A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Investimento e o q de Tobin No modelo de investimento com relação ao retorno dos investimentos uma importante variável de discussão é o valor do capital.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Investimento e o q de Tobin No modelo de investimento com relação ao retorno dos investimentos uma importante variável de discussão é o valor do capital."— Transcrição da apresentação:

1 Investimento e o q de Tobin No modelo de investimento com relação ao retorno dos investimentos uma importante variável de discussão é o valor do capital em termos do retorno futuro dos investimentos. Um resultado importante é que o valor de uma unidade de capital em cada ponto do tempo é igual ao valor presente descontado do retorno marginal futuro do capital, ou seja dos lucros. Esta variável resume toda a informação sobre o futuro que é relevante para a decisão de investimento da firma e é definida como q. q mostra como cada Real adicional no estoque de capital afeta o valor presente descontado dos lucros. Logo uma firma vai desejar aumentar o seu estoque de capital se o q for alto e reduzir se o q for baixo. 1 Prof. Wilson Curso Macro 3 - UFJF Bibliografia: AB cap. 4 e Romer, D. Advanced Macroeconomics (tradução livre).

2 Investimento e o q de Tobin Uma unidade adicional no estoque de capital da firma aumenta o valor presente dos lucros da firma em q e por conseguinte aumenta o valor da firma em q. Portanto o q é o valor de mercado de uma unidade de capital. Se existe um mercado para as ações das firmas o valor total de uma firma com uma unidade a mais de capital que uma outra firma excede o valor desta em q. Se assumirmos que o preço de aquisição de capital seja fixo e igual a 1, q representa também a razão do valor de mercado de uma unidade de capital em relação ao seu custo de aquisição (fixo em 1 para simplificar). Portanto uma firma aumenta o seu estoque de capital se o seu valor de mercado supera o seu custo para adquirí-lo. 2 Prof. Wilson Curso Macro 3 - UFJF Bibliografia: AB cap. 4 e Romer, D. Advanced Macroeconomics (tradução livre).

3 Investimento e o q de Tobin Da mesma maneira a firma diminui o seu estoque de capital se o valor de mercado do capital é menor do que o seu custo de aquisição. A razão do valor de mercado e do custo de reposição do estoque de capital é conhecida como q de Tobin. Notem que a variável relevante é o valor marginal de q ou a razão do valor marginal de uma unidade de capital em relação ao seu custo de reposição. O valor marginal de q no entanto pode ser bastante difícil de ser mensurado. Um valor mais fácil de ser estimado é o q médio que é a razão do valor da firma pelo custo de reposição do total do seu estoque de capital. 3 Prof. Wilson Curso Macro 3 - UFJF Bibliografia: AB cap. 4 e Romer, D. Advanced Macroeconomics (tradução livre).

4 Investimento e o q de Tobin As empresas alteram o investimento à medida que o mercado de ações muda: teoria q do investimento desenvolvida por Tobin Se o valor de mercado > custo de substituição, então a empresa deve aumentar seus investimentos q de Tobin = valor de mercado do capital dividido por seu custo de substituição Se q < 1, não investir Se q > 1, investir mais Prof. Wilson Curso Macro 3 - UFJF Bibliografia: AB cap. 4 e Romer, D. Advanced Macroeconomics (tradução livre). 4

5 Investimento e o q de Tobin Preço de estoque vezes o número de ações é igual ao valor de mercado da empresa, que é igual ao valor de capital da empresa Fórmula: q = V/(p K K), onde V é o valor da empresa no mercado de ações, K é o capital da empresa, p K é o preço de um novo capital. Portanto, p K K é o custo de substituição do estoque de capital da empresa Um boom no mercado de ações aumenta V, causando um aumento em q, aumentando o investimento Prof. Wilson Curso Macro 3 - UFJF Bibliografia: AB cap. 4 e Romer, D. Advanced Macroeconomics (tradução livre). 5

6 Investimento e o q de Tobin Os dados demonstram que a tendência é o investimento aumentar quando o mercado de ações aumenta, embora a relação não seja forte porque muitos outros fatores mudam ao mesmo tempo Produto marginal do capital esperado mais alto aumenta os ganhos futuros da empresa, portanto V aumenta Uma queda na taxa de juros real também aumenta V porque as pessoas tendem a comprar ações em vez de títulos Um decréscimo no custo de capital, pK, aumenta q Prof. Wilson Curso Macro 3 - UFJF Bibliografia: AB cap. 4 e Romer, D. Advanced Macroeconomics (tradução livre). 6


Carregar ppt "Investimento e o q de Tobin No modelo de investimento com relação ao retorno dos investimentos uma importante variável de discussão é o valor do capital."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google