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Microeconomia A III Prof. Edson Domingues Aula 9

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Apresentação em tema: "Microeconomia A III Prof. Edson Domingues Aula 9"— Transcrição da apresentação:

1 Microeconomia A III Prof. Edson Domingues Aula 9
1

2 Mercados com Informação Assimétrica
Aula 9 Sinalização O Problema da Relação Agente-Principal 2

3 Referências VARIAN, H. Microeconomia: princípios básicos. Rio de Janeiro: Elsevier, (tradução da sexta edição americana) Capítulo 36 – Informação Assimétrica PINDYCK, R. S., RUBINFELD, D.L. Microeconomia. São Paulo: Prentice Hall, (quinta edição) Capítulo 17 – Mercados com Informação Assimétrica 2 2

4 Sinalização de Mercado
Os vendedores podem usar sinais para transmitir informações sobre a qualidade do produto aos compradores, o que reduz os problemas causados pela existência de informação assimétrica. 25

5 Sinalização de Mercado
Sinal Forte Para que seja eficaz, um sinal deve ser mais facilmente transmitido por vendedores de alta qualidade do que por vendedores de baixa qualidade. Exemplo Trabalhadores muito produtivos sinalizam sua qualidade através da obtenção de elevado nível educacional. 26

6 Sinalização de Mercado
Um Modelo Simples de Sinalização no Mercado de Trabalho Suponha Dois grupos de trabalhadores Capazes PMg = a2 Não-Capazes PMg = a1 a2 > a1 Participações no mercado de trabalho b : fração de capazes (1-b) : fração de não-capazes 27

7 Sinalização de Mercado
Um Modelo Simples de Sinalização no Mercado de Trabalho Suponha Função de produção linear Y= a1 L1+a2L2 Mercado de trabalho competitivo 28

8 Sinalização de Mercado
Com Informação Completa w = RmgP Salário dos capazes = a2 Salário dos não-capazes = a1 Com Informação Assimétrica w = produtividade média w = (1-b)a1 +b.a2 29

9 Sinalização de Mercado
Sinalização Através da Educação Visando Reduzir a Informação Assimétrica e = índice de educação (anos de educação superior) Custo de obtenção do nível de educação e Capazes: c2e2 Não-capazes: c1e1 30

10 Sinalização de Mercado
Sinalização Através da Educação Visando Reduzir a Informação Assimétrica Trabalhadores decidem quanto adquirir de educação Firmas decidem quanto pagar por trabalhadores com diferentes níveis de estudo 30

11 Sinalização de Mercado
Sinalização Através da Educação Visando Reduzir a Informação Assimétrica Suponha que a educação não afete a produtividade do trabalhador. Hipótese 1: c2 < c1 . Logo, existe e* tal que: 31

12 Sinalização Sejam as seguintes escolhas: a2 para capazes com e*
Capazes adquirem e* Não-capazes escolhem e = 0 Firma paga a2 para capazes com e* a1 para não-capazes com e = 0 Escolhas são um equilíbrio? Alguém gostaria de mudar? 39

13 Sinalização Avaliação Custo/Benefício - firma
Firma paga pela produtividade marginal, produção é a mesma. Não têm razão para mudar escolha 39

14 Sinalização Avaliação Custo/Benefício - trabalhadores
benefício dos não-capazes ao adquirir e* é menor que o custo benefício dos capazes ao adquirir e* é maior que o custo 39

15 Sinalização Escolhas são equilíbrio
Nenhum trabalhador quer mudar. c2 < c1 implica que educação serve como sinal de produtividades diferentes. Equilíbrio separador: sinalização em que cada um toma uma ação que o separa do outro tipo. 39

16 Sinalização Equilíbrio separador: sinalização em que cada um toma uma ação que o separa do outro tipo. Ineficiente do ponto de vista social: gasto que não aumenta o produto social educação para produzir um sinal, mas produtividade não é afetada. produção não muda em relação ao equilíbrio sem sinalização. 39

17 Sinalização Equilíbrio separador
Ineficiência devido à externalidade dos não capazes: salário pela produtividade média. Educação como sinalização é um benefício privado mas não social. 39

18 Sinalização E se capazes possuem custo com educação mais alto (c2 > c1 ) ? Pode ser mostrado que: Todos recebem salário pela produtividade média Equilíbrio agregador: nenhuma sinalização ocorre. 39

19 Sinalização Na verdade, a educação cumpre dois papéis: aumenta a produtividade e fornece um sinal útil acerca da disciplina e capacidade de trabalho do indivíduo. 40

20 Sinalização de Mercado
Garantias e Certificados Fornecem sinalização que permite identificar produtos de alta qualidade e confiabilidade São instrumentos de decisão eficazes, pois o custo das garantias é muito elevado para os produtores de baixa qualidade 41

21 O Problema da Relação Agente e Principal - Incentivos
Relação de Agenciamento O bem-estar de uma pessoa depende do que outra pessoa faz Agente Pessoa que atua Principal Pessoa que é afetada pelas ações do Agente 52

22 Contratos de Incentivo (Varian 36.7)
Um trabalhador é contratado pelo principal para uma tarefa. Apenas o trabalhador conhece o esforço que ele faz (informação assimétrica). O esforço exercido afeta o lucro do principal.

