A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDICADORES DE RENTABILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDICADORES DE RENTABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDICADORES DE RENTABILIDADE
Prof. Esp. Janayna Freire

2 QUAL O OBJETIVO DESTA ANÁLISE?
Demonstrar a rentabilidade dos capitais investidos, ou seja, quanto renderam os investimentos e, portanto o grau de êxito da Empresa. A Empresa consegue girar seus ativos? Qual sua margem líquida? Qual sua margem bruta? Qual a rentabilidade do seu Ativo? Qual a rentabilidade do seu Patrimonio Líquido

3 RENTABILIDADE Dois conjuntos de índices:
Os que expressam as margens de lucratividade das vendas Os que expressam as taxas de retorno sobre os recursos investidos. Obviamente quanto maiores forem esses índices, melhores serão as informações por eles transmitidas.

4 Índices de Rentabilidade Margem de Lucratividade
Margem Bruta Lucro Bruto Receita Operacional Líquida Mede a rentabilidade das vendas, logo após as deduções de vendas (impostos sobre vendas, devoluções, abatimentos e descontos incondicionais) e do custo dos produtos vendidos.

5 Índices de Rentabilidade Margem de Lucratividade
Margem Líquida Lucro Líquido Receita Operacional Líquida Mede quanto a empresa obtém de LUCRO (Diferença entre o preço do produto e todos os custos e despesas, inclusive IR, envolvidos na fabricação) em relação às vendas.

6 Índices de Rentabilidade Margem de Lucratividade
Giro do Ativo Receita Operacional Líquida Ativo Total Mostra quantas vezes a empresa recuperou o valor de seu ativo por meio de vendas em um período de um ano.

7 Índices de Rentabilidade Margem de Lucratividade
Giro do Ativo Dependente do setor de atuação da empresa e sua análise deve sempre ser combinada com a análise de um ou mais indicadores de margens. Um alto Giro do Ativo significa que a empresa está vendendo mais. Um indicador de margens alto significa que ela está vendendo "melhor". Normalmente é muito difícil ter ambos indicadores apresentando valores elevados.

8 Índices de Rentabilidade Retorno
Rentabilidade do Ativo ou Taxa de Retorno sobre Investimentos (TRI) Lucro Líquido Ativo Total Mostra quanto a empresa obteve de Lucro Líquido em relação ao Ativo. Medida do potencial, capacidade, de geração de lucro da Empresa e assim poder capitalizar-se.

9 Índices de Rentabilidade Rentabilidade do Patrimônio Líquido
Retorno Rentabilidade do Patrimônio Líquido Lucro Líquido Patrimônio Líquido Médio Comparação do lucro e do Capital Investido pelo sócio, taxa de rendimento do capital próprio. Pode ser comparada com a de outros rendimentos alternativos (Ex: Mercado, Poupança, Outras Empresas)

10 Análise através de Índices
Estrutura Situação Financeira Liquidez Situação Econômica Rentabilidade

11

12


Carregar ppt "ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDICADORES DE RENTABILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google