A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é um Mercado? Um mercado diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e à possibilidade de compras e vendas resultantes dessa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é um Mercado? Um mercado diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e à possibilidade de compras e vendas resultantes dessa."— Transcrição da apresentação:

1 O que é um Mercado? Um mercado diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e à possibilidade de compras e vendas resultantes dessa interação.

2 O que é um Mercado? Mercado: Conjunto de compradores e vendedores que através das suas interacções determinam o preço de um ou mais produtos. Compradores: consumidores que compram bens, empresas que compram trabalho e inputs; Vendedores: os consumidores vendem trabalho, os donos dos inputs vendem-nos, e as empresas vendem os seus produtos.

3 O que é um Mercado? Algumas das questões mais interessantes em economia dizem respeito ao funcionamento de mercados: ~>Por que é que há muitas empresas em alguns mercados, e tão poucas empresas em outros? ~>Será que é melhor para os consumidores a existência de muitas empresas? ~>Será que o governo deve intervir nos mercados?

4 Teoria de Mercado As teorias são desenvolvidas para explicar fenômenos observados em termos de um conjunto de regras básicas e premissas.

5 Teoria de Mercado Um exemplo é a teoria da empresa que começa com uma premissa simples- as empresas procuram maximizar seus lucros. A teoria mostra como pode ser feito isso, analisando como investir em mão-de- obra, matérias-primas e assim por diante.

6 Teoria de Mercado As teorias econômicas constituem também a base para elaboração de previsões. Assim, a teoria da empresa nos diz o nível de produção de uma empresa aumentará ou diminuirá em resposta a um aumento nos níves salariais ou a um decréscimo no preço de matérias-primas.

7 Teoria de Mercado Com aplicação de técnicas estatísticas e econométricas, as teorias podem ser usadas para construir modelos a partir dos quais possam ser feitas previsões.

8 Teoria de Mercado Nenhuma teoria, seja em economia, física ou em qualquer outra ciência, é perfeitamente correta. A utilidade e validade de uma teoria dependem de sua eficácia em explicar e prever o conjunto de fenômenos que tem por objeto. Desse modo, as teorias são continuamente testadas por meio da observação. Podendo assim ser aprovada, modificada ou descartada, variando com o resultado do teste.

9 Teoria de Mercado( Análise Positiva) Análise Positiva Análise que descreve as relações de causa e efeito. Ex: Se o governo cogitar a possibilidade de aumentar o preço da gasolina...

10 Teoria de Mercado( Análise Normativa) Análise Normativa Análise que examina as questões relativas os que supõe adequado, ou seja, analisa o por que aquilo deve ocorrer e de que maneira.

11 Tipos de Mercados Mercados Competitivos Mercados Não Competitivos

12 Mercado Competitivo ~>Existem inúmeros compradores e vendedores ~>Os vendedores oferecem produtos similares ~>A entrada e saída do mercado é livre ~>Mercados que contêm apenas alguns produtores podem ser também considerados como competitivos, como o setor de companhias de aviação nos EUA

13 Em um Mercado Competitivo ~>A ação individual de um comprador ou de um vendedor é tem impacto negligenciável sobre os preços ~>Compradores e Vendedores entendem os preços como um dado do mercado ~>Compradores e Vendedores têm que aceitar os preços praticados no mercado

14 Em um Mercado Competitivo ~>Devido ao número muito elevado de compradores e vendedores, nenhum comprador ou vendedor individual pode influenciar o preço. ~>Concorrência aguda entre as empresas pode criar um mercado competitivo.

15 Mercados Não Competitivos Mercados onde os produtores individuais podem influenciar o preço ~>Cartéis – grupos de produtores que agem em conjunto ~>Exemplo: a OPEP domina o mercado mundial de petróleo

16 Preço de Mercado ~>O preço de mercado é estabelecido pela interação de compradores e vendedores. ~>Mercados competitivos estabelecem um único preço. ~>Mercados não-competitivos podem estabelecer vários preços para o mesmo produto.

17 Referenciais Livro dado em sala de aula: Capitulo 1 pág 5 a pág 9.

18 Acadêmicos Débora Hrentchechen Vivian Zarpelon Freitas Fernando Brevinski Jean Matéria: Microeconomia Professora: Elieti


Carregar ppt "O que é um Mercado? Um mercado diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e à possibilidade de compras e vendas resultantes dessa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google