferência do conhecimento pode se dar de duas maneiras: pela informação ou tradição. informação - fala ou se escreve. É ideal para transmitir o conhecimento explícito, sendo rápida, segura e independente de sua origem. É a que se tem em aulas, palestras, audiovisuais tradição - se dá em conversas informais e de forma não estruturada. O conhecimento estruturado e sistematizado é uma forma de geração e agregação de valor para as empresas.

8 Valoração Dentre as concepções de valor da empresa, destacam-se as seguintes: valor patrimonial ou contábil, que é o valor da empresa, determinado pelo somatório dos bens e direitos menos as obrigações, que constituem o patrimônio da empresa; valor econômico, como sendo o valor da empresa que decorre do potencial de resultados.

9 Valoração Os modelos de avaliação que objetivam valorar empresas, consideram as estratégias, o conhecimento das organizações e estabelecem um processo de implementação evolutivo e flexível.

10 As premissas da criação de valor no mercado real, a criação de valor acontece quando o retorno sobre o capital investido for superior ao custo de oportunidade do capital; quanto mais se investir em retornos superiores mais se cria capital, ou seja, crescimento com margem superior ao custo do capital próprio; fazer escolhas que maximizem o valor presente dos fluxos de caixa previstos ou o lucro econômico.

11 As cinco variáveis principais a serem observadas no processo de avaliação de empresas fluxo relevante de caixa, onde o patrimônio da empresa vale aquilo que consegue gerar de caixa no futuro; período de projeção, fluxo de caixa deve ser projetado para um espaço de tempo que permita sua previsão com razoável confiança; valor de perpetuidade ou residual, os fluxos de caixa não cobertos pelo período de projeção devem ser quantificados (perpetuidade com ou sem crescimento ou valor residual ou terminal); condições do endividamento financeiro; taxa de desconto, a taxa de juro usada para descontar fluxos de caixa ao seu valor presente deve ser aquela que melhor reflita o custo de oportunidade e os riscos.

12 Ativos Baseados no Conhecimento são caros para adquirir e para desenvolver, e difíceis de gerenciar os direitos de propriedade são difusos, por exemplo, quando se trata de um avião, pode-se mensurá-lo facilmente, no entanto, um software que possa revolucionar empresas, pode ser roubado e utilizado por concorrentes barreira existente quanto à mudança, principalmente pelo fato de serem difíceis de ser controlados o valor da marca que somente aparece no balanço, em caso de aquisição de terceiros, pois somente assim se teria o valor da transação como parâmetro de avaliação


Carregar ppt "Prof. Dr. Osni Hoss EMPRESAS BASEADAS NO CONHECIMENTO O trabalho mental agrega valor, produz riquezas cria ativos intangíveis. Cabe."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google