A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria da sinalização (com base nos slides de Waltenberg, Fábio, Economia Social) Aula 28 de abril de 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria da sinalização (com base nos slides de Waltenberg, Fábio, Economia Social) Aula 28 de abril de 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria da sinalização (com base nos slides de Waltenberg, Fábio, Economia Social) Aula 28 de abril de 2014

2 Modelo de capital humano Educação aumenta a produtividade do trabalhador. Aumento da produtividade gera aumento do salário do trabalhador. Modelo de sinalização Educação não precisa aumentar a produtividade do trabalhador. Níveis de diploma de escolaridade sinalizam as qualificações de um trabalhador para empregadores potenciais. E educação aumenta os ganhos não porque aumenta a produtividade mas porque certifica que o trabalhador pode exercer atividades mais inteligentes. 2

3 3 Teoria da sinalização u Teoria aplicada a diferentes esferas u Exemplo típico: educação e mercado de trabalho: Spence, Michael, Job market signaling, QJE, 87 (3), 1973 u Num mercado de trabalho, há dois tipos de trabalhadores: muito talentosos e pouco talentosos u A produtividade marginal de um indivíduo muito talentoso é a H u A produtividade marginal de um indivíduo pouco talentoso é a L a L < a H

4 4 Sinalização u Uma proporção h dos trabalhadores é composta por muito talentosos u (1 – h) é a proporção de trabalhadores pouco talentosos

5 5 Sinalização u Ideal para a firma: remunerar cada trabalhador de acordo com sua produtividade marginal u Se firma pudesse observar de que tipo é cada indivíduo, então pagaria: A cada pessoa muito talentosa: w H = a H A cada pessoa pouco talentosa: w L = a L

6 6 Sinalização u Porém, se firma não consegue distinguir tipos, então cada trabalhador receberá salário (agregador, pooling): u … equivalente à produtividade marginal média: w P = (1 - h)a L + ha H

7 7 Sinalização w P = (1 - h)a L + ha H < a H u Ou seja, o salário horário agregador será menor que o salário que seria pago se a firma pudesse facilmente identificar os muito talentosos u Risco de seleção adversa muito talentosos não se candidatariam a este emprego u Porém, trabalhadores muito talentosos têm interesse em encontrar uma forma de apresentar ao mercado um sinal crível

8 8 Sinalização u Este sinal poderia ser, por exemplo, um diploma u Educação custa, a um trabalhador muito talentoso, c H por unidade de educação u E custa, a um trabalhador pouco talentoso, c L por unidade de educação c L > c H

9 9 Sinalização u Contrariamente à teoria do capital humano… u … não se pressupõe-se aqui que a educação tenha impacto sobre a produtividade dos trabalhadores Só o que interessa é o diploma

10 10 Sinalização u Trabalhadores muito talentosos desejarão adquirir e H unidades de educação se: (i) w H - w L a H - a L > c H e H (ii) w H - w L a H - a L < c L e H u (i) indica que adquirir e H unidades de educação beneficia os muito talentosos O diferencial de salário w H - w L é maior que o custo da educação (c H e H )

11 11 Sinalização u Trabalhadores muito talentosos desejarão adquirir e H unidades de educação se: (i) w H - w L a H - a L > c H e H (ii) w H - w L a H - a L < c L e H u (ii) indica que adquirir e H unidades de educação causa prejuízo aos pouco talentosos A educação custa muito caro para estes indivíduos; não vale a pena se educar para tentar usufruir do salário mais alto w H

12 12 Sinalização e Conjuntamente implicam: Dado que: a H > a L c H < c L Sempre existirá algum nível de educação e H que satisfará as desigualdades acima

13 13 Sinalização u Dado que trabalhadores muito talentosos adquirem e H unidades de educação, quanta educação os pouco talentosos deveriam adquirir? u Zero. Trabalhadores pouco talentosos receberão w L = a L, sempre que não atingirem educação e H Para eles, é muito custoso atingir nível e H u Ninguém tem interesse em fingir ser de outro tipo equilíbrio (separador)

14 14 Sinalização u Sinalização permite aprimorar a qualidade da informação disponível no mercado u Porém, Produto total é o mesmo que teríamos no caso de informação perfeita E educação é custosa Logo, aquisição do sinal, embora racional individualmente, seria desperdício social u Portanto, obter uma informação melhor pode trazer prejuízos também

15 Teoria da sinalização (síntese) Correlação entre renda e educação não implica causalidade 1.Além de certo nível básico: educação não aumentaria a produtividade 2.Firmas desejariam contratar indivíduos mais talentosos, mas seria custoso distingui-los dos demais 3.Diploma: credencial, com a qual mais talentosos conseguem se diferenciam dos menos talentosos – Diploma que se populariza torna-se menos rentável no mercado de trabalho (ex: fundamental no Brasil, médio na Bélgica, superior nos EUA...) 4.Sistema de educação como mecanismo de sinalização de capacidades, habilidades, talento etc. para o mercado de trabalho 15

16 Capital humano ou sinalização? 1.Teoria do capital humano – Educação e treinamento tornam indivíduos mais produtivos 2.Teoria da sinalização – Pessoas mais talentosas seriam mais produtivas de qualquer maneira: educam-se meramente para sinalizar seu maior talento ao mercado – Sistema educativo cumpriria – a um custo alto – a função de triar os mais produtivos Qualquer que seja a teoria correta, algumas implicações iguais: ter diploma é valioso no mercado de trabalho 16

17 Capital humano ou sinalização? Belfield (2000, 43-46): 1.Segundo teoria da sinalização, quem salta um ano (por ser bom aluno) deveria ganhar mais... não se verifica; 2.Repetentes deveriam ganhar menos, por sinalizar que são menos capazes... não se verifica; 3.Efeito diploma (não-linearidade entre E e Y)... algumas evidências favoráveis à teoria da sinalização; 4.Autônomos com mais educação ganham mais: pró- capital humano; 5.Empresas podem observar produtividade de contratado ao longo dos anos Athough there is some signalling purpose to education, it is not typically regarded as the only or primary purpose. (Belfield 2000: 47) 17


Carregar ppt "Teoria da sinalização (com base nos slides de Waltenberg, Fábio, Economia Social) Aula 28 de abril de 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google