23 Contratos de Incentivo
O problema do principal: desenhar um contrato de incentivo que induza o trabalhador a exercer o esforço requerido para maximizar o lucro do principal.

24 Contratos de Incentivo
e é o esforço do agente. Receita do Principal Um contrato de incentivo é uma função s(y) especificando o pagamento ao trabalhador quando o retorno do principal é y. Então o lucro do principal é

25 Contratos de Incentivo
Seja a utilidade (de reserva) de não trabalhar. Para fazer o trabalhador participar, o contrato deve oferecer ao trabalhador a utilidade mínima O custo de utilidade para o trabalhador de um esforço e é c(e).

26 Contratos de Incentivo
O problema do principal é escolher e para maximizar seu lucro. O principal estabelece um contrato que proporciona ao trabalhador sua utilidade de reserva. Assim, ...

27 Contratos de Incentivo
O problema do principal é (restrição de participação) Sujeito a

28 Contratos de Incentivo
O problema do principal é (restrição de participação) Sujeito a Substituindo e resolvendo

29 Contratos de Incentivo
O problema do principal é (restrição de participação) Sujeito a Substituindo e resolvendo O lucro do principal é maximizado quando:

30 Contratos de Incentivo
O contrato que maximiza o lucro do Principal exige um esforço do trabalhador em e* que equaliza o custo marginal de esforço do trabalhador com o pagamento marginal do principal a partir do esforço do trabalhador

31 Contratos de Incentivo
O contrato que maximiza o lucro do Principal exige um esforço do trabalhador em e* que equaliza o custo marginal de esforço do trabalhador com o pagamento marginal do principal a partir do esforço do trabalhador Como o principal pode induzir o trabalhador a escolher e = e* ?

32 Contratos de Incentivo
e = e* deve ser a escolha preferida do trabalhador.

33 Contratos de Incentivo
e = e* deve ser a escolha preferida do trabalhador. Então o contrato s(y) deve satisfazer a restrição de incentivo-compatibilidade;

34 Contratos de Incentivo - Exemplos
(i) Contratos de Aluguel: O principal mantém uma soma fixa R para ele e o trabalhador recebe todo lucro acima de R; i.e. Por quê este contrato maximiza o lucro do Principal?

35 Contratos de Incentivo - Exemplos
Dado o contrato o pagamento do agente é e para maximizar isso o agente deve escolher o esforço tal que

36 Contratos de Incentivo - Exemplos
De quanto deve ser a taxa de aluguel R? O principal deve cobrar o quanto for possível sem levar o agente a não participar, então R deve satisfazer

37 Contratos de Incentivo - Exemplos
(ii) Contratos salariais: em contratos salariais, o pagamento ao trabalhador é w é o salário por unidade de esforço. K é o pagamento fixo. e K torna o trabalhador indiferente entre participar e não participar.

38 Contratos de Incentivo - Exemplos
(iii) Tudo-ou-Nada: Escolha e = e* e receba um fixo L, ou escolha e ¹ e* e receba 0. A utilidade do trabalhador ao escolher e ¹ e* é -c(e), então o trabalhador escolherá e = e*. L é escolhido para tornar o trabalhadr indiferente entre participar e não participar.

39 Contratos de Incentivo
A característica comun de todos os contratos eficientes de incentivo é que eles tornam o agente o beneficiário total dos resíduos sobre os lucros i.e. a última parcela dos lucros ganhos deve beneficiar inteiramente o trabalhador.

40 Resumo A informação assimétrica cria uma falha de mercado na qual os produtos de baixa qualidade tendem a fazer com que os produtos de boa qualidade saiam do mercado. Os mercados de seguros freqüentemente envolvem informações assimétricas porque o comprador do seguro possui melhores informações a respeito do risco envolvido do que a companhia seguradora. 89

41 Resumo A informação assimétrica pode tornar mais dispendiosa para os proprietários de empresas o monitoramento exato do comportamento de seus administradores. A informação assimétrica pode explicar a razão pela qual os mercados de trabalho apresentam substanciais níveis de desemprego mesmo quando há trabalhadores tenazmente procurando emprego. 90


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